Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Outra vez de novo

Fiz este blog com a intenção de que fosse algo positivo sobre as corridas, mas às vezes fica difícil. Ontem resolvi tirar o marcador "tendinite" da nuvem de tags, pois ele estava em 1º lugar (!). O fato é que, nestes 7 meses de 2010 está difícil ter uma sequência mínima de corridas.

No domingo meu treino foi horrível, não rendeu nada. Tinha dormido mal, afinal estou com um recém-nascido em casa, mas mesmo assim fui treinar. Conclusão, além de um pace de tartaruga, senti uma dor que já tinha tido há anos, no tornozelo direito, que é justamente o mais fraco. Resolvi dar uma maneirada no início da semana e fiz uma musculação na segunda e uma aula de spinning na terça. Vi que meu condicionamento aeróbico está muito ruim e no ontem, quarta, senti o joelho, do esforço do spinning. O pior é que, aparentemente, a dor no tornozelo continua lá... Resumindo o ano: jan a maio - fascite plantar, jun a julho - tendinite no pé esquerdo e agora no tornozelo direito. Já mudei minha pisada para o meio/frente do pé, mas me machuquei de novo. Triste...

É óbvio que nessas horas passa pela cabeça aqueles pensamentos tipo "não é melhor tentar outro esporte?" ou "por que todo mundo consegue correr menos eu?". Mas aí procuro me lembrar de algumas histórias inspiradoras, de gente que teve que lutar muito mais que isso para continuar correndo e que está firme e forte. Tem gente que passou por uma quase amputação e dois anos de cama, cirurgias e muita dor (caso do Lelo, que já foi mostrada na Runners brasileira), e gente que amputou a perna para poder continuar correndo (não é mentira, para quem lê inglês, pode ler na Runners americana aqui). Afinal, o que são uma contusões menores aqui e ali?

É hora de manter o otimismo e a motivação. Analisando friamente, essa contusão não parece ser nada muito sério. É só a frequência é que aborrece. Mas um dia isso passa!

Sai zica!

15 comentários:

  1. Olá Sergio. Tenho acompanhado seu blog, e vi que no início do ano você teve Fascite. Qual o tratamento que você usou para melhorar? Estou perguntando pois também estou com uma fascite leve, mas que me incomoda muito. Você corria mesmo com ela doendo?
    Obrigado.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,
    Primeiramente obrigado pela visita e pelo comentário. Rapaz, eu li muito na internet e não consegui chegar a nenhuma grande conclusão. Cada um relata que me melhorou (ou não) com um método diferente. No meu caso, posso dizer que minha melhora foi de 100%. Fiz fisioterapia (19 sessões) e muito gelo, massagem e alongamento em casa. Posso dizer que as três coisas que foram mais importantes para mim foram: a) musculação, b) massagear os pés com uma bolinha que vende em pet shop e c) mudar a pisada para não pisar primeiro com o calcanhar. Fiquei efetivamente 4 meses sem correr, mas minha fascite foi forte e bilateral. Acho que a questão de pisar primeiro com o meio ou frente do pé é muito importante. abraço.

    ResponderExcluir
  3. Acho que isso faz parte do aprendizado. Só assim, vc vai se descobrir. Estou com um inicio de tendinite patelar e uma dor na parte interna da coaxa. Estou descobrindo o caminho. Acredito muito na osteopatia, veja meu osteopata: www.fredericomeirelles.com
    Vá devagar, que tudo se acerta.

    ResponderExcluir
  4. Sérgio,
    No (re)começo também senti muitas dores, mas depois passou. Nunca tive problemas com motivação. Mas, agora, faço parte da ACORJA e me sinto melhor correndo com um grupo. Nem todos os dias estamos bem para treinar e acho que mesmo correndo pouco o importante é não parar. Atualmente, já não sinto tantas dores e, hoje, pude fazer 15 km de ladeiras pelas ruas da periferia do Recife numa boa. No sábado vai acontecer um longão em estrada de barro e isso está me motivando. Veja no meu blog a alegria do nosso grupo durante as corridas.
    Valeu!
    Gilmar
    http://www.fotocorridagilmar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Xampa e Gilmar,
    Valeu pelas mensagens! E isso aí, Xampa, o negócio é ir devagar. Vou estudar um pouco o negócio da osteopatia. O bom é que o blog e os comentários acabam funcionando como mais uma fonte de motivação. Gilmar, suas fotos da corrida em Nova Jerusalém são fantásticas, realmente inspiradoras. Fale para a sua esposa para não se irritar com suas especificações técnicas porque o resultado fica realmente muito bom he he
    Grande abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  6. Mas então Sérgio, eu "acho" que é fascite, ainda não fui ao médico, mas pelo que pude ler a respeito eu acho que é sim... Tenho dor na sola do pé, que prolonga até na frente do pé próximo aos dedos, e também dói bem na lateral do lado esquerdo (pé esquerdo), e quanto ao pisar com a frente do pé primeiro, ainda não consigo direito, parece que fica meio estranho.. andando em ponta de pé.. Quarta feira que vem vou ao médico, vamos ver o que ele fala.
    Abraços e obrigado.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  7. Marcelo,
    para você saber se é fascite ou não (pelo jeito é) tem uma dor bem característica. É uma pontada que dá quando você acorda e coloca o pé no chão pela primeira vez. Se for isso, você já pode se antecipar ao médico procurando alongar a panturrilha ao acordar, antes de pisar no chão. Eu colocava um cinto velho de lona na mesa de cabeceira para fazer isso. A dificuldade de pisar com o meio ou frente do pé primeiro muitas vezes é porque a maioria dos tênis tem o calcanhar muito alto. A alternativa seria buscar um mais plano. O livro "Nascido para Correr" fala bastante da fascite, recomendo a leitura. Melhoras para você!
    Abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  8. oi, sergio!

