Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Relato de prova: Corrida das Estações 10k

Hoje, quero dizer, ontem, já que esse post vai ao ar apenas amanhã, segunda-feira, corri a Corrida das Estações Adidas, Etapa Verão, fazendo minha estréia de prova na distância de 10k.

Foi ótimo! Tinha uma meta de fazer em 57' e fiz em 56'58", com pace de 5'41", uma baita evolução. Passei os 5k em 29'45". Acho que a previsão estava bem realista. Não amenizei os treinos com objetivo de melhorar a performance dessa prova, já que considero ela apenas uma etapa da preparação para a meia, que é o grande objetivo no momento. Fiquei bastante feliz com o pace, principalmente para o calor que estava.

Corri com três amigos que se preparam para a Meia comigo. O Borges voou na frente, já que ele estava com meta de 46'. O Guilherme eu só vi ao final, pois chegou atrasado, mas fez ótimo tempo. Ele está muito feliz, até porque perdeu recentemente mais de 15 quilos. Corri junto ao Franklin, que não conseguiu se inscrever a tempo e correu de pipoca (como não foi proposital acho que está justificado, né?). Embora ele seja mais rápido correu comigo até o 7 ou 8k, quando fez um sprint e chegou quase 2 minutos na minha frente. A turma está motivada com a preparação para a meia!

Fez muito calor. O sol não foi encoberto nem por um momento. Eu vi um corredor chamando o Raul e um colega que chegou depois disse que viu 3 corredores passando mal (desmaiando). Curiosamente, entretanto, dessa vez não senti tanto o calor quanto na semana passada, e me senti melhor durante e, principalmente, após o fim da prova. As diferenças foram que dormi bem melhor e comi um pouco mais pela manhã ao acordar (lembrei agora, comi também uma barra pequena de proteína após a chegada). Espero ter adotado uma boa estratégia.

Quanto à principal reclamação de quem corre essa prova, que é o gigantismo, não me atrapalhou. Como não acredito no benefício do alongamento antes da corrida (está cheio de artigos científicos mostrando que pode ser até prejudicial), aproveitei enquanto o locutor puxava o alongamento da galera e me dirigi ao local da largada. Isso fez com que tenha conseguido uma ótima posição, o que me permitiu correr sem ter que fazer muito zig-zag. Mas a largada por ritmo não funcionou, pelo que sei (novidade...).

Estreei, nessa prova, uma bermuda de compressão, que achei sensacional. Foi uma dica do Xampa. Sei que não se deve testar nada em dia de prova, mas como tinha ficado todo ralado do treino de sexta-feira, resolvi antecipar a estréia, e foi ótima idéia. O único problema é que só tenho uma bermuda, que pretendo deixar para o longão, e não tenho opção por hora para os treinos durante a semana :-( vou abusar da vaselina enquanto não compro outras bermudas.

Achei a prova muito bem organizada, exceção talvez a largada por ritmo. Pontualidade britânica, bons kits pré e pós prova, boa hidratação, enfim, nenhuma reclamação. Ah, sim, acho que as placas de quilômetros estavam erradas. Tenho certeza, por exemplo, que o último quilômetro teve mais do que isso. Meus amigos compartilharam a mesma opinião. Será que há alguma prova em que as placas fiquem no lugar certo?

14 comentários:

  1. Sergio,
    Parabéns por mais uma conquista. siga firme nos seus treinos para a meia do Rio!
    Qto a bermuda de compressão, eu tb as uso, mas em dias de muito calor, prefiro shorts.
    Gde Abraço,
    Cesinha

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Cesinha! Devagar e sempre! mas eu gostei da bermuda, vai ser difícil voltar aos shorts... ela não é quente, tem uns "furinhos" para sair o suor. Achei sensacional!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo resultado, Sergio. Seria ótimo tê-lo como companheiro para a prova. Talvez eu tivesse ousadia para forçar um pouco mais e partir para meu recorde pessoal na prova de 10K (56'02"). Alguns problemas de saúde atrapalharam os treinos na última semana e comprometeram o resultado da prova.
    Com relação ao evento, fico feliz em ver que a primeira impressão ainda é positiva nos estreantes, mas a organização caiu muito com o crescimento dos participantes. Devido ao carinho que tenho pelo Circuito das Estações, desejo um 2011 muito inspirado para os organizadores e que esta prova continue a impressionar pela qualidade.
    Feliz Natal e um 2011 de muitas corridas para todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, André! Obrigado pela visita! Seria ótimo realmente se você tivesse corrido conosco. Eu realmente tive uma boa primeira impressão, mas tenho certeza que ficou influenciada por eu ter conseguido uma ótima posição de largada. O calor foi realmente muito forte, acho que não foi muito uma prova para recorde. Feliz Natal para você também e um 2011 de muitas corridas.
    Abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela prova e pelo resultado, Sergio! Mesmo que não seja essa a meta principal, o sucesso nas intermediárias é um belo incentivo para seguir firme e forte nos treinos. Siga determinado rumo à meia (ou Pikermi, sei lá)!

    Desde que passei a correr com GPS, tenho constatado que placa no lugar certo é luxo.

    Abraço!

    Fábio
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  6. Achamos que essa foi a pior prova de todas, com relação ao calor. Estávamos bem preparados e não conseguimos render, fizemos nosso pior tempo em 10km.

    Mas é isso, bola para frente pq domingo é dia de longão com sol na cuca, afinal de contas, temos que treinar para o calor da São Silvestre.

    Parabéns pelo tempo! \o/

    Bjs e bons treinos!!!

    ResponderExcluir
  7. Fala Fábio,
    valeu! Sigo rumo à Pikermi! he he
    quanto às placas, você confirma o que eu tenho observado. Assim fica difícil para quem não tem GPS fazer a estratégia projetada para a prova.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  8. Oi Adriana,
    todo mundo reclamou muito do calor! é bom pensar que, se não fosse por ele, podia ter feito um tempo melhor. Fica um gostinho de quero mais para a próxima.
    A São Silvestre fica como meta distante. A logística realmente para mim é bem complicada. Mas tenho certeza que você vai gostar!
    bjs e bons treinos!
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Oi Sérgio.. obrigada pela visita lá no blog!! Parabéns pela sua estreia.. q por sinal estreou muitissimo bem!
    Este era uma dos meus melhores tempos nos 10km qdo corria bem.rsss
    Com certeza vc ainda melhorará muito...
    boa sorte
    Jacke Gense

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacke,
    obrigado pelo incentivo! ainda falta melhorar muito mesmo!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Olá Sergio,

    Parabéns pela prova e a gente se vê na Meia (ou inteira, talvez) do Rio no ano que vem!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Rinaldo,
    Valeu amigo! Espero vê-lo na Meia do Rio.
    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela ótima estréia na distância dos 10k Sérgio.
    Abraço.


    tutta/ubiratã-pr
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...