Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Treinos na Quinta da Boa Vista e tênis

Tenho treinado na Quinta da Boa Vista, um lugar ainda pouco explorado pelo pessoal da Zona Sul do RJ, mas excelente para corrida. Lá, há opções para todos os tipos de treino, corrida em asfalto, grama, ladeira etc. No meu caso, tenho optado pela grama, pelo menor impacto. Tem sido excelente.

A Quinta da Boa Vista foi a residência dos imperadores brasileiros e, com o fim da monarquia, foi onde se reuniu a Assembleia Constituinte de 1891, que ali promulgou a 1ª Constituição Republicana. Desde então, é sede do Museu Nacional. Ali fica, ainda, o Zoológico do RJ, primeiro do Brasil. A conservação do lugar está regular, mas possui boa segurança.

Só tem um problema para mim, que é o caminho para chegar lá. A dificuldade é que, ha hora em que vou treinar, há uma multidão em caminho contrário vindo trabalhar na Tijuca. Aí o problema é passar a passarela que atravessa a Radial Oeste. Tenho que ir bem devagar, e mesmo assim não escapo de dar umas esbarradas e ouvir uma reclamações. Enfim, faz parte...

Estou já na minha 3ª semana de treinos completos e estou muito feliz com a evolução. Tenho treinado mais preocupado com a forma que com o relógio, e tem sido muito bom. Sinto que a nova forma de correr força mais a panturrilha, mas menos as articulações. Como minha capacidade cardiorespiratória aos poucos vai voltando, até pelo complemento do spinning, tenho que me segurar para não correr as ladeiras que tem por lá ou então muito rápido. Cada coisa na sua hora.

Abandonei o Ipod e o Nike Plus. Não sei se é definitivo, mas não preciso de música para curtir a corrida. E o sistema Nike Plus é tão impreciso que realmente me desanima. Ainda não decidi o que fazer com meus tênis Nike Vomero. Tenho 1 na embalagem e 1 com pouquíssimo uso (corri 5 ou 6 vezes com ele). Realmente não consigo mais correr com eles. Ficarei feliz com sugestões dos meus poucos mas fiéis amigos que passam por aqui :-)

Como disse antes, formei um grupo de corrida para a Meia do RJ em julho de 2011, mas a primeira meta é Corrida de São Sebastião, com 10 km, em janeiro.

13 comentários:

  1. Parabéns pelos treinos, dedicação e perseveração, logo colherá os resultados...
    Voandoooooooooooooooo
    ..... ~o
    ......<\_
    ...(_)/(_) amanhã dia 22 de setembro dia mundial sem carro então, CORRA!
    \o/simbora treinar
    \o/ simbora correr
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir
  2. Sérgio,
    Estive aí em abril, antes de cair toda aquela água no RJ. O lugar é lindo! Lembro que vi muita gente correndo na Quinta da Boa Vista.
    Gosto muito do Nike Pegasus 26. Ele muito parecido com o Vomero, só que tem menos amortecimento na parte da frente. Depois que passei a usá-lo, nunca mais tive lesões.
    Sim, estebelecer metas é sempre uma boa ideia e se for corridas aí já se viu!
    Boa sorte com os treinos.
    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. Legal Sérgio,
    tenho acompanhado seu blog junto com o Correria. Estou correndo a uns 8 meses. Uso a acessoria do Larry Page e Sergey Brin (he he). Já fiz um longão de 12 km, mas meu objetivo é chegar na maratona. Por enquanto estou usando a planilha de 21 km da Runners, iniciando a semana 6. Se tudo der certo em Dez chego aos 21 km e aí mudo pra planilha da maratona. Meu maior cuidado é não me machucar, não estou muito preocupado com tempo (mas já melhorei meu pace de 7km/min para 06:20 Km/min na corrida dos 7 km). Enfim, se animar e montar uma equipe pra algum revezamento aqui no Rio me convida que tento marcar presença. Estou sempre em volta da Lagoa, já virou meu play, mas sou o mais lerdinho dos que passam por aqui.
    Abraço
    Bruno Gelmi

    ResponderExcluir
  4. Marli,
    Obrigado! Espero realmente colher os frutos. Na verdade já estou colhendo. A corrida me faz uma pessoa melhor no dia-a-dia.
    abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  5. Bruno,
    Valeu! Por um momento fiquei pensando que assessoria era essa he he também corro na Lagoa, geralmente aos domingos. Se quiser se juntar, essa semana devemos correr por lá no início do grupo da Meia-maratona em 2011. Muita velocidade realmente arrisca a causar mais lesões. Acho que é uma boa estratégia essa sua.
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Gilmar,
    Grande fotógrafo, tudo bem? que bom que você conheceu a Quinta, tenho a impressão que não vem muita gente de fora visitar. Quanto ao Nike Pegasus, fico feliz que você esteja adaptado. O negócio é esse, usar o que funciona para cada um. O meu no momneto é um tênis que parece o velho bamba he he
    abração

    ResponderExcluir
  7. Oi Sergio. Que lindo o local dos seus treinos. Parabéns pela dedicação e evolução nas corridas. Assim como o Gilmar eu tb uso o pégasus 26.
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani. Obrigado! Estou acompanhando sua mudança para as provas mais curtas também. É isso aí, o negócio é não desistir nunca!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Sérgio,
    Passei pelo mesmo problema com meu Mizuno Wave Creation 10. Ganhei o bendito novinho em folha e não tenho como trocá-lo. O jeito foi anunciá-lo no Mercado Livre. Já se passaram 7 dias e até agora nada. Talvez pelo número 44... talvez pelo Creation 11 já estar sendo comercializado. Que sabe?
    Na pior das hipóteses, farei dele meu tênis de passeio mais caro da minha vida.
    Boas passadas.

    ResponderExcluir
  10. oi, sérgio!!!

    feliz demais por saber que você está conseguindo manter a regularidade de seus treinos, e por ver que você já estabeleceu algumas metas... isso é muito bom!
    sou fã dessa sua maneira de encarar a corrida, sempre experimentando, curtindo cada momento, analisando!

    gostei de ler as informações que você postou sobre a quinta da boa vista!
    além de parecer ser um lugar bem agradável pra correr, é cheio de história! adoro isso!

    a maior parte de minhas corridas tenho feito sem ouvir música! e estou gostando disso!
    a gente acaba prestando mais atenção ao que está em volta, e às respostas do próprio corpo!

    parabéns, viu!

    bjs
    elis

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Elis!

    Obrigado pelo comentário! Fiquei lisonjeado! devagar e sempre a gente chega longe :-) um dia eu chego a fazer os longões iguais ao seu!

    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  12. André,
    obrigado pela dica, vou anunciar no mercado livre. Atualmente já uso um como o "tênis de passeio mais caro da minha vida" he he só não quero ter mais 2 na mesma situação.
    Abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  13. Sérgio, você sabe me dizer se correr na Quinta entre 6h30 e 7h30 é tranquilo? Parabéns pelo foco! #go

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...