Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Corrida de São Sebastião

Ontem, feriado no RJ, tivemos a tradicional corrida de São Sebastião, no Aterro, nas distâncias de 5k e 10k (que eu escolhi). O calor estava infernal, com sol sem nuvens durante todo o percurso. O termômetro que fica na Praia de Botafogo marcava 34º quando passei por ali. A organização da prova foi boa, com água gelada em todos os postos, aspersão de água em dois (pouco efeito, melhor é jogar água na cabeça) e uma novidade que era para ter sido ótima, se houvesse funcionado.

A novidade foi a colocação de um relógio de tempo parcial e pace médio a cada placa de marcação de quilometragem. O problema é que, como explico abaixo, as placas estavam posicionadas em lugar errado, o que invalidava as leituras. Outro problema é que ele é calculado com o tempo bruto de prova. Assim, se você largou bem atrás, é praticamente inútil. Como eu larguei na frente, fazendo uns descontinhos daria para utilizar.

O detalhe dessa prova é que ela homenageia São Sebastião, padroeiro do RJ, e começa com umas palavras do Arcebispo do RJ. A seguir foi tocado o hino nacional. Ao final, havia uma tenda com a imagem de São Sebastião. Na foto ao lado um dos muitos corredores fantasiados do percurso.

Eu gostei muito da corrida. Consegui reduzir meu PR em mais de 2 minutos e meio, de 56'58" da Corrida das Estações para 54'24". Minha meta nessa prova era fazer abaixo de 55'. Estou muito satisfeito com a evolução.

Minha estratégia foi de buscar fazer cada quilômetro com pouco menos de 5'30", para ter algum conforto no final, e assim eu fui fazendo. O problema é que as placas de quilometragem estavam erradas. Desta vez, é possível ter certeza! Os 5k largaram junto aos 10k. Pois bem, quando passamos ao lado do pórtico de chegada dos 5k, eu marquei meu relógio, e vi que tinha uns 40 segundos de conforto para fazer em 55'. Para minha surpresa, entretanto, 200 metros depois e mais de 1 minuto correndo, aparece a placa de 5k para quem estava correndo 10k. Como isso é possível? Com isso, minha folga se foi. De 40 segundos de "conforto" eu estava agora 30 segundos atrás da meta. Vi que precisava de um split negativo, ou seja, correr a segunda metade mais rápido que a primeira. Para isso, forcei bastante nos últimos 3k, o que acabou dando certo.


UPDATE: O colega Felipe ali nos comentários explicou gentilmente que o pórtico que parecia a chegada dos 5k não era de fato a chegada que ainda havia um trecho a mais. Então posso estar errado no texto aí em cima. Ainda assim, acho estranho que um conforto no pace tenha se transformado em uma desvantagem em tão pouco tempo. Mas está feito o registro, pode ser que eu esteja errado e que as placas estivessem corretas.

Corri essa prova junto ao meu amigo Leandro, de Niterói. Fiquei um pouco triste porque ele não conseguiu treinar devidamente nas últimas semanas e acabou desistindo da prova no meio. Ficou a sensação de que eu poderia ter corrido um pouco mais devagar para ele não quebrar. O problema é que há pouco mais de 1 mês ele estava com um condicionamento melhor que o meu, quando corremos a "Faz um 21" de Niterói e eu achei que ele ia aguentar. Mas o calor estava realmente demais. Encontrei o amigo Guilherme apenas ao final, ele também fez PR, correndo em cerca de 50'30". Ele tem evoluído muito. Fiquei muito feliz porque, ainda que tenha tido algumas dores do esforço após a prova, acordei no dia seguinte zerado.

Ao final adquiri em uma das tendas um cinto de hidratação. Nele cabem 3 garrafinhas, de 100 ml cada uma. Achei pouco, mas é o que tinha e o preço estava excelente... pretendo testar no próximo longão, no domingo.

15 comentários:

  1. Parabens pela prova.. conheci essa prova em 2008, e gostei muito. Um abraço de Lisboa

    ResponderExcluir
  2. Fala Sergio!!! Na minha opinião a distância da placa dos 5K pra quem fez os 10K estava correta em relação ao pórtico. Pra quem fez somente os 5K ainda tinha uma curva e um pequeno trecho reto pra concluir a prova, por isso essa defasagem. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Carlos,
    obrigado! espero correr um dia em Lisboa também. Infelizmente quando conheci essa belíssima cidade há 6 anos ainda não corria...
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Fala Felipe! Valeu pela dica. Já atualizei o texto ali em cima. O povo também gosta de reclamar. Quando eu falei que a distância do 4 para o 5 estava maior todo mundo em volta concordou... agora me diz uma coisa, vc estava marcando o pace? na sua marcação, do 4k para o 5k a distância estava correta?

    ResponderExcluir
  5. Opa, pode ser q a distância do 4 pro 5 estivesse maior, eu estava sem relógio e não pude comparar, mas o meu ponto é outro. Fiz uma obra de arte pra mostrar o q eu quis dizer. Huahuahua. Segue o link: http://goo.gl/vEhVw Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Grande Sérgio ., mandou bem ai no Rio apesar da estufa que estava ai no Rio , o macete é esse mesmo traçar estrategias e colocar em pratica durante a corrida e sempre administrar o gás , para não quebrar , agora essse negocio de placas errada me mata de ´odio cara fico irado com isso !!!

    Mas valeu parabéns pela prova !!

    ResponderExcluir
  7. Sérgio,
    Mesmo com o problema de origem tecnológica, a corrida não perdeu a sua graça. Mais um recorde pessoal e uma medalha para pendurar no seu quadro. Em breve você terá um 10km em 50min.
    O cinto de hidratação é interessante quando não se tem um apoio ou local para comprar água. Lembre-se de beber um pouco de cada garrafinha por vez para equilibrar o cinto e ele não ficar girando na cintura.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  8. Felipe,
    ótimo, muito obrigado! já havia entendido pela sua explicação anterior he he eu posso ter me atrapalhado nas contas.
    Abração e obrigado mais uma vez!
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Romildo,
    Valeu, cara! espero encontrá-lo em alguma corrida por aqui.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  10. Gilmar,
    Valeu pelo incentivo! sigo devagar e sempre. Estou me sentindo muito bem, melhorando a cada dia e principalmente sem me machucar.
    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Excelente tempo Sergio, parabéns. A foto é com o Zé Colméia? Meu filho ia ficar alucinado com o boneco.

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Bruno! a foto é com o Zé Colmeia sim. A festa foi bacana.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  13. Com esse calor nem nos animamos em participar desta prova.
    Parabéns pelo PR! Os treinos fazem toda diferença no resultado final.

    Beijos e bons treinos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Adriana! o calor realmente estava demais! mas eu me diverti assim mesmo.
    beijos e bons treinos,
    Sergio

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde SErgio

    Obrigado bons treinos e boas corridas, Vou passar a informação para a galera de vitória.

    Abraços Fabio

    www.luzesmarcos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...