Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Corrida da Ponte: o melhor dia do resto de nossas vidas


Vista do vão central
 
Corria pelo vão central, já na descida. De repente, olho para o mar, não para o lado, um pouco mais para trás, buscando o sol. A vista é linda demais. A baía, os barcos, o sol ainda próximo ao horizonte, refletindo fortemente no mar e transformando aqueles navios em pequenas silhuetas. Sinto aquela comunhão com a vida que tenho encontrado na corrida. Tenho certeza. Tomei uma das decisões mais certas de minha vida vindo fazer essa prova.

Amigos, escrevo ainda tomado pela emoção de ter cruzado aquela ponte correndo. Foi bom demais! Agradeço à Abril, na figura do Sergio Xavier, por ter me dado o convite para essa prova. Até a sexta-feira, eu achava que não faria essa prova já que, devido à um problema de coluna, havia estado no estaleiro por muito tempo. Meu maior treino havia sido no domingo anterior, de 14k.

O dia começou com uma noite mal dormida, como é normal na véspera das provas, já que a ansiedade era grande. Nada demais.

Às 6:30h da manhã, entrávamos, eu e meu amigo Guilherme na barca em direção à Niterói. Estava totalmente lotada de corredores, em um clima muito bacana de alegria no rosto de cada um. O sol nascia à frente, em uma visão de tirar o fôlego. Embora ele faça isso diariamente, hoje, para mim, era diferente. Aqui esse (re)nascimento representava muito. Era eu que, após meses de dúvidas, renascia ali como corredor também.

a barca
 A ponte, a esse momento estava a nossa esquerda. Ainda que feita pelas mãos do homem, uma bela obra de engenharia, uma comprovação da nossa vocação para a beleza. Logo ela ainda ficaria mais bonita, com aquele tapete humano a atravessando.

a ponte, vista da barca


Na saída da ponte encontro o amigo virtual que virou real Nishi, de São Paulo, que veio apenas para a corrida. Sujeito gente finíssima, de bem com a vida. Por que eu praticamente só encontro gente assim entre os corredores amadores? fica uma daquelas indagações tostines: o sujeito é gente boa porque corre, ou fica gente boa depois que começa a correr? impossível responder.

eu e Nishi
eu e Guilherme

 Na hora de entrar no curral de largada, me despeço dos amigos. É que a largada seria em ondas, e eles largariam uma onda na minha frente. Percebo que o sistema funcionou. Minha largada se dá sem atropelos e com todo mundo mais ou menos no mesmo ritmo. Aprovado.

Correria, pela primeira vez, a meia-maratona sozinho. É assim mesmo. A corrida, afinal, é um esporte solitário durante sua execução!

Sigo meu planejamento, que é de correr tranquilo, com ritmo em torno de 6'40"/k até o 16k e depois reavaliar. A hidratação é muito bem feita. Gostei do gatorade em saquinho, que podia ter sido repetido no posto seguinte, onde foi dado em copo aberto. Boa novidade!

O dia era absolutamente lindo, mas com um sol de outono que era bem suportável. De qualquer jeito, aproveitava cada posto de hidratação para jogar um copo de água na cabeça e dar uma resfriada no radiador.

O sol vinha por detrás, à direita. A partir da primeira vez que olhei para lá, ficou difícil não dar uma espiadinha de vez em quando, tão grande era a beleza! Não resisti e dei uma paradinha para tirar uma foto, a que abre o post!

Logo após o vão central, uma ligação. Era a notícia que queria, a família estaria me aguardando na chegada! Sinto uma alegria, uma vontade de chegar e encontrar a todos... seria uma motivação a mais no restante da prova.

Aos poucos formamos meio que um pelotão. Encontro um cidadão nordestino e conversamos um pouco. Ele vai dando força a todo mundo que vai ficando para trás. Diz que bebia e fumava, mas que agora tem uma nova vida. Passamos por uma menina que corre com dificuldade, ele diz para ela se motivar que ela já é uma vencedora! Fato!

Terminamos a ponte e entramos na temida perimetral. Ali, um ano antes, o calor era muito grande e muita gente passaria mal. Dosei a energia e a enfrentei bem. Até ali eu era feliz correndo. Não conseguia sequer achar feio. Via o mar à esquerda e o berço do RJ à direita, a essa altura cheia de obras. Ainda que as pernas já não fossem as mesmas.

