Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 8 de maio de 2012

Autoentrevista 2

Segunda versão da autoentrevista:


Sergio: Afinal, você está lesionado ou não?
Sergio: Não. Não tenho propriamente uma lesão. O que tenho, algo que já sabia há 8 anos, é a protusão de um disco lombar (L5). Não sei se isso também deve ser chamado de lesão, talvez sim, mas o que quero dizer é que não é uma lesão em músculo ou tendão dos que estamos acostumados.

Sergio:Ih, já vi que continua com a mania de não responder direito as perguntas, mas tudo bem. Outra pergunta,  não é perigoso correr assim?
Sergio:Sim e não. Muitos de nós que corremos temos problemas na coluna, inclusive mais sérios, como hérnias de disco. A protusão está um passo antes. Em teoria o impacto da corrida não é benéfica. Mas a corrida não é contra-indicada a esse grupo. Só tenho que tomar um pouco mais de cuidado.

Sergio:Quer dizer que você podia ter continuado correndo durante todo esse tempo que ficou quase parado? Viu? eu te disse isso... mala, homi-frouxo, sujeito sem coragem!
Sergio:Peço respeito ao entrevistado, ou eu encerro isso por aqui! humpf! Em teoria sim. Podia ter maneirado um pouco em alguns momentos, mas não precisava ter parado.

Sergio:Por que então você parou?
Sergio:O problema é que tudo levava a crer que eu tinha uma contusão que poderia piorar... a dor era em um lugar específico, atrás da coxa e próximo ao joelho, e não me pareceu proveniente do ciático. De início o próprio médico achou que fosse uma tendinite. Se fosse isso realmente, o treinamento poderia prejudicar.

Sergio:Você mencionou "Tomar um pouco mais de cuidado". O que você quis dizer com isso?
Sergio:Normalmente já devemos aumentar a distância e velocidade dos treinos aos poucos e ficar atento às dores, sinais do organismo que algo não está bem. Mas no caso de quem já tem um problema crônico, como eu, essas regras devem ser seguidas à risca!

Sergio:Como você tem certeza de que não há uma tendinite ou outra contusão no local?
Sergio:Alguns fortes indícios. Fiz ultrassonografia e ressonância da perna e coluna, que nada detectaram além da protusão do disco. Além disso, com toda a fisioterapia e fortalecimento que fiz e pelo grau da dor, que sempre foi fraca, já teria melhorado alguma coisa. Como disse o Pai Santana e o osteopata, é coluna!

Sergio:Mas como está a dor no dia a dia?
Sergio:Vareia muito. Reparei que piora ao longo do dia, principalmente se ficar sentado. Dirigir por longa distância, como é o caso de Muriaé para o RJ (4h30') é doloroso. Mas no dia seguinte fiquei zerado. Ainda estou aprendendo. É direto no nervo, não nos músculos ou tendões, como é mais comum então é um bicho diferente do que estava acostumado.

Sergio:Mas você irá sempre sentir dor? você está na idade do condor?
Sergio:he he Esse ano entro nos "enta", mas espero sinceramente que a dor eventualmente passe. Mas vou vivendo um dia de cada vez.

Sergio:E você faz algum tratamento ou acha que a melhora virá do céu?
Sergio:No momento estou me tratando com um osteopata, indicado pelo Xampa, bem como fazendo minha massagem semanal com o Pai Santana. Tenho esperança que isso termine com a dor. Minha ideia é manter a massagem semanal no futuro.

Sergio:E se a dor não passar nunca? você se desespera com isso?
Sergio:definitivamente não. Seria até leviano de minha parte reclamar de alguma coisa na minha vida. Com a idade aprendi muito e melhorei muito minha forma de encarar o mundo, e aprendo mais a cada dia. Tenho uma vida feliz demais e o problema que tenho é muito pequeno perto da grandiosidade que é viver. É só olhar para o lado, tem tanta gente com problemas realmente sérios...

Sergio:E os treinos, como estão?
Sergio:Evoluindo. Estou, aos poucos, aumentando as cargas, em um gradiente menor do que se estivesse totalmente 100%.

Sergio:Mas dói durante os treinos?
Sergio:Não é que eu sinta dor. É mais a perna direita um pouco presa. Como agora já sei o que é, não tem me abalado.

