Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Plano Resgate Esposa

O cenário era o mesmo da semana anterior: Muriaé - MG. Por um acontecimento inesperado, tive que enfrentar novamente os 300km e voltar a Minas. No domingo fiz o treino que tive ideia de fazer na semana anterior. Dessa vez, não haveria volta, seriam 18k em um só sentido.

Coloquei novamente os pés na Estrada rumo à... onde quer que ela me levasse. Era um caminho que nunca havia trilhado. (que bom que, já próximo aos 40 anos, continuo tendo tantas primeiras vezes. Acho que é um sinal que continuo jovem na cabeça. fecha parênteses)

Como toda primeira vez, trouxe alegria e apreensão. Fiz questão de não estudar o percurso antes. Como é bom fazer uma curva e só aí ver o que nos espera! Acho que é um pouco como a vida, na qual sempre encontramos algo inesperado se nos abrimos para o que é novo.

Era cedo ainda, e a Estrada estava relativamente vazia. Em muitos momentos não passavam veículos, e senti uma sensação de paz muito difícil de explicar para quem não corre. Era só eu e a Estrada, com E maiúsculo mesmo. Só ela e eu, em total comunhão.

É preciso localizar um pouco o leitor para o post não ficar esotérico demais. Refiro-me a um trecho da BR-356, mais especificamente o pedaço que liga Muriaé a Itaperuna. É bonito demais, serpenteando as montanhas, com plantações e criação de gado nas margens. O bom é que ela está em ótimo estado de manutenção, bem sinalizada e com olho de gato separando a pista do acostamento, que existe em toda a sua extensão.

Mas voltando ao treino. Inicialmente o trecho era predominantemente de descida, e comecei a temer que a qualidade fosse prejudicada. Mas, a partir de um determinado ponto, entretanto, comecei a subir tudo que havia descido, a tal ponto de terminar 25 metros acima de onde havia começado. Enfrentei duas subidas fortes. A primeira era um retão, que logo apelidei de Heartbreak Hill, uma referência modesta à famosa subida da Maratona de Boston, por volta ali do 13k. O segundo, por estar próximo à chegada chamei de Subida da Brigadeiro, que ainda está na minha lista de desejos para o futuro...

Havia previsto terminar o treino com 5'40" de pace e coloquei o bonequinho (virtual partner, do Garmin 305) para seguir nessa velocidade. Até o começo das subidas mais fortes, tinha confortáveis 250 metros de vantagem e pensei que seria moleza. Com as subidas, entretanto, fui perdendo a vantagem recuperada e terminamos em "empate técnico" :-)

Cruzei com alguns outros corredores no início, e vários ciclistas por todo o trecho, além de algumas carroças. Cumprimentei a todos, confesso que com vontade de expressar o quão felizes eles deviam ser de ter aquele lugar para eles. Gente simpática e cordial.


Estava me sentindo bem demais, embora o calor estivesse intenso. Apesar de tentar imprimir um ritmo relativamente forte para o percurso, ia me maravilhando com os achados do caminho. Em um momento era um trecho de sol forte no qual havia uma mangueira imensa para me dar sombra, em outro era um bando de pássaros ocupando uma árvore e fazendo uma algazarra, o percurso era lindo demais. 


Para voltar, havia pedido à esposa para me pegar na beira de estrada, o que funcionou como um relógio! Infelizmente ela teve que acordar cedo só para isso, em pleno domingo, então fica aqui meu agradecimento público. Você é demais!! Realmente não somos nada sozinhos!

Treinos da Semana (excluindo aquec + desaq):
2ª feira: off
3ª feira: Interval 10x(500m 4'23" + 2' 6'40")
4ª feira: spinning + musculação
5ª feira: Ritmo 40' a 4'53"
6ª feira: spinning + musculação
sábado: off
domingo:Longão com ladeira Muriaé 18k (1h42'37") - dados do Garmin aqui

Bons treinos a todos!

16 comentários:

  1. A parceria do casamento é uma dádiva! Parabéns aos dois!
    Parabéns pelo treino. Esta semana vou iniciar minha peregrinação pelas subidas, com o Sergio na minha cola. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Treinos longos ficam mais interessantes em locais novos. Tira a monotonia do treino.

    Bela aventura!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adri
    obrigado! você que o diga! ainda preciso convencê-la a voltar as corridas, mas eu chego lá...
    boa sorte nos treinos de subida. Preciso testar o efeito fazendo agora um longão no plano.
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Alessandro,
    sem dúvida! obrigado!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns e eu que digo, não somos nada sozinhos, ou sem nossos amores!
    Abraços e bons treinos

    ResponderExcluir
  6. @Sérgio
    Parabéns mais uma vez pelo post muito bem escrito, meu amigo. A riqueza do texto quase nos coloca ao seu lado naquela estrada. Cheguei a pensar em algo semelhante no trecho da Dutra entre Volta Redonda e Piraí. Me deu vontade de corrê-lo, mas não é algo simples assim :-) Mas fica a idéia. Quem sabe um dia desses esbarro em um pedaço de asfalta de estrada também?
    Forte abraço e boas (preciso dizer?) passadas :-)
    André Gonçalves
    andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Corredora Feliz,
    Obrigado pelo comentário. Sem dúvida, diria até sem nossa família não somos nada!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  8. Andre,
    Sem dúvida a corrida na estrada foi muito boa, mas é preciso escolher bem por onde correr. Na mesma Muriaé passa a BR-116 (antiga Rio-Bahia) e por ali eu não me arrisco não. Ainda que com acostamento, o trânsito é muito intenso e nunca se sabe quando um caminhão vai pegar o acostamento para dar passagem, ou alguém vai tangenciar uma curva. Acho que vale dar uma conferida na estrada antes. O Fábio Namiuti, blogueiro famoso, é um que sei que já treinou na Dutra no trecho de São José dos Campos. Se a estrada estiver boa, vai fundo... acho que temos um amigo em comum, o Leandro, vou falar com ele para marcarmos um almoço, OK?
    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. Sensacional Sérgio!!!
    Adorei ver a participação da esposa... :)
    Grande abraço e bons treinos

    ResponderExcluir
  10. Leandro?!? Conheço dois que correm. Um de Niterói e outro de Maricá :-)
    Se for o primeiro, ele já tinha me cobrado um almoço.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. André,
    é o de Niterói! vamos marcar sim um almoço...
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  12. Sérgio,
    Fico só imaginado como essa Estrada deve ser linda. Imagino que essa corrida não foi tão solitária assim. Feliz do corredor que tem uma esposa para resgatá-lo. Parabéns ao casal!
    Beleza de texto! Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  13. Gilmar,
    um bom pedaço é uma Área de Proteção Ambiental, tentei achar qual era na web mas não encontrei. A região é bastante montanhosa, então é realmente muito bonita. A esposa foi parte importante do treino!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana o seu relato do longão.
    Parabéns.
    Abraço e bons treinos.


    tutta/ubiratã-50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Valeu, Tutta
    Abração,
    Sergio
    PS nos vemos em Assunção!

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...