A ponte, vista da perimetral. Não sei se foi o calor, ou eu que já estava meio alterado, mas ficou um efeito interessante he he


Encontro o Lucena, colunista da Folha e blogueiro. Digo que sou seu fã. Trocamos umas palavras. Sigo.

Lucena, na perimetral


De repente, a chegada vai se aproximando. Minhas pernas, ainda que doloridas, ficam repentinamente mais leves. Gosto muito! Meu filho mais velho se aproxima, corremos juntos os últimos 50 metros. Cruzamos a linha de chegada de mãos dadas! o tempo, então, era o menos importante. A prova, ainda que feita de forma lenta, encaixou. Fiz os 21,4k em 2 horas e 26 minutos, sem caminhar em nenhum momento, e chegando inteiro. Era isso que tinha para hoje!


A corrida, com já descobri há tempos, é uma metáfora perfeita da vida. Há dias bons e dias ruins. Tudo é uma questão de ver o copo meio cheio, nunca meio vazio. Eu estava ali, havia feito a prova mais de 20 minutos mais lentamente que minha 2ª pior meia-maratona, mas estava absolutamente feliz!


Só para deixar registrado, achei a organização da prova excelente. Tudo impecável! Destaque especial para a largada em ondas. Para não dizer que foi tudo perfeito, a água do posto de hidratação do 17k acabou. Mas isso é um detalhe menor que não invalida todo o restante. O corredor foi tratado com carinho.

Existem acontecimentos na vida que são tão especiais que temos certeza que não se apagarão nunca da nossa memória. Aquela olhadinha para o sol na ponte e a chegada triunfal com a família estão certamente entre esses momentos!


* Links para essa postagem:
No Blog Pulso, do Globo: http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/posts/2012/05/21/corrida-da-ponte-relato-de-sergio-melo-446334.asp
No Blog Correria, da Abril: http://runnersworld.abril.com.br/blogs/correria/sol-testemunha-321833_p.shtml

22 comentários:

  1. Que boa notícia !!!!!
    Parabens pela prova.
    Pelo visto, nao foi aquele sofrimento do ano anterior.
    Quem sabe eu me animo um dia? Eu não curto nada correr na perimetral, nada. Mas ...
    Abs e parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Xampa!
      Sem dúvida o calor era acima do ideal, mas muito menor que no ano anterior!
      Engraçado, eu curti correr na Perimetral aquele fim de prova. Tudo estava tão legal.
      Abraço!

      Excluir
  2. ah, Sérgio, que pena que não nos encontramos lá!!!

    parabéns pela prova!
    achei tudo incrível!
    a começar pela travessia na balsa!
    que mar lindo!
    que visual lindo!
    cores e aromas sedutores!

    também achei a organização da prova impecável!
    aliviou até mesmo a dureza que é a Perimetral:)
    é que depois daquele visual de sonho lá na Ponte, a gente cai na dura realidade, concreta e cinza, da Perimetral:)
    e isso depois de correr 15km, faz as pernas doerem ainda mais:)

    agora, aquele chuveirinho, o isotônico...
    e em alguns momentos, até o pessoal do abastecimento dando uma força, numa espécie de torcida organizada pra cada um de nós... isso foi muito gostoso!
    foi muito legal!!!

    no final da prova, a gente ficou lá na tenda do Pulso... êta coisa boa!!!

    eu até falei pro Ricardo que você tinha me avisado que iria correr, mas como você não aparecia, achei que tivesse desistido...

    parabéns pelo retorno às pistas!!!
    estou sempre na torcida por você, e sei como deve ter sido especial esse momento, esse renascer!

    um grande abraço, meu amigo!
    parabéns pela conquista!!!
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Elis, uma prova imperdível! ano que vem estou dentro de novo.

      Obrigado pela torcida! também estava na torcida por você!

      Pena o desencontro,
      beijão
      Sergio

      Excluir
  3. Sérgio,
    Não vou te chamar de Fênix para ninguém duvidar da sua masculinidade, mas o seu "renascimento" foi em grande estilo. Prova perfeita e o apoio do filho na chegada foi melhor do que qualquer prêmio.
    Meu amigo, parabéns, você está voltando bem.
    Chego no RJ no dia 07, sábado de manhã, para fazer a maratona 2012. Espero encontrá-lo feliz, com saúde e correndo.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar,
      obrigado, amigo, pelas suas palavras. Fenix somos todos nós, que nos levantamos depois de cada queda e seguimos adiante he he... sem dúvida foi tudo maravilhoso.
      Temos que fazer uma programação a partir do sábado, dia 7. Também espero que estejamos todos bem e preparados para mais esse desafio!
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  4. Sérgio, Sérgio, já estava contando os dia pra lhe ver. Agora o abraço será mais apertado, ainda bem que não abracarei suas perans, senão vc não correria nunca mais!!!!!!