Sergio:E quais os planos para as provas?
Sergio:Tenho muita vontade de participar da Meia Maratona da Caixa novamente, em julho. Teoricamente deve dar, pois no último longão fiz bem um treino de 12k com altimetria mais pesada. Depois dessa prova, verei o que mais vem pela frente. Importante é não antecipar nada.

Sergio:O que você sente que piorou mais com esse tempo parado?
Sergio:definitivamente a velocidade. Estou cerca de 1 minuto por quilômetro mais lento, o que é muito. O problema é que, além de ter parado, recuperei 6 dos 11 quilos que havia perdido.

Sergio:Gordo! e você faz alguma coisa para melhorar isso?
Sergio:Gordo é você! Estou novamente vigiando o peso, mas sem os vigilantes he he. Prometi que ficarei um ano sem comer doce, o que já faz 1 semana. Tem sido difícil, pois o início é assim mesmo, mas está funcionando.


Sergio:Aproveitando a entrevista, tem algo a dizer sobre o que é "ser baleias"?
Sergio:ainda agora me emociono ao pensar nisso. Não vejo a turma desde dezembro, na Volta da Pampulha. Sinto saudades. Ser baleias é uma forma de encarar a vida olhando o copo meio cheio. Foi uma grande honraria para mim entrar para esse grupo e estou ansioso por encontrar a todos na Maratona do RJ.

Sergio:E esse blog, agora você está em uma onda meio poética, quando é que vai acabar essa boiolice?
Sergio:peço que não use palavras de baixo calão, pois esse é um blog família! Eu escrevo aqui o que quiser. Estou em uma fase romântica com a corrida, voltando, então esse agora sou eu. Não tenho planos para o futuro.

Sergio:Já que você está nessa onda poética, pretende abolir de vez o relógio dos seus treinos? parar de se preocupar com a performance?
Sergio:Provavelmente não. Ainda que o mais importante não esteja nos números, preciso deles para me motivar a acordar cedo para treinar. Gosto de me desafiar a melhorar cada dia. Para mim é divertido. Só não é para agora, que o foco é outro. Importante é entender isso e deixar a preocupação com o tempo mais para frente.

Sergio:Você está próximo de dois anos de blog, pode fazer um balanço?
Sergio:Evolui muito. Cresci. Mas o mais legal do blog foi conhecer tanta gente bacana, que não vou citar nomes para não correr o risco de esquecer alguém. Além disso funciona muito como ferramenta para trocar ideias e registrar minha evolução. O tratamento com o osteopata, por exemplo, devo completamente à existência do blog e ao Xampa, que sempre procura dar uma dica.

Sergio:E a família, como está se comportando em relação a suas corridas?
Sergio:Muito bem. Acho que é um ótimo exemplo para meus filhos que, espero, vejam o benefício da atividade física em suas vidas. Minha esposa já está vendo de uma forma bem mais positiva e até já comprou um tênis de corrida para ela. Estou "doido" para que ela volte he he. Não dá para negar que a compreensão fica maior se ela também estiver nessa onda.

Sergio:E a maratona? afinou?
Sergio:que é isso, rapaz?! Você é realmente muito abusado como entrevistador. Eu só adiei os planos. Agora ficou para 2013, desde que a coluna permita.

Sergio:E você tem alguma mensagem para aqueles corredores amadores que passam por todas as auguras de uma contusão? para aquele corredor mais sofrido que lê seu blog na esperança de encontrar as curas para seus males?
Sergio:Não...

Sergio:você é um mala mesmo!
Sergio:é você!

Pums! Socs! Toins! Crás! Catapum,pow! 
alguém separe por aqui!

esses dois... são como cão e gato! 


20 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu, Ricardo. Já que não faço análise, uso o blog he he
      abração e ano que vem estou no k21 hein?!
      Sergio

      Excluir
  2. Use e abuse de sua fase DONELIS.... muita informação e poesia!!!!

