Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Avaliação: Treinão Light para a Maratona do RJ







Sábado à noite (30/5) participei do treinão Light para a Maratona do RJ, que ocorreu na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O evento gratuito ocorreu no Parque dos Patins, e teve ótima organização, com um único senão que acrescento ao final.

De "mimos", havia:

a) massagem: aproveitei e fiz a minha antes. Sempre bom.
b) lanterna de cabeça (!): achei bacana. Acabei não usando a minha pois fiquei com medo de apertar a cabeça no meio do treino. Percebi também que não estava tão escuro a ponto de ser necessária, mas, como o evento teve apoio da Light, deve ter vindo daí a ideia. Legal.
c) Guarda-volumes: usei, mas aí é que tive um probleminha.
d) lanchinho ao final: uma banana e uma tangerina. Está bom demais para um treino, né?
e) hidratação com água e gatorade: abundantes. Muito bom. O Gatorade era em copo aberto e cheio, o que obrigava a parar para tomar, mas, mais uma vez, estamos falando de um treino, então está ótimo.
f) pacers (marcadores de ritmo): 4'30"/km, 5'/km, 5'30"/km e 6'/km. Ótimo.
g) palestra: sobre previsão de lesões (assisti boa parte)
h) camisa alusiva ao evento

O percurso era de 7 km e não dava a volta na lagoa, retornando com 3,5 km. Assim evitava-se passar na parte mais estreita e onde há um pedaço com desvio devido à uma queda de parte da ciclovia.

Eu corri boa parte do treino quase junto com o pacer de 6'/km, apenas um pouco a frente. O cara era super gente boa e guiou um bom grupo. Me senti bem, consegui inclusive fazer os sprints que a planilha pede com  1 hora de treino. A temperatura era bem agradável. Também havia bastante policiamento, em virtude dos recentes problemas de segurança.

O treino se iniciou às 19:30h. Eu sabia que o pacer daria apenas duas voltas, fazendo 14 km. Como eu precisava fazer 22 km, daria mais uma volta. Imaginei que não teria problema pois, ainda que sem pacer, o treino era para maratona então devia ter mais gente com a mesma ideia. Mesmo que não houvesse, achei que não seria problema fazer a última volta sozinho. Como o treino estava previsto, conforme divulgação, de terminar às 22h, daria tempo. #sqn quando voltei da última volta, que fiz sozinho já haviam recolhido tudo, inclusive o guarda-volumes. Falei com um e outro e acabei encontrando meus pertences. A única coisa chata é que ainda faltava quase 1 km e essa parada atrapalhou um pouco, até mesmo no registro do Garmin, pois esqueci de parar o relógio. Acabei correndo segurando tudo quanto é sacola.

Esse único senão, de terem divulgado um horário de encerramento que acabou sendo muito antecipado, não tira o mérito do evento, que foi excelente! Minha evolução está muito boa, dentro do que gostaria. Vou aumentando 2 km no longão por semana, com expectativa de fazer o de 32 km no dia 5/7, 3 semanas antes da prova. Vamo que vamo...

2 comentários:

  1. Treino com estrutura de corrida! Que legal.
    Pena que aqui no interior do Paraná não tem isso. rsrs
    Abraço e uma boa preparação para a Maratona do Rio Sergio.


    tutta-Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo!! cidade grande acaba tendo umas coisas legais, pelo menos para compensar outras que não são tão legais...
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...