Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quarta-feira, 12 de março de 2014

que GPS comprar?

O post abaixo veio de emails trocados com um amigo que corre, que pediu minha opinião sobre modelos de GPS. Falo abaixo dos modelos da Garmin, que é a marca que eu compraria.

O meu é o 610, que comprei na Europa na feira da Maratona de Berlim. Ele é muito bom e está na faixa de USD 300 (UPDATE 3/3/2015: hoje está na faixa de USD 200. Ótimo custo-benefício). Para mim as grandes vantagens sobre o 305 são o alerta vibratório para qualquer coisa, que é impossível de não sentir, o tamanho, que não chama atenção de bandido e a tela touchscreen, que funciona mesmo na chuva ou com luvas. Mas tive problemas com a bateria, resolvidos incialmente após uma atualização do firmware. Agora ele estava funcionando perfeitamente, mas caí no erro de atualizar o firmware novamente e a bateria voltou a acabar rapidamente. (UPDATE: a bateria voltou a funcionar bem. Até hoje não está claro o que provoca estas flutuações. Uma coisa que fiz foi desligar a captura automática do sinal do wifi que baixa os dados para o computador). A cinta cardíaca é uma evolução sobre a do 305 que a maioria prefere, mas me incomodou um pouco e eu continuo usando a do 305, que é compatível, então sem problemas aí. O sinal do satélite tende a ser achado mais rápido também.

Mas hoje eu compraria o 220 (http://www.dcrainmaker.com/2013/11/garmin-forerunner-depth-review.html). É o mesmo preço que o 610 e mais moderno (o 610 é de 2011 e o 220 de set/13). Ele é uma versão mais básica do top de linha 620 (que custa USD 450 e explico abaixo). Sobre o 610 tem 2 vantagens claras. O sinal do satélite pode ser encontrado quase instantaneamente se você tiver acessado um wi-fi até duas semana antes, pois ele carrega da internet a posição dos satélites e deixa armazenado nesse tempo. Outra coisa é que ele possui um acelerômetro interno que permite medir a velocidade da corrida na esteira, claro que uma imprecisão maior que com o uso do GPS. As desvantagens que me lembro em relação ao 610 são que não possui o modo virtual partner / virtual racer e que na tela cabem 3 campos, contra 4 do 610.

A opção de entrada atual é o 310 XT, bem parecido com o 305, mas com bateria que dura 20 horas e totalmente a prova dágua. Como este é um modelo mais antigo está na faixa de USD 188. Não compraria porque esses modelos antigos não tem vibra, e aí, para correr na rua, muitas vezes fica difícil de ouvir seus beeps. A menos que sejam necessárias as 20 horas de bateria.

O top de linha é o recém lançado 620 (http://www.dcrainmaker.com/2013/11/garmin-forerunner-review.html), mas está a USD 450. Só falta falar. Além de ter tudo que o 220 tem, tem de volta o virtual partner e racer, medidas extras da corrida (tempo de toque médio no solo, VO2 etc), prevê seu tempo de corrida baseado no seu potencial (VO2), permite acompanhamento on-line pela internet da sua corrida etc.

OBS todos os preços são da Amazon lá nos EUA.

7 comentários:

  1. Tenho o 310 XT, apelidado carinhosamente de "relógio do Ben 10". Usava o modelo anterior, tão gigante quanto e só troquei pq sai para treinar com chuva e ele morreu. Fora o sinal do satélite que vez ou outra se perde, no 310 (coisa que não acontecia com o anterior), não tenho maiores reclamações e até consigo não me chatear com isso.

    Beijos e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 310 é muito bom! GPS é aquele negócio, enquanto não dá problema vamos ficando com ele...
      abs
      Sergio

      Excluir
    2. Drica. Adoro seus comentários. Remígio do Ben 10 foi tudo. Eu sempre achei que era dos Power Rangers para morfarem kkk

      Excluir
    3. Drica. Adoro seus comentários. Remígio do Ben 10 foi tudo. Eu sempre achei que era dos Power Rangers para morfarem kkk

      Excluir
  2. Gostei muito do post (como sempre), meu amigo. Também uso e com muita satisfação o 610. Por sinal é meu segundo, pois o primeiro sucumbiu em um acidente doméstico. Foi um salto enorme desde a época de Run Keeper e Polar FS3c para monitorar os batimentos cardíacos.
    Na última semana escrevi sobre o problema do gps em meio aos prédios. Achei uma baba está informação de que os mais novos já trocam informação via wifi. A dica fica para o futuro.
    Acho que o originou desafio deles deveria ser individualizara recepção da cinta cardíaca. A telemetria enlouquece quando o Garmin fica próximo de outra cinta compatível. Outro dia registro um pouco de 280 bpm! Mas estou vivo. Apenas um fake deste mundo da tecnologia.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post (como sempre), meu amigo. Também uso e com muita satisfação o 610. Por sinal é meu segundo, pois o primeiro sucumbiu em um acidente doméstico. Foi um salto enorme desde a época de Run Keeper e Polar FS3c para monitorar os batimentos cardíacos.
    Na última semana escrevi sobre o problema do gps em meio aos prédios. Achei uma baba está informação de que os mais novos já trocam informação via wifi. A dica fica para o futuro.
    Acho que o originou desafio deles deveria ser individualizara recepção da cinta cardíaca. A telemetria enlouquece quando o Garmin fica próximo de outra cinta compatível. Outro dia registro um pouco de 280 bpm! Mas estou vivo. Apenas um fake deste mundo da tecnologia.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa pela demora, teu comentário tinha entrado na minha caixa de Spam. A cinta dá interferência mesmo. Uma coisa que melhora é ligá-la antes de entrar na academia para o receptor parear com sua cinta. Se deixar para ligar em local que tem outras pessoas com cinta, dá problema mesmo. Isso ameniza o problema, mas não resolve. Acho que eles tinham que trabalhar mais nisso mesmo.
      Quanto ao GPS em meio aos prédios, não costumo ter muito problema. Normalmente deixo ele na janela antes de ir para a rua, para já ir pegando alguns satélites. Depois, na rua, fica bem mais rápido. Mas, dependendo do lugar, pode dar mais problema...
      abs
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...