Ando pensando muito sobre a Maratona de Berlim. Como todos sabem não pude fazer uma preparação adequada, devido a uma bursite no joelho que já não incomoda. Para o tempo que falta e para a necessária adaptação para as longas distâncias, achei que era quase impossível completá-la bem. O cenário mais provável seria correr até os 30k a me arrastar pelos últimos 12k. Por isso, resolvi adotar uma estratégia diferente: o run-walk.
A ideia é correr por 4 minutos e caminhar acelerado por 1 minuto, em ciclos de 5 minutos. Essa é uma estratégia conhecida. Como se sabe que será necessário caminhar em algum momento, ao invés de fazer isso apenas ao final, distribui-se ao longo da prova, com inúmeras vantagens. Primeiro, chega-se mais inteiro e animado ao final. Depois, consegue-se, inclusive, terminar a prova em tempo inferior (quando não se está bem preparado). Por último, a recuperação costuma ser melhor.
Com esta estratégia em mente, fiz ontem meu longão, no Maracanã. Lá está muito bom, porque a ciclovia foi toda refeita, está perfeita e sem desníveis consideráveis. Fui nessa estratégia. A ideia era correr a 6'/k e andar o mais rápido que desse. Consegui seguir a risca. Fiz 20k e, terminei muito bem, em 2 horas e 12 minutos. O melhor foi que terminei com a mesma (ótima) sensação que finalizo meus longões, ou seja, não ficou nenhuma frustração por não ter corrido o tempo todo. Como faltam 6 semanas (inclusive essa), acho que consigo chegar na maratona em boas condições para essa estratégia. O objetivo é terminar a prova bem inteiro!
O ponto pitoresco do treino ficou por conta de um ônibus que derrubou uma árvore na ciclovia entre a minha 2ª e 3ª volta. Se tivesse passando ali no momento teria provavelmente me machucado, ainda que a árvore não fosse muito grande. Como só costumamos reclamar do poder público, dessa vez eu elogio. Em menos de 1 hora a árvore já tinha sido cortada e retirada da ciclovia pelos bombeiros e a polícia já havia feito todo o trabalho de isolamento.
É isso, fazendo figa para não ter mais nenhum contratempo, sigo rumo à grande meta! Obrigado aos amigos que tem desejado uma força!
Blog de Sergio Melo, um aficcionado pelas corridas! Sou apenas um sujeito que gosta de treinar e correr provas, o que tenho feito ao longo dos últimos 8 anos com o mesmo interesse, dos 6 aos 42 km. Acho que toda distância tem seu desafio, desde que tenhamos nos esforçado para nos preparar adequadamente!
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fiquei feliz demais ao saber que está animado e mais ainda por você ter mudado sua estratégia para a Maratona!
ResponderExcluirEu já fui ultrapassada por muitos corredores que alternavam entre caminhada e corrida, sua estratégia tem tudo para te levar feliz até o pórtico!
Parabéns!
Obrigado, Adriana!
ExcluirVamos na corrente positiva! so far so good...
bjs
Sergio
Você deve fazer uma limonada suíça muito boa, meu amigo. Pois não tem tempo ruim para você. Por esta e muitas outras eu continuo a segui-lo e admirá-lo.
ResponderExcluirDeus lhe abençoe e lhe traga saúde hoje e sempre.
Boas passadas
Valeu, amigo. Diria que não há tempo ruim para você também, que tem horários muito mais complicados que os meus. Te desejo tudo de bom também e parabéns nas suas conquistas, que são muitas.
Excluirgrande abraço,
Sergio
Achei super legal esta estratégia Sérgio. E acredito que funcionará muito bem.
ResponderExcluirDesde já desejo uma boa viagem, estadia e prova em Berlin.
Grande abraço e bons treinos.
Ah, e me desculpe pelo 'sumiço'. Ando meio desmotivado. hehe
tutta-Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br
Fala, Tutta. Valeu, amigo, obrigado pelo comentário e pela passagem por aqui!
Excluirgrande abraço,
Sergio
ótima escolha. vai dar tudo certo.
ResponderExcluircorrer e caminhar é o caminho.
Valeu!
Excluirabs
Sergio