Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Relato de prova: Volta da Pampulha 2012

Amigos, neste domingo corri a última das 3 provas em sequência deste 2º semestre: a Volta da Pampulha.

As outras haviam sido a meia-maratona do Circuito Athenas, em outubro, e os 10k da Corrida Pan-Americana, em novembro. Como eu procuro treinar para cada prova, uma por mês para mim já é bastante. A questão é que cada uma exige uma semana de polimento antes, quando os treinos são mais fracos, e uma semana de descanso depois, quando novamente a ideia não é forçar demais. Assim, os treinos acabam ficando comprometidos. Das 3, entretanto, essa seria a que correria mais "solto", pois não estava preocupado com o tempo que faria, ao contrário das outras duas em que busquei recorde pessoal (e consegui). De qualquer jeito, o tempo obtido foi dentro do que esperava.

A viagem a Belo Horizonte é sempre excelente, ainda que, dessa vez tenha começado de forma complicada com a viagem (de carro) na sexta levando longas 9 horas, incluindo o tempo para limpar o carro e uma criança que passou mal no banco de trás e um engarrafamento monstro na saída do Rio de Janeiro causado pela curiosidade dos motoristas para ver um acidente com morte na outra pista da linha vermelha. Enfim...

Chegando lá, entretanto, fomos recebidos com tapete vermelho pela minha prima Daniela e sua filha Juliana, que nos deixaram até constrangidos com tanta gentileza. Há pessoas que tem o dom especial da doçura, Dani é uma dessas pessoas. Não tenho palavras para agradecer o que fizeram por nós.

No sábado fomos, logo pela manhã, buscar o kit. A feira este ano estava pior que a do ano passado, quando havia uma loja da Adidas muito boa. O local de retirada foi também, novamente, na Pampulha, que é afastada do centro, mas tudo bem. O kit foi do mesmo nível. A camisa era ótima mas pecava em que o símbolo da prova, a famosa igrejinha da Pampulha, fosse praticamente do mesmo tamanho do logo dos patrocinadores. Não chegava a ser um outdoor ambulante como a do ano passado, mas ficaria muito mais bonita fosse o símbolo da prova bem maior. O tecido era de ótima qualidade.

Da Pampulha seguimos para Betim, para o Parque Vale Verde, onde todos nos divertimos bastante. Ali apreciaria pela primeira vez duas iguarias que nem imaginaria: larva de besouro e barata. Sim, barata, e não era das menores, claro totalmente limpa e desidratada. Ao que parece eles estão com um projeto de criar insetos comestíveis e eu fui uma das cobaias. Legal que meu filho mais novo, de 2 anos, gostou tanto que chorou quando acabou, pois queria mais. Eu comi apenas uma, para não ter nenhum problema na prova do dia seguinte he he. Achei o parque sensacional. Depois ainda passaríamos por uma feira de moda em Contagem, onde meu cunhado participaria com sua marca (Forester) e minha tia trabalhando. Pessoas que tínhamos que visitar porque gostamos demais.

Chegando na casa de minha prima sequer havíamos almoçado, ainda que já fosse próximo das 19h. Deixei todos ali, ainda que com o coração apertado, e parti para o jantar de massas Baleias. Mais uma vez tudo foi ótimo. Adorei a comida, o restaurante fechado para nós (!) e a oportunidade de encontrar a todos mais uma vez. Conversamos animadamente e voltei para a casa de minha prima.

Fui para a prova seguindo o carro do amigo Marcelinho, a quem muito agradeço a ajuda. Miguel, a quem também agradeço publicamente, organizou tudo. O pré-prova foi aquela correria de sempre para deixar as coisas no guarda-volumes, ir ao banheiro e tirar a famosa foto Baleias, que abrirá o blog da equipe por um ano.

As 9:00h foi dada a largada. Tentei me posicionar no meu lugar de largada, no pace aproximado, já ajustado ao forte calor, de 5'30"/k. Mais uma vez, entretanto, tive a impressão que 80% das pessoas que estavam a minha frente correriam mais lentamente que eu, e não tinham porque estarem ali na frente. Não sei porque ainda me surpreendo com isso. Os organizadores colocam umas placas com pace ao lado, mas o povo solenemente ignora. Ano que vem só tenho uma saída, tentar largar bem mais na frente.

