Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

domingo, 8 de setembro de 2013

32k: excelente! e finalmente o sal encaixou.


Sobrevivi. Com dores (normais!), mas sobrevivi ao teste dos 32km, em 3h30'. Infelizmente o Garmin ficou com pouca bateria, então tive que desligar o modo GPS após o 17km e seguir só com cronômetro. Acho que corri até um pouco mais rápido, olhando pelo batimento cardíaco, após a perda do sinal. Comecei o treino após 5 horas de sono às 6:15h e terminei por volta das 9:45h, no Maracanã. Descobri que, correndo à 6'/km e caminhando como der, tenho feito uma média de 6'30"/k. Daria para correr um pouco mais rápido, mas prefiro ser conservador e não  pagar o preço no final da prova.

A dor no pé esquerdo, da tendinopatia, continua, mas um pouco mais leve, então acho que com a redução dos treinos no final do ciclo deve incomodar pouco na prova. Senti também dores no pé direito após o treino, mas hoje, no dia seguinte, já não sinto nada. Tirando os pés, não senti qualquer desconforto, nem da antiga contusão, nem dos joelhos, o que até me surpreende positivamente.

Há treinadores que sugerem o treino longo máximo de 3 horas, enquanto outros o fazem por distância, normalmente 32 km. Sinceramente, eu achei muito proveitoso fazer esse treino nessa distância, ainda que tenha ultrapassado muito as 3 horas. O organismo sente e tem que se adaptar. No psicológico, então, o ganho é imenso. O fato é que senti que seria possível, ainda que com dificuldade, chegar aos 42k ontem mesmo, então levo essa confiança para o dia da prova.

Recebi na sexta as cápsulas de sal que havia comprado pela internet, e consegui usar ontem. Minha estratégia de alimentação/hidratação foi mais ou menos a seguinte:

1) 35': gel carbup de carboidrato com água
2) 1h15': paçoca e gatorade
3) 1h50': gel carbup de carboidrato com água
4) 2h30': paçoca e gatorade
5) 2h50': sal misturado na água
6) 3h20': sal (já não tinha água)

Faltou água ao final, pois o calor era forte e não tenho capacidade no cinto de hidratação de carregar mais líquido. Além disso no local não há possibilidade de comprar água. Para o tempo de treino, essa falta não causou nenhum problema, mas poderia ser caso o treino fosse um pouco mais longo.

O sal foi excelente, e deu uma reanimada boa. Além disso, parece ter um efeito preventivo de cãibras, algo que já tinha ouvido. Não cheguei a sentí-las, mas antes do primeiro sal estava sentindo os músculos um pouco travados e depois ficou tudo bem. O sal está aprovado!

A partir de agora os longões já ficam menores, e já começo a reduzir o volume para a prova, em 3 semanas. Vamo que vamo!

6 comentários:

  1. Parece que fui eu que compeltei esse longo, de tão feliz que fiquei ao ler o relato.Parabéns Sergio!

    Fiquei muito feliz por você perceber que seu sonho da 1ª maratona não morreu, está vivíssimo! E as dores, normais nesses treinos tão longos, são adaptativas e tenho fé que não te prejudicarão em nada!!!

    Dedos cruzados para que todo planejamento dê certo! Gostei da dica da pastilha de sal, eu costumo levar pedras de sal grosso embrulhadas em papel alumínio :)

    Beijos e bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Adriana, belas palavras! Obrigado!

      Quanto ao sal, acho que deve ser bem melhor que o sal grosso. Não são pastilhas. Na verdade são cápsulas, com vários tipos de sal misturados. Eu gostei de misturar em um pouco de água. Comprei pela internet.

      Dedos cruzados...
      bjs
      Sergio

      Excluir
  2. Treino de 32km é isso que me assusta quando penso na maratona, é impressionante e assustador, que bom que sobreviveu.
    É interessante estabelecer essas estratégias de reposição de energia e testa-las nos treinos longos.
    Boa sorte na prova
    Estou torcendo para que dê tudo certinho.
    Bons Km´s
    JU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju,

      também ficava assustado com a distância, mas agora que passou vi que é tranquilo. Tudo é uma questão de estar preparado...
      O bom é isso, testar tudo em treinos antes!
      Obrigado pela torcida!
      bjs
      Sergio

      Excluir
  3. Ler seu relato me fez viajar no tempo. Hoje parece tão distante... todas aqueles quilômetros... o meu longão de 32K.
    Lhe garanto que valeu muito a pena.
    Continuo fazendo figa para o plano continuar no prumo e você chegar bem para prova! Agora é ir manerando para voar (literalmente) para (e em) Berlim.
    Boas passadas, meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, amigo. Espero que para mim valha tanto a pena quanto valeu para você. Será bom demais poder falar da Maratona tendo experiência prática, e não só em teoria.
      Obrigado pelas palavras...
      abs
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...