Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Treinos da semana e longão

A semana passada foi excelente em termos de treinos, e foi concluída com um longão na Lagoa, na companhia dos amigos do Desafio da Meia Maratona em 2011.

Programação realizada:
2ª feira: spinning
3ª feira: treino na esteira - 10' aquec + 4 séries (3 min a 5'/km + 2 min a 6'40"/km) + 5' desaquec
4ª feira: off
5ª feira: spinning
6ª feira: treino na esteira - 8' aquec + 5 séries (3'15" a 5'/km + 1'45" min a 6'40"/km) + 5' desaquec
sábado: off
domingo: 9,5K em 55' (lagoa, asfalto)

Tenho realizado os treinos semanais na esteira devido a obras no local onde normalmente treino (época de eleição, né), bem como para evitar um pouco o impacto do asfalto nas articulações nessa fase e tem funcionado bem! O uso do tênis minimalista combinado com a rotina acima tem evitado maiores problemas.

Quanto ao longão, não me senti tão bem quanto na semana anterior, devido ao calor. A meteorologia me pregou uma peça, errando a previsão. Começamos a corrida às 8:05h, terminando às 9:00h. Os termômetros, essa hora, marcavam 31° C, com sol inclemente. Eu definitivamente não me dou bem com o calor. Para completar, devido à eleição, as barraquinhas de coco ainda não estavam abertas ao fim do treino e eu achei que ia ter uma desidratação pesada. Acabei esperando um pouco e elas finalmente abriram. Acho que foi a melhor água de coco que já tomei.

Em relação ao rendimento, foi superior ao da semana passada, pois completei 500 metros a mais em apenas mais 1 minuto. Pela primeira vez desde que voltei da contusão do primeiro semestre, o pace ficou abaixo de 6', em exatos 5'48" por km!

Meu plano era correr para 5'45". Mas estava me sentindo tão bem que fiz os primeiros dois kms fiz na faixa de 5'30"/km. Achei que daria para manter essa velocidade até o final.  Mas essa velocidade acima do previsto, somada ao calor, acabou cobrando seu preço. A partir daí, comecei a sentir, até porque coincidiu com um trecho onde o sol bate direto, e vi que meu batimento cardíaco estava acima do previsto, por isso reduzi a velocidade. Comecei a girar a 5'45", que era minha idéia inicial. Terminei o treino em uma faixa de 6'. Não me matei, mas senti que, devido à temperatura, devia ter reprogramado minha velocidade do treino, além de não exagerar no início. Fica como lição para a próxima vez.

O grupo está heterogêneo, pois tem um colega correndo 10k abaixo de 50', mas é essa a ideia. Meu amigo Franklin foi até agora em todos os treinos coletivos e correu desta vez ao meu lado, completando junto. Está muito boa essa ideia do grupo de corrida. Há mais gente querendo entrar. Só não conseguimos criar ainda um nome. Está faltando criatividade! Se alguém tiver uma ideia e quiser colaborar, ponha ali nos comentários... seremos eternamente gratos!

11 comentários:

  1. Olá sérgio,
    Realmente fez muito calor estes dias. Na sexta tive a péssima idéia de ir correr às 10:30 e tive de reduzir o tempo de treino.
    Belo treino este de domingo. Estou tentando me juntar a vocês num fim de semana, mas normalmente é mais difícil por causa das crianças aqui em casa ou de trabalho. Cheguei a cruzar com vocês na Lagoa, em frente ao clube de remo do vasco, estava de bicicleta com a garotada, minha filha na frente e meu filho atrás. Fomos acompanhar minha esposa que voltou a correr.
    De qualquer forma, ficaria pra trás. O melhor pace que já fiz foi 9 km em 00:54. Mas ia ser legal tentar.
    Grande abraço
    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Bruno, que pena que você passou pela gente e não deu para falar. Eu realmente não me lembro, cruzamos por tanta gente.
    Definitivamente eu não me dou bem correndo no calor. Tem gente que não sente tanto. Deve ser por causa da minha falta quase total de melanina! Treinar às 10:30h eu nem cogito.
    Vamos ver se você consegue se juntar em algum fim de semana! De qualquer jeito, vai treinando que 9km em 54' está muito bom também.
    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, estou "negociando" com a minha esposa um Domingo, logo, logo, compareço.
    Empolgado com a performance de vocês no Domingo resolvi fazer uma auto-avaliação nas pistas hoje de manhã e parti hoje pra uma corrida na Lagoa. 8 km com o pace médio de 05:44/Km (00:45:49). Me surpreendeu. O tendão direito ameaçou apitar... gelo nele e repouso amanhã.
    Mostrei teu blog pra minha esposa e parece que você e outros corredores estudaram com ela. Engenharia de produção UFRJ- Fernanda Mourão.
    Vamos nos falamos
    Grande abraço
    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Pô Bruno, esse mundo é muito pequeno. Claro que estudamos. Olha só que coincidência. Cruzei por ela realmente na Lagoa no domingo, mas não reconheci imediatamente. Faz muito tempo que não a vejo. Ela me comprimentou, mas eu achei que estivesse falando com o Franklin, que estava ao meu lado. Foi ele que me disse que era a Fernanda, que ele conhecia de vista, pois ele não fez Eng de Produção. Diga a ela que mantenho bastante contato com muita gente da nossa turma, mesmo depois de 15 anos, o Condes, o Guilherme, a Andrea Fatima e outros. A Fernanda era muito legal. Manda um abração para ela. Agora ela tem que te liberar pra treinar com a gente! he he
    abração,
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Neste feriadão saímos de Copa e fomos até o Centro do RJ. Completamos 13km!
    Só vou combinar um treino com o seu grupo quando meu fôlego estiver abaixo de 6'km ... rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. oi, sergio!!!

    estou gostando de ver a regularidade do grupo!
    é um grande projeto, um lindo projeto!

    quanto ao nome pro grupo... não sei... por enquanto não tenho sugestões...
    mas é legal - o nascimento de uma equipe de corrida!
    depois que tiver o nome, já dá pra pensar nas camisetas, no blog;)

    qual o tênîs minimalista que você está usando?

    bjs

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Adriana, em distância você faz a gente comer poeira. 13km para mim ainda está longe. Se quiser esperar, tudo bem, mas na hora que se juntar, será muito bem vinda :-)

    ResponderExcluir
  8. Oi Elis,
    esse negócio do nome está difícil mesmo. É tudo engenheiro, falta criatividade :-)
    quanto ao tênis, é na verdade um sapatênis extremamente maleável e com solado mínimo da Forester, que ganhei há tempos. Não é nem esportivo e não se fabrica mais. Mas eu adoro! Comprei agora um adidas para revezar já preocupado com o fim do outro, mas não achei a mesma coisa. O solado é mais duro. Mas também é bem minimalista, solado completamente flat e de tecido. Vou ver se faço um post com fotos dos tênis em algum momento.
    beijão,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  9. Oi Sergio. Caramba me assustei ao saber que aí faz 31 graus às 9 horas da manhã. Assim não tem quem aguente mesmo, por isso vejo muita gente reclamando do calor. Aqui em Ctba não faz esse calor não.

    Vou pensar em algum nome pra equipe e caso haja alguma luz na minha cabeça eu aviso.

    Parabéns pelo treino da equipe e pela regularidade.

    Bjos,
    Dani

    www.correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani
    pois é, aqui já estamos em ritmo de verão. Hoje na hora do almoço estava 37º. Curitiba no verão deve ser melhor para treinar!
    se tiver ideia de nome avise, por favor!
    bjs,
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo Sérgio to gostando de ver o seu foco nos treinos para a longas distancias é isso aeee, continue firme e forte que vcs conseguiram conquistar o seus objetivos...
    Não gosto muito de ficar respondendo no meu blog as pessoas que me mandam msgs pois isso interfere na estatistica do blog quando eu fico respondendo msgs no meu proprio blog, com isso eu procuro responder as msgs que as pessoas me mandam msg no meu blog através de emails, me informe o seu email para que possa te responder as msgs futuramente, se puder me mande o seu email para jmaratona@jmaratona.com

    Que legal que trabalhou na organizado do concurso peixe grande, quanto a pessoa votar e a organizacao do concurso mandar um email para a pessoa que votou elas mandam sim para que o contabilizam o voto, sendo que eu recebi de volta dos amigos mais de 300 emails dizendo que votaram no meu blog e confirmaram depois no email delas. Também eu mandei um email para a organizacao do peixe grande perguntando pq eles nao divulgaram quantos votos cada site recebeu. Mais valeuuu

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...