Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

sexta-feira, 29 de abril de 2011

7 meses depois...

Faz 7 meses que comecei o treino para a Meia Maratona do Rio, e agora faltam pouco menos de 3 meses para a prova. O post do treino inicial foi esse aqui. Nesse período, tudo correu melhor que o esperado!

Quanto ao meu corpo e à evolução em si
  1. o primeiro treino longo foi de 7,5k, percorridos em cerca de 47 minutos, com pace aproximado de 6'20"/km. Hoje os treinos mais longos estão em 18k, percorridos com pace de 5'27"/km (acho que já consigo fazer em uma faixa de 5'20"). Uma melhora substancial!
  2. consegui perder uns 4 quilos e ganhar massa muscular.
  3. o principal, não tive qualquer contusão no período, nem nenhuma doença como gripe ou algo do gênero, que tenha me tirado mais que 1 ou 2 dias de treino. Minha imunidade está excelente!
  4. os sintomas da fascite foram rareando cada vez mais, até hoje não sentir mais nada. Eventualmente sinto desconfortos musculares ou nos tendões, mas dentro do normal para o treinamento. O segredo tem sido a variação de tênis, de esforços e de terreno.
Quanto aos ciclos de treinamento
  1. Base: Preocupação em acostumar o corpo para o que vem pela frente. Aumento gradual da distância. Já incluí algumas variações de ritmo, a fim de já ganhar um condicionamento. Fui conservador, entretanto, nessas variações (meio que com freio de mão puxado). Fiz também bastante musculação, buscando aumentar gradativamente as cargas, e spinning 3 x na semana. Essa fase durou de Setembro a Dezembro.
  2. Transição: Mais ênfase nos treinos de ritmo e intervalados e aumentando mais a distância. Diria que foi com freio de mão apenas meio puxado. A musculação continuou, embora um tiquinho mais conservadora, bem como o spinning. Essa fase foi de Janeiro à Março.
  3. Específico: Nesta fase estou forçando mais nos treinos. Passei para 4 vezes na semana: 1 intervalado, com tiros de 500m, outro de ritmo (40'), um de tiros curtos (200m, mais para melhorar a forma) e um longão. Desses treinos, ao menos 1 é feito em grama ou terra, em geral o de tiros curtos. A musculação agora é só de manutenção e é feita 2x por semana, juntamente ao spinning. Essa fase vai de Abril a Junho.
  4. Polimento: Reduzirei o esforço para me aprontar para a prova. A musculação será apenas 1 vez por semana. Ainda decidirei o spinning (provavelmente farei 2x, mas sem forçar muito). Essa fase ocorrerá em Julho.
Essas transições, ainda que tenham sido mais ou menos planejadas, ocorreram muito em função do que eu sentia no meu corpo após os treinos e não foram rígidas, mas sim com um período de transição.

Quanto às pessoas
  1. O grupo de treinamento não ficou grande, mas fico feliz que tenha dois grandes amigos: o Guilherme e o Borges, que perseveraram. Estaremos todos lá na Meia. Infelizmente o Franklin está no estaleiro;
  2. Fiz o primeiro treino com minha amiga Adriana e seu marido Sergio. Espero que venham outros!
  3. Conheci vários amigos virtuais que viraram reais, como o Xampa, os Baleias e Jorge Ultra, o que muito me alegrou. Já combinei com meu amigo Miguel Delgado (Baleias) a presença na Maratona de Assunção, onde vou correr a Meia.
  4. Conheci e corri também um amigo que trabalha com o sonho de infância de muitos, o Bruno Gelmi. Ser prestativo é uma qualidade que poucos tem. Muito obrigado amigo!
  5. Fiz contatos com diversos amigos corredores aqui pelo blog, bem como em outros fóruns. Aprendi muito com cada um deles. O blog tem sido uma ferramenta muito útil.
  6. Fiz duas provas de 10k bem como alguns treinos que foram excelentes e ficaram na minha memória. Acordar cedo não foi nenhum problema neste tempo.
  7. Meu filho mais velho participou de sua primeira prova. Embora eu não tenha achado tão bom quanto imaginava, até hoje ele se lembra e me pergunta sobre esse evento, sinal de que gostou. Vamos repetir a dose no futuro!
Olhando para a frente
  1. Acredito que conseguirei completar sem problema a prova-meta e persigo firme a meta de 1h45'. Os treinos ficaram mais fortes há pouco tempo e ainda tenho dois meses de treinos "úteis" pela frente. Eu acredito!
  2. Já tenho ideias do que fazer no segundo semestre. O foco será na velocidade, antes de entrar no específico para a Maratona.
  3. Tá bom demais!!!!!
Muito obrigado a todos que me ajudaram nesse tempo!