    Claudio de Copo Meio Cheio Dundes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Claudião! Te espero no RJ, amigo!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  3. Esse programa "Sergio Talks to Himself" ainda vai parar na TV, no lugar de "Louco por Elas" ou "Globo Mar"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. he he ri muito! acho que está mais para substituir aquele programa que passa às 3:00h da manhã na TV Brasil, que ninguém assiste mesmo!
      Mas esse Sergio entrevistador é muito mala. Acho que no futuro vou me recusar a ser entrevistado por ele!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  4. Bem vindo ao clube dos que correm com hernia.
    Correr faz mal pra coluna?
    O que faz mal é barriga e sofá.
    Alongue-se q tdo fica bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xampa,
      espero que estejas certo. Pelo menos estou um passo atrás da hernia...
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  5. Muito legal, meu amigo. O Namiuti tem razão, mas acho que vai virar quadro no Fantástico kkk ou no Esporte Espetacular junto com o Chico, O Torcedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo he he!! mas menos, muito menos he he
      abração,
      Sergio

      Excluir
  6. Sérgio, você é uma comédia!!!!
    Adorei a entrevista, também quero fazer, ia ser uma confusão danada a minha kkkkkk
    Nos vemos na meia de julho então, estou pensando em fazer os 21 tbm... já comprei até a passagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado he he
      Estou curioso para ver a sua, do jeito que você se diverte se analisando, vai ser bem engraçada!
      ótima notícia sua vinda! quem sabe conseguimos correr juntos?
      bjs
      Sergio

      Excluir
  7. Sérgio,
    Essa é a segunda vez que eu passo por aqui para ler esta entrevista. Ri um bocado. O entrevistador é muito mala.
    Chego no RJ dia 07 de Junho para correr com o BALEAL.
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar,
      Valeu amigo!
      Acho que você quis dizer 7 de julho, não? já está marcado na agenda, temos que nos encontrar antes da prova!
      abraço,
      Sérgio

      Excluir
  8. 1 ano sem comer doce??????
    caramba!!!
    tu é forte mesmo:)

    gostei de saber de sua nova fase, inclusive a poética;)

    gosto de fazer alguns treinos com o relógio, e outros sem...
    tô curtindo muito a marcação cerrada com o relógio nos treinos de velocidade que comecei a fazer:)
    fica até mais divertido:)

    nas provas, ainda não sei...
    curti muito correr sem relógio a K21...
    nos treinos estou procurando conhecer mais meu ritmo sem ajuda dos ponteiros... é um aprendizado...
    um dia espero chegar ao nível de conhecer meu ritmo apenas pela minha respiração:)

    êta, se a esposa começar a correr, aí vai ficar ainda melhor:)

    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!

      obrigado!

      viu, os treinos com relógio dão uma motivação danada! é uma brincadeira que vicia!

      Acho que corrida de trilha é outro departamento. Aí o relógio não serve para muita coisa mesmo...

      Beijão,

      Sergio

      Excluir
  9. Caro amigo. Muito boa a entrevista. Adorei a falta de coisa a dizer aos lesionados. Você diz que o tempo é um motivador para a sua prática na corrida, embora eu não saiba se vale também para osso e coluna, acho que a velocidade machuca, a distância não. Melhorar a distância percorrida mesmo que na mesma velocidade, quem sabe dá prazer com menos risco de machucar? Machucar é da lida da corrida, mas é muito chato e todas as vezes que me machuquei tentava aumentar a velocidade. Enquanto busca uma nova base pense em passear e aumentar os tamanhos dos passeios. Elis é companhia perfeita para isso, não deixe de aproveitá-la no Rio porque ela não dura aí. Grande abraço do amigo Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro, obrigado pela visita! Estive pensando no que você disse. Acho que faz sentido. O problema é o vício de querer ir sempre mais rápido. Ainda mais agora que tenho a referência dos tempos anteriores à parada. Vou tentar maneirar ao máximo. Nem tanto ao sol, nem tanto à terra. Vou aproveitar a Elis :)
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  10. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ADOREI AS AUTO ENTREVISTAS!! CONFESSO QUE ESSES TEMPOS TIVE UMA IDÉIA DESSAS MAS FIQUEI COM VERGONHA DE POR EM PRÁTICA... AGORA ME SENTI MAIS "NORMAL" POR SABER QUE EXISTEM MAIS PESSOAS ESQUISOFRÊNICAS VIRTUAIS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK UM BARATO!! FICOU 10, PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri,
      Obrigado!!
      foi uma brincadeira legal! agora você pode fazer a sua!
      bjs
      SErgio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...