Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Maratona de Berlim (Resumo final)


Retirado do site da Maratona. O Dr. ali no nome foi um erro deles he he.

Fui muito feliz no processo de preparação, bem como na Maratona de Berlim!

Completar uma maratona era um sonho de criança que pude realizar. Isso é fato. Nada que eu leia ou ouça vai mudar isso. Assim, o evento teve grande importância na minha vida.

Outro ponto a destacar é que, devido às circunstâncias (contusão), foi necessário me superar para adotar uma estratégia que não era o que gostaria de fazer (run/walk). Foi difícil me manter fiel a ela, tanto durante alguns treinos quanto, mais ainda, na corrida. As parciais da prova, que colei na figura acima mostram o acerto da estratégia. Consegui fazer uma prova bem consistente e, as dores após a prova mostram que fui no limite do que dava para aquele dia. Levo essa perseverança para a vida, já que viver é a arte de fazer o possível, ainda que, muitas vezes, longe do ideal que gostaríamos.

O fato de escolher para a estreia uma corrida fora do país também foi muito bom. Em primeiro lugar, tinha muita curiosidade de correr uma major. Minha conclusão foi de que a organização é realmente, impecável e o povo alemão deu mostra de saber fazer realmente algo organizado.  Depois, para a estreia, acho que foi importante ter escolhido uma prova plana e com temperatura ideal. Não imaginava, entretanto, que as condições seriam tão perfeitas. Não sei se vou conseguir fazer na vida uma prova tão plana e com temperatura e umidade tão boas. Tinha medo de ficar com frio, mas agora já sei que a temperatura em torno de 10º é ideal!

Outra constatação é que é muito bom fazer uma prova realmente com apoio popular, acrescenta bastante na motivação, embora correr seja naturalmente motivante para mim.

Minha esposa também me apoiou durante a preparação, bem como durante a prova. Sei que a preparação para uma prova como essas é difícil e muitas vezes tive que realizar longos treinos. Coube a ela segurar a barra. Ainda por cima esteve em 3 locais durante a prova tentando me encontrar. Por algum motivo acabamos nos encontrando apenas em um. A união do casal é mais um bom resultado que carrego de todo o proceso.

Por último revisitei as dicas que havia recebido dos amigos corredores antes da prova. Consegui cumprir as 3: não exagerei no começo da prova, controlei bem a alimentação e hidratação e me diverti muito! acho que está bom para a primeira vez!

Ainda tenho muitos desafios na minha vida de corredor amador, isso foi só o começo de uma nova etapa. Ainda quero fazer uma maratona inteira sem andar, por exemplo. Também não sei se quero continuar treinando para maratona, provas menores, ou mesmo se parto para outros vôos (provas de montanha etc). Tudo será avaliado com calma.

Por último quero deixar registrados os agradecimentos a todos que passaram aqui pelo blog, bem como aqueles que me apoiaram ainda que sem passar por aqui.

Não sou uma pessoa diferente por causa da maratona. Não me tornei um super-homem ou algo do gênero. Creio, entretanto, ter me tornado um ser humano um pouco melhor, pois algumas experiências, como esta, tem essa capacidade de nos moldar.

Já iniciei nova fase nos treinos. Devagar. Um passo depois do outro. Assim, mais ou menos, como se segue na vida ;-)

8 comentários:

  1. Parabéns Sérgio, pela prova e por toda a preparação para ela, fim de ano é pra isso mesmo, repensar o que vivemos extrair ensinamentos e criar novos objetivos, fazer listas e planos. Que você encontre o que procura na corrida e que ela continue te surpreendendo de maneira positiva sempre.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ju! Que a corrida seja sempre essa fonte de inspiração para nós!
      bons treinos,
      Sergio

      Excluir
  2. Completar uma maratona, mesmo que caminhando alguns minutos é algo de se comemorar muito.
    Parabéns pela ótima estreia.
    Abraço e bons treinos.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Sergio, pela conquista e principalmente pelo blog.
    Há muitos anos acompanho e sempre gosto muito do que escreves, e sempre estava claro que um dia chegaria à essa condição de completar a sua maratona.
    Abraços,
    Nikolas - Caxias do Sul/RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nikolas
      Obrigado, amigo! fico feliz de ter um leitor na bela Caxias do Sul! estive uma vez na sua região com a esposa e achei espetacular.
      Espero que a corrida seja para você também um motivo de realização pessoal e que atinja suas metas...
      Apareça mais para trocarmos ideias!
      Grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  4. Sergio, td bem?
    Vi seus comentários no blog do SX, naquele papo sobre postagens com outros nomes, etc.
    Vc mencionou alguns fóruns de corrida... Vc pode me indicar algum?
    Estou procurando fóruns sobre corrida há algum tempo e não encontrei nada, e gostaria de um lugar para bater um papo sobre temas mais diversos (comentários em blogs geralmente se prendem ao tema do post).
    Abraços
    João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, João?
      Estou há muito tempo sem participar. Um forum que era muito legal era o que tinha no forum now. (http://www.forumnow.com.br/vip/topicos.asp?forum=88968&grupodiscussao=217825 ). Agora fui ler e percebi que ele está quase desativado. Este era um forum mesmo, com tópicos sendo colocados para discussão etc. É uma pena que esteja no fim.
      De resto era mais comentários em blogs, como os da contrarelogio e webrun.
      abs,
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...