Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Asics Golden Four - 1h 59min 26seg de diversão!

Canto superior esquerdo: eu, Borges, Guilherme e Michel (amigo da faculdade)
Ao lado: Rodrigo (irmão da Camila, amigos de longa data), Guilherme e eu
Canto inferior esquerdo: eu, Guilherme, (amigo do André) e André (Andre e o Tenis, meu parceiro nessa prova)
Ao lado: Guilherme, Borges e eu (os "sobreviventes" do projeto Meia Maratona em 2011)
Na vertical: meu primo Paulinho (alguém acredita que ele tenha 60 anos?. Detalhe: completou em 1h53'), eu e Guilherme

Deixe-me dizer logo que esse foi o inicio de um final de semana mágico, onde faltarão adjetivos para descrever tudo que vivi nessa Meia-Maratona! O percurso, de 21 km, foi do Recreio para São Conrado.

Estava receoso. Tinha dores que me deixavam em dúvida se devia ou não participar dessa prova. Os 4 últimos dias haviam sido de muito gelo e alongamento. Temia realmente não concluir e quebrar feio, ainda por cima piorando as lesões. A confiança estava baixa. Coloquei como meta fechar em menos de 2 horas, o que signifca um pace relativamente confortável de 5'40"/km.

A feira na véspera foi tão boa que minha empolgação aumentou. Ainda que a meta original fosse de completar a meia na prova da Caixa, em 17/07, circunstâncias me levaram a me inscrever nessa prova, que muito prometia. Na feira foram muitas palestras interessantes e o almoço excelente.

Das palestras, além de ser sempre bom ouvir as histórias de superações de atletas como o Lelo, que teve fraturas múltiplas na perna, ficou 4 anos em treinamento e agora faz maratona para 2h37', teve uma que me chamou a atenção para um fator. É a questão do equilíbrio muscular do nosso organismo. O fato é que desde que tive minha primeira lesão no tornozelo há uns 15 anos, tenho tido diversas contusões. Uma coisa que sempre me chama a atenção é que o lado direito do meu corpo suporta uma carga muito menor na musculação que o outro. Pode estar aí a causa das contusões que sofri desde então! O bom é que é algo que pode ser trabalhado na musculação, sempre levantando peso com cada lado isoladamente. Farei isso no 2º semestre!

Outra coisa muito boa do pré-prova foi encontrar amigos. Fui com Borges, e lá encontrei o Guilherme. Ambos foram grandes parceiros nessa caminhada que se iniciou ano passado rumo à meia, que se iniciou em um casamento de um amigo em comum. Encontrei também Bruno Gelmi, Felipe Carino, Iberé, Daniel Sarti, todos do Blog correria, Jorge Ultramaratonista, Lelo e outros que conheci no local. É muito bom poder falar de pace, longão etc sem "encher o saco" de quem não é do universo de corridas he he.

Mas vamos á prova em si...

Com sentido invertido ao originalmente proposto e largada no recreio, tive que acordar às 3:45h, depois de ir dormir próximo de meia-noite. Mas já é sabido e estudado que a noite anterior mal dormida não costuma atrapalhar no rendimento da prova e, então, isso não abalou em nada minha confiança. Não havia jantado muito, então optei por tomar um café mais robusto, já que ainda faltavam 3 horas para a largada. Comi um sanduíche de pão de forma com queijo minas, um suco, um iogurte e uma banana. Por volta das 6:00h acrescentei uns 5 biscoitos maizena que havia levado e, instantes antes da largada, uma paçoca. A opção pela alimentação mais reforçada foi excelente, e não tive problemas com isso durante a prova.

Busquei meu amigo Borges, grande companheiro e chegamos em São Conrado, onde sairiam os ônibus para o Recreio às 5:00h. Devido à uma pequena confusão em relação ao local de saída dos ônibus, finalmente nos acomodamos neles. O nosso saiu às 5:45h.

Chegamos ao local de largada às 6:30h. Era um lindo dia de sol de inverno, com temperatura amena. No local encontramos os amigos Guilherme, Rodrigo, André, do ótimo blog André e o Tênis, e o Glácio, seu amigo.

Combinamos todos de correr em um ritmo de 5'40"/km, o que daria um pouco menos de 2h de prova. O amigo Borges já avisou que correria mais rápido, pois estava com condicionamento melhor, e fechou a prova em 1h48', um ótimo tempo.


