Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 19 de abril de 2011

Histórias da Ponte

Como disse no post anterior, não participei da Corrida da Ponte. O motivo principal foi que eu não me achava preparado para enfrentar 21k sem sombra, quando minha preparação é para a Meia Maratona de Julho. Confesso que, em um momento, como a preparação estava indo melhor do que imaginado, cheguei a cogitar a participação. Mas aí vi que teria que comprovar participação em uma Meia antes, e a única possibilidade era uma seletiva em Niterói que aconteceu ainda antes, quando eu não me achava preparado. O ponto para mim é que eu não gosto de participar de algo para o qual eu não estou pronto. Acho tudo bem quem faz, dou a maior força, e não digo que não farei, mas apenas que prefiro enfrentar algo para o qual estou preparado. Achei, entretanto, a ideia da prova muito legal e continuo achando, embora muitos tenham reclamado. Se ela se mantiver no calendário em 2012 eu pretendo fazer.

Vamos ao que eu vi...

Como todos sabem, o calor era muito forte, o que eu também enfrentei no meu treino, que começou 20 minutos antes. O problema é que, pelo que entendi, o calor foi maior porque se criou uma espécie de "ilha de calor" (ou túnel de calor, que nesse caso seria mais apropriado), com o asfalto muito quente e muretas de concreto na laterais aprisionando esse calor gerado. Além disso, não havia qualquer vento ou sombra, e quem passa por ali sabe que normalmente venta demais a ponto de terem sido instalados amortecedores extras há alguns anos, devido às vibrações em dias de vento, como se pode ver aqui neste vídeo de antes da obra. Houve a coincidência de um tempo incomum para essa época, de sol forte direto e sem vento.

Cheguei na área de chegada com cerca de 1h30' de prova. Me surpreendi ao ver que os "canela finas", ou seja, corredores amadores excepcionais que costumam ter tempo próximo aos profissionais, estavam chegando naquele momento. O esperado seria chegar uns 10 minutos antes. Outra coisa era o estado em que os corredores chegavam, aparentemente esgotados. Vi pelo menos 5 casos de pessoas que tiveram que ser carregadas na maca após a chegada, isso sem falar nas inúmeras ambulâncias que vi de sirene ligada.

O primeiro corredor conhecido que encontrei foi meu amigo virtual que virou real Jorge Ultramaratonista. Ele é muito gente boa! Ele foi o único que vi que não reclamou do calor, disse que tinha parado para tirar várias fotos, e chegou com cerca de 1h30'. O cara é fera. Infelizmente meu celular ficou sem bateria, então terei que pegar as fotos nos blogs dos amigos para colocar aqui :-(

eu e Jorge Ultramaratonista, em foto dele

A seguir encontrei Guilherme, companheiro de treino, que iniciou comigo os treinos para a meia no ano passado. Ele havia feito a seletiva em 1h53', mas chegou com 2h06', dizendo que por diversos momentos havia pensado em parar, mas resolveu seguir até o final. Depois fiquei inclusive preocupado, porque ele sumiu, e depois explicar que após passar pelo funil teve que sentar, pois viu tudo "preto". Não foi fácil a prova para ele.

Mais tarde encontraria os amigos da equipe Baleias. A turma é muito animada e foi muito bacana encontrá-los. O Miguel é tão gente boa ao vivo quanto no blog. Só achei engraçado porque não havia me dado conta que ele é mineiro e tem um baita sotaque he he é que a gente lê o blog com "nosso sotaque" e aí parece que a pessoa fala daquele jeito. Nossa, confuso isso, hein?! mas achei interessante. Fiquei por ali trocando ideia com alguns membros da equipe, e acompanhando as brincadeiras. Eles reclamaram também muito do calor. Foi muito bom encontrá-los porque serviu de aperitivo para Assunção, meia que pretendo fazer em agosto. Encontrei também o Ricardo Hoffman (Run for free), que também é membro Baleias. Pelo que percebi, também se complicou com o calor...prazer em conhecê-lo amigo!

Eu e equipe Baleias, depois coloco os nomes. Foto de Ricardo Hoffmann.


Infelizmente não tem como dar a acolhida que gostaria aos amigos que vem de fora, visto que tenho uma mulher e dois filhos pequenos em casa. Dessa vez ainda consegui negociar um domingo de manhã um pouco maior, mas nos outros momentos do fim de semana não deu :-( tenho que colocar minha mulher para voltar a correr!

Voltando ao que eu achei da prova. Creio que tem tudo para se firmar. Esse negócio de "Meia mais difícil do Brasil" tem seu atrativo, embora não tenha sido a intenção original dos organizadores.  Com essa fama, a tendência é que no ano que vem os corredores sejam mais conservadores e corram mais devagar... A Badwater não tem fila de espera? (ah sim, e o valor da inscrição precisa baixar um pouco também)

24 comentários:

  1. oi, sérgio!!!