Após a largada, há uma forte descida e eu queria "sentar a bota" para ganhar algum tempo. Era muito difícil, entretanto, dada a quantidade de gente na minha frente. Fiz ultrapassagens por canteiros gramados, lugares esburacados, enfim, basicamente corri em zig-zag pelos primeiros 5k. Meu ritmo nesse início ficaria em 5'25"/k e resolvi que era uma boa média para tentar manter. Tentei acompanhar o amigo baleias Toledo, que disse que teria um pace parecido com o meu, mas ele começou bem mais rápido e acabou disparando na frente.

Ao contrário do ano passado, então, fiz a prova sozinho desde o início. Era, mesmo assim, bom estar ali, ainda que um pouco sofrido pelo calor, com o qual não me dou muito bem. Para não cometer a indelicadeza de esquecer alguém, digo apenas que encontrei vários amigos ao caminho, começando pela sorridente Lana. Trocava uma palavra ou duas com cada um. Os postos de hidratação eram muitos e suficientes, e percebi que as últimos bancadas estavam sempre com a água gelada, pois a maioria das pessoas tende a pegar a primeira garrafinha que aparece, normalmente quente. Dessa vez a minha alimentação foi perfeita, não inventei e deu tudo certo. Café da manhã normal (uma sanduíche e uma banana), uma paçoca na hora da largada, depois um gel com 1h de prova e uma paçoca próxima ao final que a fome ameaçou chegar.

Consegui manter um ritmo próximo ao constante, sem muito sofrimento mas também sem muita folga. Sabia a pirambeira que me aguardaria ao fim da prova. Afinal, tudo que desce, sobe he he. Próximo a ela encontrei novamente o amigo Toledo que chegou quase junto comigo. Analisando depois, pelo garmim, descobri que a ladeira ao final teve 520 metros, com uma inclinação média de 6,7%! Fiquei feliz de conseguir corrê-la por inteiro, sem andar, ainda que tenha sido um trote bem leve. O tempo final, de 1h46'08" foi bem aceitável, dado o calor, a quantidade de ultrapassagens e a ladeira ao final. O pace médio pelo garmin ficou em 5'31"/k (ou 5'41" considerando a distância oficial da prova), enquanto na meia da Athenas havia sido 5'11", mas em condições muito melhores. A quantidade de gente fez correr 560 metros a mais do que a distância oficial, enquanto na Athenas a distância do GPS ficou idêntica à oficial da prova.

Não pude comparecer ao churrasco pós-prova, pois já havia combinado um almoço atrasado de comemoração do meu aniversário com os parentes. Almoçamos no restaurante BoiVaca, em Buritis, onde, além da comida excelete, ainda havia brinquedos para os pequenos. Foi tudo maravilhoso. A volta para casa foi bem mais tranquila, ainda que tenhamos pego um temporal na estrada. Ano que vem voltamos com certeza!




16 comentários:

  1. Parabens pela prova e pelo passeio.
    TEnho um amigo biologo que me falou sobre a alimentação com insetos. Há um nome que não me lembro, a quantidade de proteína é impressionante, e segundo ele resolveria a fome no mundo ou resolverá um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!
      Pois é, fiquei bem impressionado com o negócio dos insetos. Parece promissor.
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  2. Meu amigo, aquela subida foi "Ignorante" ... nóóóóóóó

    Corri a prova toda ao lado do Marcos, só nos separamos no km14 quando encontramos nossos respectivos pares, Sergio e Meire. rsrsrs

    Mais para frente encontrei meu treinador, que mesmo depois de correr muito forte fez a gentileza de nos acompanahr até a chegada. Essa gentileza mineira encanta, não é?

    Seu tempo, devido as condições da prova, foi excelente. Eu usei a prova como treino e consegui manter meu ritmo planejado, de quebra melhorei o ritmo com relação ao ano passado e venci toda a prova, incluindo a ladeira, sem caminhar. Foi bom, bom demais da conta!

    Certeza de que também voltaremos em 2013! Certeza! Depois te dou a dica do restaurante que Meire e Marcos nos levaram no domingo, imperdível! O pastel de angú de lá é delicioso, ô trem bão! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ladeira foi sinistra mesmo! he he O restaurante que fui também foi excelente, gostei demais!

