Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Recomeçando

A pedido de alguns amigos resolvi reconsiderar a decisão de ficar escrevendo aqui no blog sobre a contusão e recuperação. Afinal, todo mundo que tem blog já passou disso, chega um momento em que nos perguntamos para quê ele serve. Cada um tem uma resposta para essa pergunta. Meu blog tem mais de 1 ano e meio. Cheguei à conclusão que ele é, principalmente, uma ferramenta motivacional. Além disso, me permite conhecer muita gente interessante e entrar em debates muito legais com as pessoas que comentam nos posts. Isso é muito legal.

Como ferramenta motivacional, ele funciona tanto para mim quanto para os outros que podem lê-lo. É aí que entra o motivo de escrever sobre a contusão. Para mim é ótimo, pois acabo registrando informações que, certamente, me ajudarão no futuro para entender o que aconteceu e evitar repetir os mesmos erros. Sem ele, muita coisa eu esqueceria.

Depois, e não menos importante, pode servir para outras pessoas. Eu mesmo já aprendi um bocado lendo em outros blogs. Hoje, além da informação de especialistas que também, na maioria das vezes, está na web, temos muitos exemplos de pessoas como nós, que treinam, trabalham e sofrem dos mesmos males, contusões e dúvidas. Para eles, meu testemunho pode servir de alguma coisa.

Existe muita gente correndo há anos que nunca se machucou e outros que, como disse outra vez a revista O2, parecem feitos de vidro, indo de uma contusão para outra. E o pior é que muitas vezes os dois grupos fizeram mais ou menos a mesma coisa. Não existe um método totalmente seguro, que permita correr sem nunca se machucar. Existem, no entanto, comportamentos de risco que devemos evitar, principalmente os que estão no grupo dos "atletas de vidro".

Resolvi criar, dentro do blog, um espaço para um diário da minha recuperação da contusão. Esse é um espaço meu, ainda que aberto a todos, que estão mais do que convidados, mas sem espaço para comentários.

Voltei a treinar há duas semanas, alternando com a fisioterapia. Como disse, o médico autorizou pois, segundo ele, não tenho, a princípio nenhuma lesão. Segundo os exames tenho apenas um encurtamento geral de músculos e tendões e, assim, o exercício não está contra-indicado. Estou correndo 3x na semana, e fazendo spinning 2x. Estou pegando muito, mas muito leve mesmo. As sessões de treino são contínuas com cerca de 4k em 30', tirando o aquecimento dá cerca de 7'/k. Quanto ao spinning, não faço a aula toda e a parte que faço vou bem devagar. Tenho a impressão que as dores estão se reduzindo, mas bem devagar. E como sempre que isso acontece, as vitórias vem acompanhada de derrotas. Às vezes acho que estou melhorando, aí corro, fico com dor e a moral vai pra baixo. Nestes dias, ver as pessoas correndo no parque me deixa triste. É assim mesmo. Há dias bons, e dias não tão bons. Hoje, por exemplo, a moral está boa.

No total, já são 9 meses de dores. Sei que há gente que sofreu mais que isso, e tenho certeza que cada dia gosto mais da corrida e ela não vai me abandonar.


13 comentários:

  1. Sérgio obrigado pela força e com certeza vou melhorar e voltar voando, também lhe desejo melhoras amigo tenha paciencia que com certeza tudo dará certo, que bom que voltou a blogar pois através do blog aprendemos e ensinamos muitas pessoas...
    Boa sorte campeão e bom feriado!

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Sérgio,
    A adversidade só torna nossas vitórias mais saborosas, meu amigo. Tenha força... tenha fé... o que é seu há muito já foi reservado.
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,
      assim seja. Tenho uma vida tão boa que não posso ficar me lamentando mesmo!
      abração,
      Sergio

      Excluir
  3. oi!!!

    blog é pra isso mesmo: desabafar, compartilhar, aprender e ensinar!
    e eu gosto muito do seu;)

    que bom que está de volta!
    acho que é isso mesmo, Sérgio, temos momentos bons e momentos ruins, de insegurança, de medo... mas são esses momentos bons que fazem tudo valer a pena!

    muita força, meu amigo!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis,
      Oi! Muito obrigado!

      estou esperando os momentos bons que com certeza voltarão!

      bjs
      Sergio

      Excluir
  4. É isso aí, escrever para compartilhar o que deu certo e o que deu errado tb. A vida é assim mesmo, com altos e baixos.
    Um amigo fará seus primeiros 10k no domingo, na Adidas, o ritmo dele é mais ou menos 7min/km. Estamos pensando em acomapnhá-lo, para dar uma força. Se formos, está afim de nos acompanhar? Pode fazer 5k, para não abusar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drica,

      Obrigado! Quanto à prova, como te disse, será difícil. Ainda estou muito devagar para uma prova tão cheia! prefiro deixar mais para a frente, mas valeu pelo convite...

      bjs
      Sergio

      Excluir
  5. já tá dando pra combinar um treino? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se os treinos da semana forem bons, estou pensando em dar a 1ª volta na Lagoa depois da contusão no domingo. Topa? me manda um email! estou vendo progressos no tratamento e aumentando a quilometragem bem devagar...
      bjs
      Sergio

      Excluir
    2. ieba!!!

      acabei de deixar um comentário no seu novo post justamente sugerindo uma volta na Lagoa como corrida comemorativa!!!

      eu topo!
      mas eu acho que não tenho o seu email... me manda um que aí a gente combina os detalhes:
      elismcarvalho@hotmail.com

      bjs

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...