    que chato essas idas e vindas de lesões:(
    quando conheci seu blog, você estava tão empolgado, voltando aos treinos, experimentando correr descalço...
    muda de esporte não, viu;)
    você, por experiência própria, já sabe que lesão não é o fim de tudo, já teve até fascite e ficou bom!!!
    eu já tive fascite, mas era totalmente sedentária, então acho que foi mais fácil me recuperar;)
    mas já tive que ficar duas semanas parada por causa de uma torcida leve no tornozelo, e odiei, achei que o médico estava ficando doido de me mandar parar por duas semanas rsrsrsrsrs por causa de uma merreca de uma torçãozinha de nada rsrsrsrsrsrs

    o importante é não desistir... vai ao médico, faz o que tiver que ser feito, e enquanto isso procura fazer outras atividades que mantenham o condicionamento, como o spining e a musculação! ao menos quando você voltar a correr, será muito mais fácil!

    parabéns antecipado pelo dia dos pais!
    um domingo de muita festa!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. é isso aí, Elis. Na verdade não estou desmotivado não, só estou com um pouco de medo de ter que ficar muito tempo parado de novo por causa do tornozelo. É que a fascite começou assim, achei que era coisa para uns 2 dias parado e foram 4 meses. É um pouco triste ver todo mundo nos longões e eu na luta para conseguir correr alguma coisa. Mas a vida está tão boa que não tenho do que reclamar. Estou encarando como o Xampa disse, como oportunidade para auto-conhecimento. Hoje vou fazer um spinning e, se o tornozelo não incomodar até lá, no domingo eu tento dar uma trotada. Vamos ver. Torça por mim. bjs.

    ResponderExcluir
  10. Fala Sérgio!

    Acabei caindo aqui no seu blog. Passei por isso há pouco, não no que diz respeito às lesões, mas na parte de ficar sem correr por um bom tempo. É complicado, é chato e desmotiva a gente. Eu tô recomeçando agora e tem q ter paciência. Por mais q demore o tratamento, o importante é fazer o tratamento bem feito para que essas lesões não voltem a te incomodar.

    Melhoras e abraços!

    ResponderExcluir
  11. Sérgio, Ségio, Sérgio!!!!

    Meu, não desanima não!!! E olha que estou lhe dizendo isso com conhecimento de causa... Na quinta o ortopedista diagnosticou bursite e tendinite no quadril.... Chorei, resmunguei e hoje fui correr a corrida do Centro Histórico.

    Agora, esse início de recém nascido... se é dfícil para vc, imagina para a esposa (também tenho conhecimento de causa)... Ajuda bastante e aproveite esta fase. Ver uma criança descobrindo o mundo é quase que extraordinário. Aliás, parabéns!

    Ah, voltando à fasceíte, depois que eu começei a usar palmilhas, e com a fisio (já são 3 meses), melhorou MUITO. E eu nem precisei parar de correr.

    Veja se melhora este humor, hein!

    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Felipe. Visitei seu blog, legal que você está voltando. Com essa idade dá para beliscar uma vaga na Nike 600k. Bons treinos para você! abraço.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Dona D! Muito alto astral seu comentário. Quanto ao recém-nascido, está sendo mais fácil do que eu imaginava. Aprendemos muito com o primeiro. No segundo já não se tomam tantos "sustos". Que bom que você se recuperou da fascite sem precisar parar de correr. Sinceramente é a primeira vez que eu ouço isso. Hoje consegui correr, ainda que fora da melhor condição. Ótima notícia! abração.

    ResponderExcluir
  14. EU NAO SOU CORREDOR E TAL MAS TBM VI EM BLOG DE CAMADA QUE LEU SOBRE UM LIVRO INTERNACIONAL SOBRE TRIBOS DE INDIOS QUE ANDAVAL DESCALÇOS E NESTE LIVRO FALAVA DO TRATAMENTO DA FACITE SIMPLE SO MUDAR A FORMA DA PISADA PISAR COM MEIO DO PE PARA FRENTE ELE FALOU QUE EM 2 SEMANAS SUMIU COM PASE DE MAGICA,FOI QUE FIZ MEU É MUITO LOUCO EM 2 3 SEMANAS SUMIU NOSSA FELIZZZZZZZZZZZZZZZ E CLARO MANDAVA GELO DIRETO NO PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bacana, companheiro. A minha também passou e não voltou mais!
      abraço,
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...