      Que bom que também ficou feliz com a prova! que venham outras!

      bjs
      Sergio

      Excluir
  3. Sérgio,
    Fico feliz pelo sucesso da viagem e da corrida.
    Belo Horizonte é um cidade fantástica.
    Também gostaria de ter participado dessa farra com vocês. Quem sabe ano que vem...
    De toda forma, vejo que em 2013 teremos mais um maratonista contando histórias de superação e, quem sabe, já falando em ultras.
    Sucesso, Feliz Natal e um excelente Ano Novo.
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Gilmar,

      Muito obrigado por todos os comentários ao longo do ano, que foi excelente sob todos os aspectos.

      Espero entrar em 2013 no time dos maratonistas!

      Feliz Natal para você também e um ótimo ano novo!

      abs
      Sergio

      Excluir
  4. Eu sempre achava que essa er auma corrida plana.
    Parabéns Sérgio. Agora é descansar e se preparar para o 2013.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela era uma corrida plana, não mais he he. Que 2013 seja ótimo para todos nós!
      abs
      Sergio

      Excluir
  5. Oi, Sérgio.

    Seu planejamento me serviu de inspiração. Relacionar as provas do calendário e correr atrás do seu objetivo/meta faz toda diferença. Já venho pensando assim há algum tempo. Ter este polimento e as reservas de energia. Valeu pelo toque.

    Ah! Claro, sobre a prova. A Pampulha está na minha lista de provas a serem realizadas. Percebi que terei que trabalhar nos treinos a altimetria. Você mandou super bem. Patabéns por mais esta prova!!

    Abraços e bons km's pra ti!

    Helena
    @correndodebem
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena

      de nada ;-) acho que, se não planejarmos, acabamos atropelados por tantas provas no calendário que não sabemos nem mais para quê estamos treinando!

      Para mim os treinos de ladeira foram excelentes, principalmente a parte da descida. Preparou os músculos para segurar a carga e evitar contusões e, assim, me deu segurança para arriscar mais uma maior velocidade.

      abs
      Sergio

      Excluir
  6. êta, que deu uma saudade de correr ali na Pampulha, com todos vocês!!! :)

    é difícil mesmo conseguir correr mais ligeiro numa prova tão cheia:)
    eu provei disso na Nike Rio, na Niemeyer:)
    às vezes parecia que nem em pensamento dava para ultrapassar o paredão de corredores na frente:)

    essa super ladeira deve ter dado uma temperada boa no percurso!
    taí, gostei!
    preciso provar dessa subida:)

    qual vai ser a maratona de estreia em 2013?
    chile, rio?
    :)

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elis! você fez falta!

      só mesmo a ladeira para te levar de volta à Pampulha! ela é curta, mas forte!

      A maratona de estréia será a de Berlim, em setembro :-) já estou inscrito. Resolvi que, se era para estreiar, seria em alto estilo! he he me darei esse presente de 40 anos (atrasado) he he no rio vou para a meia de novo, que já será preparatória para a maratona!

      bjs
      Sérgio

      Excluir
  7. Amigo Sérgio muito bom estar aqui lendo seu texto sobre sua estadia aqui em BH!! E sem contar que Largamos juntos e na reta final me animei com a sua chegada pois ja estava cansado demais ..
    abração Amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toledo,
      Amigo, foi um prazer encontrar contigo! eu havia me confundido no texto e coloquei o nome do amigo Waldeci no seu lugar. Já corrigi. Se não fosse você, teria largado ainda mais para trás e seria muito mais complicado o tráfego. Obrigado, amigo. Foi um grande prazer!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  8. Parabéns pela conquista, meu amigo.
    Suas viagens com a família para correr estão sendo uma verdadeira inspiração para nós aqui.
    2013 será um ano ótimo para a família, conjugando lazer e esporte na mesma frase.
    Ah! O lance dos insetos... os orientais já fazem isso a milênios. As vezes me pergunto se a sociedade ocidental é sábia realmente, por tentar reinventor um estilo de vida.
    Abs
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André,
      Muito obrigado, amigo! Eu e minha esposa gostamos muito de viajar e sempre procuro encaixar uma corridinha he he. O segredo é sair bem cedo e voltar a tempo do café!

      É verdade quanto aos insetos! nunca tinha parado para pensar nisso...
      abraço,
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...