Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 7 de maio de 2012

novo olhar sobre as montanhas de minas



Muriaé era, uma vez mais, o local do treino.

O dia nasceu bonito demais, ainda que depois algumas nuvens tenham feito o sol ficar meio que escondido, meio que indeciso se dava as caras ou não.

Nada, entretanto, atrapalharia aquele treino. A ideia era 12km, voltando exatamente quando o GPS apitasse a metade deles.

Nessa hora, pouca gente ainda na rua. Atravesso uma parte da cidade. Alguns carros, e algumas padarias abertas. Lembro-me do treino na chuva do início da semana. Parece que, definitivamente, as padarias tornaram-se minhas testemunhas. Gosto delas. Lembram-me o gostinho bom de pão da infância, de comprar o leite em saquinho difícil de carregar. Boas lembranças. Mas sigamos, que este não é um blog sobre passado ou padarias...

Uma feira. Muita gente, contrastando com o restante da cidade quase deserto. Acordaram cedo, mais do que eu. Sinto uma pontadinha de inveja dessa gente. Não havia levado líquido, fico tentado a parar e comprar uma água de coco. Desisto e sigo adiante.

A primeira das grandes subidas, para pegar a estrada. A essa altura ainda estou descansado e a enfrento bem. Cruzo por um urubu fazendo sua refeição diante de uma carcaça. Acho belo, ainda que possam causar repugnância a alguns. Como já tive oportunidade de descobrir, a beleza está nos olhos de quem vê.

Os sobes e desces se sucedem. Nunca paro. Não posso parar. Cruzo por caminhantes, sozinhos ou com seus cachorros. Alguns poucos corredores. Procuro cumprimentá-los. Um responde, outro não. Faz parte. Quem sabe que belos pensamentos carrega naquela corridinha de domingo? A corrida é, em geral, um esporte solitário que permite momentos de contemplação com nós mesmos.

Uma descida, me deparo com um cenário maravilhoso. Montanhas, uma estrada vazia, árvores e ele, o Sol, reinando majestoso. Pena não ter uma máquina. Se bem que ela não permitira registrar com perfeição o que vejo agora. Precisaria ter a corrida junto e não, uma foto definitivamente não carrega uma corrida junto.

Sigo. O circuito é difícil e o ar às vezes falta. O sol, como que querendo colaborar um pouco, se esconde justamente na hora da maior subida de volta. Agradeço aos céus.

Passo novamente na feira. Penso novamente em parar na água de coco, mas agora há uma fila e ficar esperando não é uma opção. Entendo que esse treino é para ser "à seca".

Volto para casa. É maravilhoso voltar. Não importa quão longe se vá, quão bonito seja a estrada, a volta para casa será sempre um momento mágico.

A corrida foi essa aqui: http://connect.garmin.com/dashboard?cid=22839898

12 comentários:

  1. também gosto muito da volta!
    voltar às vezes é como um abraço de uma promessa boa...

    eu teria parado pra beber água de coco:)

    beleza de treino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem dúvida, Elis, a volta é sempre boa demais!

      eu arrependi de não ter parado na água de coco na ida. Mas o treino não foi tão longo, não deu para desidratar...

      beijos,
      Sergio

      Excluir
  2. Olá Sergio!!!
    Como é gostosa essa sensação de dever cumprido, né??? Nos resta comemorar com louvor este momento!
    Vamos que vamos, treinar nos ensina a estar melhor a cada dia!!
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karinne
      obrigado pela visita! a sensação é muito boa mesmo.
      A corrida nos ensina muito...
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  3. Treino super bacana heim Sérgio!
    Parabéns e grande abraço.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que mais gostei do seu post? Você não reclamou das dores!
    Fico feliz em ver que a situação parce estar sob controle.
    Boas passadas, meu amigo.
    Qual a sua agenda para este inverno? O que pretende correr?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,
      isso é o que mais estou gostando também. Reparei que a relação da dor com a corrida é mínima. É pior ficar o dia inteiro sentado no escritório que correr, por incrível que pareça.
      Por mais que seja cedo, não dá para deixar de fazer planos. Minha ideia é fazer, no mínimo, a Meia da Caixa. Espero te encontrar por lá! Gostaria de fazer a ponte, mas não vai dar ainda. De qualquer jeito, por enquanto o foco continua na evolução dos treinos.
      abs
      Sergio

      Excluir
  5. Belo texto. É isso ai. As montanhas de Minas nos ensinam muito! Capture um pouco da energia delas e será forte para sempre! Parabéns pelo treino concluído!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo,
      você conhece bem essas montanhas, não é mesmo? o treino em montanha é gostoso demais!
      Obrigado amigo pela força!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  6. é.... texto a lá DONELIS (mistura de DOM com Elis). Muito muito bom. O bom e velho Sergio sem dores. Eu adoro isso. E te vejo no dia 07, não vejo?
    Abraço do amigo Claudio Dundes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudião,
      Valeu amigo! A dor tem sido mínima, o problema maior era minha cabeça.
      Você quis dizer dia 8, maratona do RJ? se for, nos vemos com certeza! devo ir para a meia, se tudo correr bem.
      Saudades do amigo!
      abração,
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...