Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

sexta-feira, 8 de abril de 2011

rapidinhas

  • Recorde mundial em Boston: calma, Haile não precisa se preocupar porque dificilmente seu recorde mundial será quebrado em Boston. Falo do recorde mundial de menor tempo de pessoas correndo amarradas por uma corda (sim, é isso mesmo!). Um grupo de 5 rapazes de Boston, todos com PR de Maratona entre 2:38 e 2:50 pretendem bater o recorde mundial atual (!) de 3:38 na prova desse ano. Vamos ficar de olho! (para quê eu não sei he he)
  • Acurácia de GPS: essa é uma notícia antiga (final de 2010), mas que eu só vi agora. Um blogueiro corredor dos EUA resolveu fazer o teste mais completo que já vi para testar a acurácia dos GPS de corrida. Testou 4 modelos: Garmin Forerunner 310XT (Running/Cycling/Triathlon),  2) Garmin Edge 500 (Cycling), 3) Garmin Edge 800 (Cycling) e 4) Timex Global Trainer (Running/Cycling/Triathlon). Os testes foram feitos em percursos pré-determinados e medidos por ele com um aparelho oficial de medição de corridas. Depois ele mediu os mesmos percursos com os aparelhos de GPS. Foram testados pistas retas ao ar livre, sob árvores e percursos curtos com idas e voltas. Ao final, as conclusões principais foram:
1.    a acurácia do Timex deixou bastante a desejar
2.    todos os demais tiveram boa acurácia. O 310XT (parecido com meu 305 he he) ficou em primeiro lugar, com um erro médio de 1.1% na caminhada, 1.6% na corrida e 0.5% na bicicleta. Os outros (com exceção do Timex) tiveram resultado próximo.

Achei muito interessante observar que, embora o erro médio seja pequeno, 1,6%, em uma maratona, por exemplo, são mais de 600 metros! Os testes e resultados completos (em inglês) estão aqui e aqui.

  • Corrida da Ponte: os organizadores continuam tendo problemas para preencher todas as vagas. Prova disso é que o Blog Pulso, do Globo, deu hoje inscrições para os primeiros que mandassem um email. Essa medida costuma ser usada quando se deseja encher mais um determinado evento. Eu me cocei, mas desisti porque achei que ainda não estava preparado para essa prova que, vale lembrar, será quase toda corrida sem sombras para amenizar o calor. De qualquer jeito, eu poderia ter problemas já que não fiz nenhuma meia-maratona antes e, então, teoricamente, seria barrado. (na prática, com a dificuldade de conseguir inscritos, duvido que alguém seja vetado por esse motivo. Mas essa é uma expectativa minha, posso estar errado.)

2 comentários:

  1. Uma corrida que tinha tudo para ser o evento do ano, prejudicada por conta do preço abusivo. Lamentável!

    Marcamos o treino de amanhã entre 6:30 e 6:40, no estacionamento do Corte do Cantagalo. Confirmado?

    ResponderExcluir
  2. quanto à corrida da Ponte, é uma pena mesmo! mas para o ano que vem eles acertam! aí eu estou dentro!
    (confirmado o treino amanhã)
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...