Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 15 de junho de 2010

Treino em esteira

Dia frio, bom treino intervalado na esteira. Corri fazendo 4 séries de 3' a 12km/h e 2' a 9km/h, mais 10 minutos de aquecimento e 10 de desaquecimento. Total de 40 minutos. Bom para a fase do treinamento em que estou.

Sei que tem muita gente que não curte treino em esteira. Eu encaro numa boa. Prefiro o treino na rua, mas acho o treino na esteira excelente para intervalados.

Primeiro tem a vantagem óbvia do controle das condições atmosféricas. Está caindo uma chuva muito forte, esteira é a solução.

Além da vantagem citada, a esteira permite que você possa controlar exatamente o tempo e velocidade de cada trecho, algo praticamente impossível de fazer na rua. Minha experiência é que, nesse caso, acabamos "roubando" um pouco e reduzindo a velocidade nos intervalados mais intensos. Na esteira, não há como fazer isso. Além disso, facilita bastante o controle da corrida por tempo, ao invés de distância, o que permite uma melhor adaptação à fase atual do treino.

É importante que seja uma boa esteira. Para realizar treinos de qualidade, é bom que tenha um teclado numérico, pois facilita muito no momento de alterar a velocidade. Nos meus treinos mais intensos chegava a fazer tiros de 1'. Isso exige ficar mudando a velocidade com muita frequência e o teclado realmente ajuda. É só digitar a quanto se quer correr e pronto...

É bom também que a esteira tenha um bom amortecimento. Quanto à isso, entretanto, hoje em dia com toda essa onda da corrida descalço e tênis minimalista, há controvérsia.

Já li que há inclusive esteiras onde já estão programadas as provas mais famosas, como Maratona de Nova Iorque ou São Silvestre. Eu ainda não vi um modelo destes. Confesso que adoraria fazer um simulado de São Silvestre antes de participar da prova.

Uma outra feature interessante, mas ainda pouco encontrada, é o modelo que permite usar uma chave personalizada que altera a velocidade e inclinação no tempo certo, previamente programado . Assim, já não é necessário mudar a velocidade, a esteira faz isso para você. Já usei esse modelo, mas isso foi na época em que treinava na Cia Athletica.

Dito isso, é importante ressaltar que, a menos que se queira correr apenas em esteira para o resto da vida, é importante alternar com treinos na rua. O que ocorre é que o condicionamento cardiovascular pode ficar excelente treinando apenas em esteira. Como a corrida na rua é parecida, acaba-se pensando que se pode correr na rua na mesma velocidade e distância que se vinha fazendo na esteira. Só que o impacto na rua é muito maior e o exercício ligeiramente diferente. o que pode trazer sérias complicações. Houve uma época em minha vida em que fiz isso, e o resultado foram 3 dias tomando dorflex e mais 3 semanas sem poder treinar com a coluna e os joelhos acabados. Nunca mais repito esse erro! Para passar da esteira para a rua deve-se fazer uma transição bem lenta e gradual. O ideal é correr na esteira, alternando-se com os treinos na rua.

Vamos correr com saúde!

8 comentários:

  1. Muito interessante seu post sobre esteiras Sérgio.
    Parabéns!
    Realmente o treino intervalado deve ser mais fácil programando nela.
    Aliás hoje é o meu dia de intervalado, e ainda após o jogo do Brasil, tô frita!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Bem vinda ao blog. Quando é assim prefiro correr pela manhã. Depois do jogo tem que ter muita vontade! Mas isso você tem...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Sérgio, bom dia, agradeço pela visita e por acompanhar o meu blog e que bom que ele está servindo de inspiração para os corredores é muito gratificante saber disso, como a corrida virou um boomm os blogs também e com são milhares de blogs hj em dia dos corredores, fica dificil de ir em todos e vou fazendo isso aos poucos no pouco tempo que sobra...Mas não me lembro do seu blog, me desculpe ae...Pois o seu blog está de parabéns e também está muito informativo...Tentei lhe adicionar para seguir o seu blog mais não achei o ícone do seu blog, sempre que puder virei aqui ver as suas aventuras nas corridas. Parabéns pelos constantes treinos em esteira, vc citou aqui duas coisas frio e correr em esteiras...Pois frio é ruim de demais, até vc aquecer demora e com isso se o corredor não se aquecer direito pode até se lesionar, cara eu sou um dos que não gosto correr em esteiras, mas também não recrimino quem corra, vc está de parabéns pelo post aqui e com certeza vai ajudar esclarecer muitas coisas para quem gosta de correr em esteiras e falando nela, naõ sei se vc viu no meu blog, pois ano passado eu participei de uma feira de esportes aqui no Rio e infelizmente só pude correr 20 minutinhos nela, pq no dia posterior era o dia da Maratona do Rio e eu estava focado nela, se vc não viu acesse: http://www.jmaratona.com/2009/06/kit-da-maratona-do-rio-feira-de.html
    Ahhh vc comentou sobre itens da esteira, a que eu corri ano passado só bastava falar, pois a esteiras MOVEMENT tem um painel em cima dela que simula qualquer percurso do mundo, showww ela, nos meus 20 minutos que corri eu simulei um percurso da praia de copacabana.

    Valeu amigo, mais uma vez obrigado e sucessos para ti nas corridas.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Show de bola, Jorge. Meu blog é novo, por isso você não viu antes. Já coloquei o ícone para quem quiser me seguir. Legal quanto à esteira Movement, esse modelo não conheço.
    Com certeza vamos acabar nos encontrando nas corridas.
    Grande abraço e sucesso para ti também.

    ResponderExcluir
  5. salve sergio.
    tá aí uma coisa que fiz apenas uma vez em 3 anos de corrida, correr em esteira.
    por total falta de uma por perto.

    ResponderExcluir
  6. é, certamente não é essencial. Para mim funciona bem. Esqueci de falar que é ótima opção quando as condições atmosféricas são adversas. Obrigado pela visita.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. oi, sergio,

    acabei de conhecer seu blog, é muito legal! este post sobre as esteiras é interessante! eu sempre torço o nariz pra elas, acho que por ter começado a correr na rua, eu fico implicando, rsrsrs
    mas nesse tempo frio, ai, como faz falta!

    você mencionou cada esteira legal! não sabia que havia modelos que simulam uma prova! uau! eu quero, hehehe

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Elis, seja bem vinda. Estas esteiras que simulam provas realmente devem ser bacanas. O Jorge Maratonista, em um comentário acima, disse que testou uma que simula percursos ao redor do mundo. Deve ser realmente fantástica! Mas realmente tem muita gente que não curte esteiras, acho que é meio "ame ou deixe" he he
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...