A largada foi bastante pontual e, no local em que fiquei, sem atropelos. Embora no início a densidade estivesse grande, não chegava a prejudicar o ritmo, da mesma maneira que nós mesmos não atrapalhávamos os demais. Assim, estávamos em uma boa posição. Não vi aquela multidão de caminhantes das provas mais curtas. Ótimo!



Conseguimos encaixar o tempo pretendido desde o início. Rodávamos como um relógio no ritmo pretendido. Conseguíamos tal proeza controlando pelo Virtual Partner do GPS, ajustado para 5'40". Quando ele abria um pouco, acelerávamos, quando nós é que abríamos, reduzíamos. Acabei ficando meio que como pacer do nosso pelotão. Éramos um grupo de 5.

Me divertia muito. Era muito bom estar ali, correndo com aqueles amigos, tendo o mar a minha direita e o sol a frente. Uma verdadeira celebração da vida. Queria eternizar aquele momento.

No início da prova, meu joelho andou dando sinal de vida com alguma frequência. A sorte é que a prova era plana nessa altura, pois uma ladeira ali poderia ter abalado muito meu psicológico. O acaso jogou ao meu lado, pois a inversão do sentido da prova jogou a ladeira para o final. Ainda assim, corria com um pouco de medo a cada pontada. Mas eu procurava pensar positivo, lembrando que, nos treinos, as pontadas se reduziam muito conforme meu corpo aquecia. Foi o que aconteceu. Mas tenho que dizer que várias vezes temi uma dor mais forte me tirar da prova. Andei com dinheiro do taxi para essa eventualidade. Seria, entretanto, uma grande derrota, não há como negar, ainda que extraisse algo positivo com certeza. Afinal, "tudo vale a pena se alma não é pequena".


Por volta dos 6k, comi um gel e completei com gatorade oferecido pela organização. Aqui foi um pouco complicado, pois o mesmo vinha em copo, e foi praticamente impossível tomar sem caminhar. Não sei como resolver isso nas próximas provas. Uma opção é levar meu cinto de hidratação. O risco é uma das garrafinhas cair, o que acontece de vez em quando (diria 20% dos treinos) e pode ser muito chato em uma prova.

Até o 10k, o quilômetro mais rápido havia sido em 5'37" e o mais lento em 5'43". Incrível isso. Por volta do 10k, o grupo se reduziu. Enquanto Guilherme acelerava um pouco para buscar um ritmo um pouco mais forte, André permanecia ao meu lado no mesmo pace, enquanto os outros dois reduziram um pouco.


Por volta dos 16k comi uma paçoca, que para mim é ótimo e tomei mais um pouco de gatorade. Em algum momento tomei um pouco de água, e ficaria bem hidratado e nutrido por toda a prova.


Foi sensacional ter um amigo como André, que conhecia apenas virtualmente, ao meu lado nessa prova. Certamente criamos ai uma longa amizade! Embora o ritmo estivesse, até certo ponto, confortável, o psicológico alterna um pouco em uma prova longa como essa. Acabamos, também, involuntariamente, adotando uma estratégia ao final que se mostrou acertada. Um pouco antes de entrarmos na ladeira do túnel abrimos uns 50 metros do Virtual partner até por iniciativa do André, "gordura" que se mostrou essencial no aclive maior do que o imaginado que enfrentaríamos ali. Na ladeira, como estava bem, procurei incentivar o André, que mostrava sentir um pouco o esforço. Corríamos lado a lado e assim completaríamos a prova!

Na descida, tive que enfrentar outro inimigo, meu pé esquerdo. Voltei a sentir o tal do Neuroma de Norton que, já havia percebido, costuma incomodar justamente nas descidas. Mudei um pouco a pisada para o calcanhar para compensar. Consegui segurar a onda. (PS. na verdade era apenas uma metatarsalgia, mais leve que o neuroma, mas no mesmo local)

Aceleramos um pouco ao final, até porque percebi que o GPS tinha um erro devido aos túneis e apitaria o fim da prova muitos metros antes da chegada. Chegamos em ótima condição. Lembrava-me dos treinos, das dúvidas, de tudo que havia passado nesse tempo. Cruzei a linha de chegada sorrindo! Aliás, o sorriso era quase que permanente. Por mais que tentasse, não conseguiria me desfazer dele nos momentos seguintes. Aquilo era um sonho se tornando realidade. Há alguma coisa mais maravilhosa que o "clima" pós-prova? todos comemorando o desafio, felizes, uma sensação que só quem já fez uma prova dessas conhece.