    é muito bom correr uma prova quando a gente se sente preparado!
    quando fui correr minha primeira meia (a meia da caixa, em brasília) estava tão insegura que resolvi ensaiar no final de semana anterior à prova: fiz um longão de 21km rssssss

    vi nos relatos que muita gente reclamou do calor!
    acho que essa foi a grande dificuldade dessa prova! o clima no rio pode ser bem difícil pra quem é de fora, principalmente pra quem mora em lugares de clima mais ameno!

    o sotaque do miguel é uma delícia!!!
    tão gostoso ouvir o miguel falando!
    até porque ele é divertidíssimo!
    não é porque sou Baleias, mas os Baleias são muito animados;)
    ô equipe festeira!
    isso é bom demais!

    nos encontraremos em assunção? muito legal!
    estou tentando convencer a turma aqui em casa pra ir correr a maratona do rio em julho!
    estou quase conseguindo! rssssssss
    (preciso fazer meu marido se apaixonar por corrida de rua rssssss se bem que se ele se apaixonar terei problemas: quem vai ficar com as crianças no domingo de manhã??? kkkkkkkkk)

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Elis
    Ordem dada é ordem cumprida he he coloquei logo o post, já que vc pediu!
    Acho que o calor foi difícil para todos, vide meu amigo Guilherme que é carioca, mas realmente deve ter castigado mais quem veio de fora e não está acostumado.
    Também quero correr longão de 21k antes de encarar a meia, he he seguro morreu de velho.
    Para a Maratona do RJ vou ver se consigo participar mais dos eventos. O negócio é começar as conversas com a esposa desde já. Seria legal fazermos um grupo para ciceronear os amigos que vem de fora. Vou combinar com a Adriana (Let's Run) algumas atividades bacanas!
    A turma dos Baleias é show de bola!
    Passamos pelo mesmo risco em relação aos cônjuges... quem vai ficar com as crianças? se bem que no meu caso daria para deixar com minha mãe...
    beijo,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Grande Sergio, parabéns pela excelente "análise externa" da prova. Eu nunca consegui fazer uma desse tipo, já que, até hoje, em todas as corridas em que estive, foi como participante, nenhuma como espectador. Se a prova ficar um pouco mais acessível (e quem sabe também mudar de época do ano), eu também a experimente na próxima edição.

    Também já passei pela experiência que você citou. Quando você me conhecer pessoalmente, já fique avisado, não estranhe o meu típico sotaque "porrrrta, porrrrteira, porrrrtão" valeparaibano, hehehehe... ;-)

    Abraço!

    Fábio

    ResponderExcluir
  4. Fábio,
    Obrigado pelo comentário! o jeito de "ficar de fora" sem ficar muito desapontado foi fazer o longão por ali mesmo. Desse jeito consegui amenizar uma possível frustração he he
    Tenho quase certeza que, se a prova se repetir ano que vem, será mais barata. Vamos participar!
    Digo o mesmo em relação ao meu sotaque, que é maix do mexmo he he essa diversidade é um barato!
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Também eu me estou a preparar para uma Meia, ja a 22 Maio, mas os treinos andam muito dificeis e não sei em que forma vou chegar a 22 Maio. Ainda assim, eu vou correr essa Meia, mas admito que nem sempre primo pelo bom senso :)

    Beijo de Portugal e continuação da tua boa preparação para a tua Meia

    ResponderExcluir
  6. Ana,
    se te preenche o espírito, vá fundo. Importante é ficar bem contigo mesma. A vida é uma só!
    Obrigado pelo comentário!
    bjs do Brasil :-)
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Oi Sergio,

    Tb li alguns relatos da corrida da ponte e infelizmente muitos reclamando do clima.

    Acredito que a organização deveria mudar o horário da largada, pois assim os corredores não sofreriam além da conta.

    Mas mesmo com todos esses contratempos eu gostaria muito de participar de uma prova dessa. Nem que seja uma vez.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dani
    mudar o horário da largada seria uma boa. Poderia antecipar para as 7:00h. Além de tudo reduziria o impacto no trânsito, que foi imenso em Niterói, liberando a ponte 1 hora mais cedo. Mas será difícil repetir o calor desse ano outras vezes...
    como você, também gostaria de participar!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Sergio, conheci os Baleias, eita povo animado.

    Consegui encontrar com a Ivana antes da prova e levei a turma dela para a praia. Depois fomos lanchar na Colombo, eles curtiram demais.

    A noite fui com o Sergio no encontro do Amarelinho, estavam todos lá e pudemos conversar bastante.

    Eu acho que reunir e integrar é tão bom quanto correr, faremos sempre que for possível! Na Meia do RJ teremos o amigo Gilmar e mais Baleias, será mais uma grande festa.

    Vamos que vamos.

    Feriadão é dia de longão. Vai viajar com a família?

