Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O polimento para a Asics que nunca será

Escrevi este post no início da semana, mas não tinha colocado no ar porque faltavam as fotos. De lá para cá tudo mudou, e no próximo post eu explico o motivo. O fato é que não farei mais a Asics, mesmo depois de 13 semanas de treino. Contraí uma dengue nesta viagem que relato aí abaixo.

Sigo agora esperando a Golden Four, que será no próximo domingo. Essa semana serão 2 trotezinhos leves e estará tudo pronto. Essa é a fase que preciso tomar cuidado para não engordar, já que as atividades físicas ficam reduzidas, e ganhar peso é tudo que não quero para a prova.


A semana passada foi de corridas em 3 cidades diferentes, por motivo de viagem. Antes disso, no sábado, havia feito um ótimo longão, meu treino mais longo até hoje, com 23k. Consegui correr mais cedo e, com a temperatura mais amena, dessa vez não quebrei. Quanto à semana, terça foi um treino contínuo na esteira da academia, aqui no RJ mesmo, quinta foi um de ritmo estilo ironguides em Muriaé (MG) e sábado fiz um longão leve (longuinho) em Paraíba do Sul (RJ), próximo à Juiz de Fora.

O treino de Muriaé foi doído, porque foi feito em ladeira, algo que não estou treinando. Seguem as fotos.


Rio Muriaé. A pista de corrida e caminhada segue ete rio.

Imagem do Cristo, réplica do Cristo redentor com altura pouco menor.
Esta é basicamente a pista de treinos, a beira da estrada. Ou se está subindo, ou descendo como aqui.


Imagem bucólica


O treino era no estilo ironguides (200 m fortes por 20" leves), mas, como já estou na fase de polimento, caiu de 60 repetições da semana anterior, para 30. Tive dificuldade para regular a velocidade, visto que era o tempo todo subindo e descendo, e acabei forçando demais nas descidas e ficando com uma dor forte no pé nos dias seguintes. Pela minha experiência (depois de 4 anos tinha servir para alguma coisa he he) imaginei que, embora forte, era apenas do esforço e iria embora como veio. De fato isso aconteceu e hoje já não sinto nada. Mas o aprendizado é que no polimento não é hora de fazer nada que não foi treinado antes. Devia ter feito o treino em um local plano que, embora bem pior, permitiria fazer o treino com mais tranquilidade.

Já o treino em Paraíba do Sul foi leve, mas gostoso. Seguem as fotos.

Aqui a pista de Paraíba do Sul, no caminho para Werneck. É basicamente a margem da rodovia, como a outra.
Outro trecho da mesma pista


Ainda estava com dor no pé, que incomodava principalmente nas descidas, já que o treino também tinha ladeiras, mas dava para aguentar. Fiz um percurso de cerca de 5 km, que é uma espécie de ciclovia, entre Paraíba do Sul e Werneck. Fui, voltei e fui mais um pouco, rodando pouco menos de 14k, em 1 hora e 20 minutos.

Que venha a Golden Four!

Estratégia: A ideia é dividir a prova em 3. O primeiro terço faria em torno de 5'30"/k, o segundo a 5'20"/k e o terceiro como der, a princípio a 5'10"/k.
Alimentação e hidratação: Café da manhã de prova, composto de uma banana, um sanduíche de pão de forma integral com queijo minas e um suco. Uma paçoca na hora da largada. Depois um gel com 40 minutos, 1 paçoca com 1h20' e outro gel mais perto da chegada, caso sinta necessidade. Todos com gatorade da organização. Muita água na cabeça!

6 comentários:

  1. Que lástima, meu amigo. Eu já contava em persegui-lo novamente :-/
    Mas o tempo está a nosso favor. E superar adversidades é praticamente seu sobrenome. Espero revê-lo em breve.
    Estimo suas melhoras.
    Forte abraço.
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo, obrigado! Essa foi totalmente inesperada. Fiquei hoje o dia todo com febre e dor no corpo. Paciência. O negócio é sempre procurar extrair alguma coisa positiva e agradecer por não ter sido perto da estreia na maratona...
      abs,
      Sergio

      Excluir
  2. Olá Sergio, cuide-se, assim estará pronto para muitos outros desafios!!!
    Estou na torcida e melhoras!
    Abraço, karinne.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, que saco! Só tenho essa palavra para descrever a sua não participação nesta prova.

    Melhore logo e não exagere nos doces! Quando ficar bom, faça um treino desse mesmo jeito, com 3 voltas na Lagoa em ritmo de prova. Para lavar a alma!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sérgio,

    Estimo suas melhoras. E espero que a "frustração" por não participar da Golden 4 Asics RJ se reverta em motivação e mais dedicação ainda para suas próximas provas.

    Abraços.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Amigos, muito obrigado pelos comentários. Ajuda muito a melhorar o ânimo. Sinceramente o mal estar da dengue é tão forte que a dor de perder a prova é o de menos. Outras virão.
    abraços,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...