Do grupo de 4 amigos que começaram a preparação para essa meia, 3 cruzaram a linha de chegada ontem: Borges, Guilherme, que acabaria terminando cerca de 30 seg antes, e eu. Foi uma belíssima caminhada juntos!

A medalha da prova foi a cereja do bolo! A mais linda que já vi... como disse meu filho quando cheguei em casa, parecia um 6, mais para mim ela simbolizava muito!!

Quanto à minha meta de 1h45' na prova da Caixa, certamente não dá. Mas isso é realmente o de menos. Ontem eu fui muito feliz e, com certeza, não me esquecerei jamais dos momentos que passei. O dia 26 de junho passa a ser uma data para ser comemorada de agora em diante, como o dia em que superei meus medos e me tornei uma pessoa melhor. E o que é melhor, na companhia de grandes amigos!

Que venha a Maratona em 2012! Borges já disse que estará comigo no projeto! Quem mais se habilita?

31 comentários:

  1. Aeee, parabens pelo belo resultado.
    Agora é só esperar a meia de julho.
    ABS !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Xampa!! Muito obrigado pelo apoio durante esse tempo! cara, eu não me lembrei que você ia nessa prova :-( senão tinha te procurado. Se bem que na largada acabei chegando meio em cima da hora.
    Abração,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Fala Sergio,

    Realmente a prova foi excelente!! No meu caso o sentimento de realização é quase indescritível! Consegui fazer um pace de 5'10" por Km (no final deram exatos 5'09") e chegar inteiro. Muito bom poder compartilhar esse gosto pela corrida com os amigos. Tomara que eu joelho melhore para completarmos a meia do Rio. Rumo a Maratona em 2012!!!
    Abraço Paulo Borges

    ResponderExcluir
  4. Será que eu consigo aumentar minha rodagem semanal para completar uma maratona em 2012? Vou pensar com carinho e com cuidado e torcer para o seu xará comprar a idéia. rsrs

    Não existe nada melhor do que correr ao lado de pessoas bacanas e terminar um prova inteiro, sem lesão.

    Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bela prova, ótimo resultado e relato muito bem-feito, Sergio. Parabéns pelos três! Haverá tempo e oportunidades para evoluir e alcançar a meta desejada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Grande Sérgio... Parabéns por mais essa corrida! ...e principalmente por não ter sentido "muitas" dores no joelho, que era o que mais lhe preocupava. Na maratona que fiz domingo passado também tive o prazer de correr ao lado de um amigo em um pace bem confortável, e confirmo o que você disse, é bem legal e o incentivo é mútuo. As vezes é bom a gente deixar a gana de conseguir baixar nosso tempo pra correr ao lado de algum amigo e aproveitar momentos como esses, que são únicos. Continue se dedicando aos treinos que com certeza a maratona será apenas mais uma corrida. Abração!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eita... Estas mazelas que tem nome e sobrenome são de meter medo... mas pelo visto, não diminuíram em nada o teu ritmo! Que massa correr os 21 sobrando... Já já chega a minha vez... :-)
    bjs,
    Fabiana

    http://bora21.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Borges,
    Parabéns pela resultado, fruto de todo o esforço nos treinamentos! Agora é que começará a pedreira, que é tirar o "meia" da frente e partir para a Maratona!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  10. Drica,
    será bom demais participarmos desse projeto juntos! convence meu xará!!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. Fabio
    muito obrigado, amigo! Tentei aprender um pouco com seus relatos! estou tentando humildemente seguir o profissional he he
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  12. Anderson,
    Obrigado, amigo! sem dúvida completar uma prova dessas bem é a grande sensação. Melhorar fica para as próximas!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  13. Fabiana,
    blogueira poeta, Obrigado! você está no caminho certo, logo logo chega aos 21k e verá que é bom d+!
    beijos,
    Sergio

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo resultado!! Além disso, foi a maior nota na escala do corredor feliz até então!