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. legal que você conseguiu encontrar tanta gente, para mim fica muito difícil, com os dois pequenos. Espero na Meia do RJ conseguir...
    Vou viajar no feriado :-( mas na volta vamos treinar!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Apesar do percurso parecer ser muito difícil, estou na torcida para ter a edição de 2012 para que eu possa participar. Pois de ônibus já cruzei esta mesma ponte por 12 vezes (6 pra cada lado) e achei o máximo e me imaginar correndo aí é um sonho.


    tutta/ubiratã-50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. tutta,
    Estou na mesma torcida. Já cruzei a ponte um pouquinho mais que 12 vezes he he
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  13. Valeu a citação Sergio. Me passa um mail para eu ter seu contato. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Meu caro Sérgio. Estou precisando de explicações sobre esse sotaque meu. O Gilmar em Recife estranhou também. Estou achando é que ando comendo muito as palavras e falando errado. E olha que sou de Xis de Fora. Foi muito bom te conhecer. A bagunça da chegada impede uma atenção maior mas as bases foram lançadas. Se todo mundo desse seu trabalho for igual a você e Drica o local deve ser útil ao Brasil porque vocês são bacanas demais. Converse com a gentil esposa e arrume um tempo para o jantar de massas da Maratona do Rio. Melhor, deixe as crianças com sua mãe e vá com a esposa. Antes de Assunção teremos mais festa no Rio de Janeiro. Grande abraço e estamos te esperando em julho para já correr Assunção sob nova direção!! Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  15. Grande sergio me desculpe o atraso .. mas estamos aí., que prova maravilhosa foi essa hein Sérgio ,Eu não fui ., mas pelos relatos dos amigos blogueiro dá pra perceber como foi uma maravilha corre na ponte !!!

    Belo relato sergio !! belas fotos ..

    Continue firme !!1

    Abraçoss

    Romildo

    ResponderExcluir
  16. @Sérgio
    Virei fã de carteirinha do seu blog, meu amigo. Suas observações batem com os relatos que colhi de alguns amigos que participaram. Estou preparando um post para esta semana contando o drama dos amadores que fizeram a prova em mais de 2h15.
    Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  17. Minha prima correu sem comprovar tempo. Fez a inscrição via assessoria. Maior longo dela antes da prova 12 km (repetido algumas vezes). Terminou em 02:54. Acho que sofreu menos que quem tinha objetivo de tempo. Foi pianinha. Se eu soubesse que dava pra ir sem tempo, talvez tivesse ido e sofrido.

    ResponderExcluir
  18. Ricardo,
    valeu amigo. Faz um favor, mande um email para o corredorfeliz@hotmail.com que eu te envio o meu pessoal. Se eu colocar aqui vai chover spam :-( desculpa pela demora na resposta. Estava viajando...
    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  19. Miguel,
    o sotaque mineiro é inconfundível e não é de Juiz de Fora he he acho que você já incorporou o de Belo Horizonte! Vou dar um jeito de ir no jantar de massas da Maratona do RJ, além de tentar encontrar a turma na retirada do kit. O segredo é negociar bem antes para já ir preparando terreno he he a festa vai ser bacana! obrigado pelos elogios, acabei desencontrando da Adriana por pouco!
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  20. Romildo,
    sabe como é, a turma reclamou bastante do calor... mas tenho certeza que ano que vem está todo mundo lá de novo he he
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  21. André,
    Muito obrigado, amigo! Um comentário desses já faz a gente começar a semana bem :-) seu blog também é muito interessante, estou sempre olhando! aguardo seu relato!
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  22. Bruno,
    eu tinha certeza que não iam pedir a comprovação do tempo, até pelo fato das inscrições não terem se esgotado. Mas eu gosto de fazer as coisas certinhas :-( confesso que não acho muita graça nessa história de fazer a prova no maior sacrifício por não ter se preparado adequadamente. Realização para mim é me aplicar nos treinos e fazer a prova preparado: acordar cedo para treinar duro dia após dia, tomar suco no sábado a noite quando a turma toma cerveja, essas coisas... mas de qualquer jeito dou os parabéns a sua amiga pela conclusão. Realmente, nas condições, ela fez muito bem de ter sido conservadora no pace. Bruno, ano que vem a gente entra. Temos um ano para treinar!
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  23. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo-
    Sérjão fiquei feliz em te conhecer cara, só foi uma pena que vc não correu conosco para completar a festa, quanto a correr no SOL, pode pensar nisso amigo pois as maiorias das corridas são somente no sol e não temos para aonde correr, se vc quer correr bem, treine no sol para adaptar o seu corpo a isso, sinceramente posso afirmar que ao correr essa Meia da Ponte eu não senti nada.

    Bons treinos e boa preparação,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  24. Valeu, Jorge
    obrigado! mas sou muito branco, o sol para mim não faz bem. Mesmo com protetor é complicado... prefiro treinar quando ele ainda está fraco. Você é um fenômeno.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...