Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pequenos ajustes e pé na tábua

Depois de algumas pontadas no joelho na semana passada, fiz alguns ajustes na rotina de treino e agora está tudo bem. Ontem no longão não senti nada, e hoje no spinning muito pouco.

Esta semana reduzi um pouco o ritmo dos treinos. Acho que descobri na prática porque, quando os treinadores fazem periodização de treinamento, em geral colocam uma semana mais tranquila após 4 ou 5 mais fortes. O organismo precisa disso. Foi muito bom, não só para evitar um problema maior no joelho, como para o treinamento em si.

Outra coisa que resolvi foi fazer o longão de agora em diante em um ritmo um pouco mais lento. Esse era um dilema que tinha. Sempre li que o longão deve ser realizado mais devagar, mas até então eu resistia a isso, e vinha fazendo bastante próximo ao limite. Diria que em uma escala de 0 a 10, que não é a Escala do Corredor Feliz, fazia no 9. Antes do GPS eu acho que fazia a 8. Mas o fato é que colocar o virtual partner do GPS em um pace mais desafiador acabava fazendo com que eu forçasse demais. Ontem fiz os 19k para 5'27"/k, 7 segundos mais lento do que havia feito antes. Diria que fiquei entre 7 e 8 da escala. Tenho certeza que foi melhor assim.

Treinos da semana:
2ª feira: spinning + musculação
3ª feira: off
4ª feira: Ritmo: 40' a 4'55"
5ª feira: spinning + musculação
6ª feira: Fartlek com média de 5'12"
Sábado: off
Domingo:Longão na Lagoa 19k (1h43'39")

Acredito que essas mudanças me possibilitarão melhores treinos durante a semana e, o principal, prevenindo lesões.

11 comentários:

  1. Acho que você fez uma escolha feliz ao diminuir o ritmo do longão e ajustar melhor sua série. Sei que a escoha de diminuir não deve ter sido tão fácil, mas os benefícios serão enormes.

    Eu continuo na minha saga "um ex-militar na minha cola" e seu xará conseguiu me colocar para correr mais rápido em um treino de 4km. Cheguei a fazer 5:50min/km. Atleta do ano! hahaha

    Grande abraço! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. Eh Adriana, parabéns! Aos poucos você chega lá! Diminuir nunca é fácil, queremos sempre mais :-) mas nessas horas é que é preciso persistência...
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Tá chegando... em breve será o grande dia de colocar todo esse treino à prova!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  4. Sérgio,
    Sábia decisão, o corpo precisa de repouso depois dessa alta quilometragem percorrida. Para não correr menos, a solução é diminuir o ritmo.
    Valeu!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  5. isso aeee, segura a onda nesses longos. agora sim.

    ResponderExcluir
  6. Alessandro, Gilmar e Xampa,
    Obrigado amigos! não posso bobear nessa hora! O treino para forçar a velocidade é o de ritmo, não o longão.
    abração,
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Oi Sergio, Eu adoro sua escala de Corredor Feliz. Como sou meio loira, eu demorei um pouco para entender :-) Quanto ao treino, é isso aí, reduzir para avançar mais.... Bons treinos!

    ResponderExcluir
  8. Grande Sergio.... obrigado pelo comentário no blog, acabei de postar as colocações que consegui nesta minha corrida de ontem, pois só saiu agora há pouco. Legal você conseguir reduzir o ritmo nos treinos longos, isso é um desafio pra mim nos treinos regenerativos... eu começo bem devagar e quando vejo já estou em ritmo de corrida! Mas nos longões não tem jeito, tem que começar devagar e se concentrar pra manter o trote, só assim a gente consegue cumprir o programado. Fiz um regenerativo de 5k hoje em 26 minutos, sendo que eu queria fazer em 27:30. Um dia eu aprendo a me segurar!!! Um grande abraço e boa semana de treinos pra você amigão! PS.: Esta noite minha filha dormiu por cerca de 10 horas seguidas, dando um merecido descanso pra mim e minha esposa, voltando à rotina!!!

    ResponderExcluir
  9. Yeda,
    poxa, até você que também é engenheira ;-) acho que eu complico demais as coisas. E eu já estava pensando em melhorar ele no futuro, colocando um peso maior no pace (elevando ao quadrado ou ao cubo) pois do jeito que está o peso maior é da distância mesmo. Se bem que aí é capaz de eu me machucar correndo demais e aí é que só eu ia entender mesmo :-)
    obrigado!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  10. Anderson,
    Temos a mesma dificuldade, acho que somos muito competitivos!
    Agora, nenem dormindo 10 horas seguidas é sonho de consumo...
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. oi, sérgio!!!

    eu gosto de colocar uma semana de recuperação após umas 3 semanas mais fortes! acho que é bom pra dar um descanso pro corpo e pra mente! se bem que o meu treinador só deu semana de descanso após o desafrio urubici rsssss

    o ritmo do meu longão é mais lento do que o dos outros treinos, mas porque não tem jeito mesmo de acelerar kkkkkkkkkkk

    bons treinos!
    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...