    Já estou inscrito na etapa SP e estou bastante ansioso. Será minha 2ª meia e quero fazer sub2, como você.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  15. Sergio, Parabéns pelo seu resultado, muito bom! Adorei o relato e fiquei com muita vontade de ter corrido esta meia.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Sérgio, muito bom mesmo. Primeira e já sub 2 horas espetacular

    ResponderExcluir
  17. Sérgio, meu amigo.
    Mais uma vez digo que é um deleite ler seus posts e que a corrida foi realmente fantástica! O meu amigo Gláucio (o da foto) também achou muito bom termos formado o PELOTÃO para corrida, pois trouxe ritmo e ânimo enquanto juntos. Eu só tenho a agradecer, pois corri sem meu monitor cardíaco. A cinta acabou caindo dentro do carro e não havia tempo hábil para buscá-la. Confiei plenamente no planejamento e na estratégia de correr ao seu lado para debutar em uma meia maratona já sub-2h.
    A sensação de vitória é impagável. Agradeci à todos e principalmente à Deus por ter tido a oportunidade de passar por um momento como aquele. Foi realmente emocionante.
    Mais uma vez parabéns pelo feito e muito obrigado pela ajuda. Ah! Agradecimentos especiais para o corredor virtual. Espero não dar a ele NUNCA uma forra :-)
    Abraço e boas passadas!!!
    andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Alessandro,
    obrigado, é verdade! Dia 17 termina a 1ª caminhada do corredor feliz e aí vou falar mais sobre ela e todo o processo!
    Boa sorte na Asics! você consegue um sub-2h!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  19. Yeda,
    Obrigado! você já está em uma categoria superior he he seu negócio é a Maratona!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  20. Bruno,
    Valeu amigo! muito bom te encontrar no sábado! lembre-se das palestras. Continue perseverando que seus problemas vão passar! Amanhã tenho consulta com um ortopedista especializado em medicina esportista que já fui uma vez há uns 10 anos e gostei muito. Se for bom, vou te dar o contato. Darei uma conversada geral com ele, até se devo ou não participar da prova do dia 17.
    Abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  21. André,
    Valeu, amigo! sua companhia foi fundamental! ganhamos do corredor virtual por uns segundinhos. o problema é ele querer a forra!
    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  22. Corredor Feliz, milhões de parabéns para você!!!
    Sua evolução é sensacional!
    Mt bom seu tempo, agora é só diversão...
    beijos
    Katryny
    futuraultra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Katryny,
    Muito obrigado!! agora é melhorar esse joelho e "vamo que vamo"!
    beijos,
    Sergio

    ResponderExcluir
  24. Sérgio,
    Parabéns! Vi uma foto da medalha na internet, ele é linda e diferente.
    Você alcançou a Meia Maratona antes do programado. Na meia da caixa você estará muito mais seguro e já pensando nos 42 km. Quando você chegar no Aterro do Flamengo, vai achar que correu pouco, essa foi a minha impressão no ano passado.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  25. Olá Sérgio, parabéns pela prova.
    E desde já desejo que você faça uma excelente extréia em maratonas no próximo ano.
    Abraço e sucesso.


    tutta/ubiratã-50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Gilmar,
    Obrigado! a medalha é realmente linda.
    Ainda não acho que vá achar pouco, só espero que dê tudo certo!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  27. Valeu, Tutta
    Obrigado pelo prestígio a esse pangaré aqui!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  28. parabéns, sérgio!!!

    muito legal seu relato!
    que conquista maravilhosa, emocionante!!!
    quando a gente se entregue de corpo e alma a um projeto, à realização de um sonho, é muito emocionante ver esse mesmo sonho se tornar realidade!

    em 2012, estarei no rio, pra maratona em julho, e também pra morar 1 ano na cidade maravilhosa;)
    pois é, vou trocar as ladeiras de sampa pela areia da praia;)
    uhuuuu!!!


    mais uma vez, sérgio, parabéns!!!
    uma conquista linda!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi, Sérgio
    As fotos da Asics Golden Four podem ser baixadas gratuitamente em alta resolução no ativo.com.
    Forte abraço, meu amigo.
    andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Elis,
    Eu tenho certeza que te respondi, mas acho que o blogger apagou!
    muito obrigado pelo comentário!
    vai ser bom demais ter você e sua família por aqui. Vamos agitar o Rio!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  31. André,
    valeu, mas infelizmente minhas fotos do Ativo ficaram horríveis. As da Meia do RJ ficaram muito boas!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...