    Parabéns, cara!

    Mega abraço do Claudio Dudnes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudião,
      com todo o simbolismo que tem essas palavras agora eu posso, com muita alegria, dizer: "eu voltei!". Um corredor no estaleiro é um sujeito triste, por mais que consiga extrair algo de positivo da experiência.
      Uma coisa que me deixou triste foi de não ter conseguido acompanhá-los na Pampulha, ainda mais com a força que você havia me dado.
      Estou com saudade demais do amigo e "doido" para lhe encontrar novamente!
      Você vem ao RJ para a Maratona? vai fazer meia ou maratona? diz que você vem, amigo!!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  5. Voltou em grande estilo!
    Parabéns pela prova, parabéns por ter corrido em paz, sem dores e por ter o apoio da sua família na linha de chegada.

    Não tem preço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,
      Muito obrigado! a prova foi bacana demais!
      bjs
      Sergio

      Excluir
  6. Parabéns pelo retorno Sergio. Só quem já passou por isso sabe o quão prazeroso é essa volta, ainda mais sem dores. Sucesso ai nas próximas etapas. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Dom Ricardo!
      Obrigado pela força!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  7. Sensacional o seu relato sobre a prova.
    As fotos também ficaram maravilhosas.
    Confesso que pelo segundo ano seguido fiquei com uma vontade enorme de participar desta prova, mas infelizmente não foi possível. Quem sabe em 2013 ou em 2014. hehe
    Grande abraço e parabéns pela participação. Com certeza deve ter sido um momento único cruzar aquela ponte correndo e ter toda família reunida te esperando no final.

    PS: Estarei aí na Maratona dia 08/07.


    tutta/BALEIAS/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tutta,
      Obrigado, amigo!
      Seria muito bacana ter sua presença aqui nessa prova no ano que vem! Vamos ver se consegue...
      Realmente foi um momento único...
      Te aguardo em julho!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  8. Olá Sérgio.
    Conheci o seu blo pelo seu relato no blog do Rodolfo Lucena. Parabéns pela conquista e como escrevi no blog dele, faço o mesmo no seu.
    Esse relato me anima muito a me preparar para poder encarar esse desafio no ano que vem!

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz
      Obrigado pelo comentário!
      boa sorte, rapaz, nos seus treinos e nas provas!
      vou adicionar seu blog na lista ali ao lado...
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  9. As fotos que tirastes da alvorada ficaram lindas. Este é um entre outros muitos motivos que tenho para correr no início do dia.
    Quando dissestes que vivíamos um momento semelhante lembrei que ainda não passado por aqui. Depois de ler seu relato, tenho que concordar que a fase é a mesma e, por incrível que pareça, o objetivo também!
    Após a Asics G4 a dedicação será vencer a barreira dos 50 minutos nos 10 Km, mas este a dedicação a parte muscular será feita para não repetir a contusão do ano passado.
    Você tem toda razão ao falar do apoio da família e amigos. Eles fazem realmente a diferença.
    Abraço e boas passadas.
    andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,
      Obrigado, amigo!
      Maravilha que tenhamos o mesmo objetivo! quem sabe não conseguimos o sub-50 juntos! seria muito bacana...
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  10. Serginho, muito bonito o relato! Você realmente é um exemplo de dedicação para mim e para os meninos. Continue firme nos seus ideais. Cada dia mais nós nos orgulhamos de você. Beijos Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati,
      muito obrigado! saiba que os "perrengues" que você às vezes passa tendo que cuidar da cria sozinha enquanto eu treino não são em vão. Correr é o que traz equilíbrio na minha vida, e faz com que tudo, inclusive os relacionamentos com as pessoas, sejam melhores. Espero que você e os meninos se inspirem pela vida saudável...
      beijos e obrigado por tudo,
      Sergio

      Excluir
  11. Grande Sérgio !!
    Essa corrida realmente é pra entrar para a história de qualquer corredor ., Eu ainda não tive o prazer de corre-la ., mas ano que vem quem sabe estarei aí tb !!!

    Abraçoss e bons treinos !1

    Romildo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romildo,
      com certeza, amigo! espero que ano que vem possamos corrê-la!
      abs
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...