20 comentários:

  1. oi, sérgio!!!

    eu gosto tanto de acompanhar a evolução de quem faz treinamentos para uma prova específica!!!
    tudo certinho, planejado, ainda que, como você disse, nada rígido!
    dá gosto de ver!
    parabéns pela determinação, pela dedicação aos treinos! e por todas as suas conquistas nesses 7 meses de treino!

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Resumiu bem, Sergio: "Tá bom demais!!!!!". Com tendência a ficar melhor ainda, pelo andar da carruagem. Siga firme!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elis!
    Obrigado!
    Eu achei essa história de colocar uma meta muito motivadora! é que eu gosto das coisas bem planejadas. Mas é importante ser flexível também para acomodar os imprevistos do dia-a-dia. O mais legal agora é a corrida para ver se vou conseguir evoluir a ponto de fazer a meia a 5'/km. Vamos ver...
    Mas eu gosto muito também de fazer uma trilha. De sair sem saber o que vou encontrar pela frente... só que isso está suspenso por hora enquanto as crianças são pequenas. Não consigo acomodar na rotina.
    PS não adiantou você esconder seus treinos dentro do blog porque eu já tinha achado, tá?! he he
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Fabio,
    Obrigado, amigo. Assim seja!!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Sérgio teu planejamento é digno das melhores assessorias no mercado. Coisa de profissional mesmo, parabéns. E tua execução digna de atleta profissional. Quando é que pode fazer minha planilha? KKKKKKK Brincadeira. Abç

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelos treinos preparatórios para a Meia do RJ.
    E nos vemos em Assunção com os Baleias.
    Estarei correndo a maratona.
    Abraço e continuação de bons treinos aí.


    tutta/ubiratã-50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não está bom demais não, está excelente! Parabéns pela evolução. Que venha a Meia!

    Agora que o seu xará resolveu pegar no meu pé, devo notar alguma melhora no meu ritmo. rsrsrs

    Hoje corremos na Lagoa, treino curto (10k). Amanhã estamos na dúvida entre Aterro ou Lagoa para um treino mais longo. Vai treinar amanhã ou já treinou hoje? Se estiver afim de treinar conosco, envie uma mensagem para o meu celular!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  8. São relatos como o seu que me motivam a seguir firme nas minhas metas pessoais. Parabéns!!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo-
    Com certeza vc está fazendo tudo planejado e fará uma boa meia maratona é isso aeee Serjão manda ver que tudo dará certo, obrigado por me citar aqui no seu blog e me desculpe a demora é que para dar conta de tudo tá ficando hot, mas é isso aeee é isso que as corridas nos proporciona, ganhar saúde e fazer muitos amigos.

    Bom final de semana e bons treinos,

    Jorge Ultramaratonista
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  10. É isso aí amigo Sérgio !!
    Administrar e saber treinar com consciencia é sinônimo de evolução sempre !!

    Abraçoss

    Romildo

    ResponderExcluir
  11. Bruno,
    Obrigado!! mas estou longe de ser tão bom quanto uma assessoria he he Tudo foi uma combinação de estudo, persistência e paciência. Não tenho competência para fazer planilha para outros, afinal o que funciona para mim pode não funcionar para outro. Você já está com ótimos profissionais, os resultados logo virão! Acabei de perceber que cometi um erro crasso e não mencionei você no post, vou corrigir isso já!!
    grande abraço amigo,
    Sergio

    ResponderExcluir
  12. Tutta,
    maravilha! vai ser show! quem sabe pego umas dicas com você para tentar correr um pouco mais rápido!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  13. Adriana,
    Muito obrigado!
    Acabei precisando viajar novamente este fim de semana. Mas próximo final de semana estou de volta aos treinos no RJ firme e forte. Estou querendo ir à Lagoa. Topa?
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  14. Alessandro,
    Valeu! e um comentário como esse é um dos combustíveis que nos motiva, amigo!
    Grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  15. Jorge,
    Valeu amigo! vamos nos ver muito nas corridas por aí!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  16. Romildo,
    obrigado! devagar e sempre se chega longe!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  17. Caro amigo, que bom que o treino tá tão perfeito que vai dar para correr outra meia logo em seguida. Nos veremos no Rio e Assunção. Grande abraço. Miguel Delgado.

    ResponderExcluir
  18. Ha ha ha obrigado pela correção, não precisava. E disponha, não dá para ajudar a todos o tempo todo, mas de vez em quando é possível sim. Foi um prazer. É legal ver o percurso das corridas e saber que tenho uma micro participação neste mapas virtuais apresentados Abraço

    ResponderExcluir
  19. Miguel,
    Sem dúvida, tudo certo para as duas: Rio e Assunção! a farra será boa!
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  20. Bruno,
    Encontrar gente disposta a ajudar, hoje em dia, infelizmente, não é tarefa fácil! Por isso não me canso de agradecer!
    A propósito, nesse domingo estamos marcando um longão na Lagoa. Se quiser ir, será um prazer!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...