Quanto ao meu corpo e à evolução em si
- o primeiro treino longo foi de 7,5k, percorridos em cerca de 47 minutos, com pace aproximado de 6'20"/km. Hoje os treinos mais longos estão em 18k, percorridos com pace de 5'27"/km (acho que já consigo fazer em uma faixa de 5'20"). Uma melhora substancial!
- consegui perder uns 4 quilos e ganhar massa muscular.
- o principal, não tive qualquer contusão no período, nem nenhuma doença como gripe ou algo do gênero, que tenha me tirado mais que 1 ou 2 dias de treino. Minha imunidade está excelente!
- os sintomas da fascite foram rareando cada vez mais, até hoje não sentir mais nada. Eventualmente sinto desconfortos musculares ou nos tendões, mas dentro do normal para o treinamento. O segredo tem sido a variação de tênis, de esforços e de terreno.
- Base: Preocupação em acostumar o corpo para o que vem pela frente. Aumento gradual da distância. Já incluí algumas variações de ritmo, a fim de já ganhar um condicionamento. Fui conservador, entretanto, nessas variações (meio que com freio de mão puxado). Fiz também bastante musculação, buscando aumentar gradativamente as cargas, e spinning 3 x na semana. Essa fase durou de Setembro a Dezembro.
- Transição: Mais ênfase nos treinos de ritmo e intervalados e aumentando mais a distância. Diria que foi com freio de mão apenas meio puxado. A musculação continuou, embora um tiquinho mais conservadora, bem como o spinning. Essa fase foi de Janeiro à Março.
- Específico: Nesta fase estou forçando mais nos treinos. Passei para 4 vezes na semana: 1 intervalado, com tiros de 500m, outro de ritmo (40'), um de tiros curtos (200m, mais para melhorar a forma) e um longão. Desses treinos, ao menos 1 é feito em grama ou terra, em geral o de tiros curtos. A musculação agora é só de manutenção e é feita 2x por semana, juntamente ao spinning. Essa fase vai de Abril a Junho.
- Polimento: Reduzirei o esforço para me aprontar para a prova. A musculação será apenas 1 vez por semana. Ainda decidirei o spinning (provavelmente farei 2x, mas sem forçar muito). Essa fase ocorrerá em Julho.
Quanto às pessoas
- O grupo de treinamento não ficou grande, mas fico feliz que tenha dois grandes amigos: o Guilherme e o Borges, que perseveraram. Estaremos todos lá na Meia. Infelizmente o Franklin está no estaleiro;
- Fiz o primeiro treino com minha amiga Adriana e seu marido Sergio. Espero que venham outros!
- Conheci vários amigos virtuais que viraram reais, como o Xampa, os Baleias e Jorge Ultra, o que muito me alegrou. Já combinei com meu amigo Miguel Delgado (Baleias) a presença na Maratona de Assunção, onde vou correr a Meia.
- Conheci e corri também um amigo que trabalha com o sonho de infância de muitos, o Bruno Gelmi. Ser prestativo é uma qualidade que poucos tem. Muito obrigado amigo!
- Fiz contatos com diversos amigos corredores aqui pelo blog, bem como em outros fóruns. Aprendi muito com cada um deles. O blog tem sido uma ferramenta muito útil.
- Fiz duas provas de 10k bem como alguns treinos que foram excelentes e ficaram na minha memória. Acordar cedo não foi nenhum problema neste tempo.
- Meu filho mais velho participou de sua primeira prova. Embora eu não tenha achado tão bom quanto imaginava, até hoje ele se lembra e me pergunta sobre esse evento, sinal de que gostou. Vamos repetir a dose no futuro!
- Acredito que conseguirei completar sem problema a prova-meta e persigo firme a meta de 1h45'. Os treinos ficaram mais fortes há pouco tempo e ainda tenho dois meses de treinos "úteis" pela frente. Eu acredito!
- Já tenho ideias do que fazer no segundo semestre. O foco será na velocidade, antes de entrar no específico para a Maratona.
- Tá bom demais!!!!!