Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Por que a musculação?

Algumas pessoas que correm me perguntam o porquê de tanta musculação. Uns dizem que correm há muito tempo e nunca precisaram fazer. Pois é. Sei que os quenianos também não fazem ou fazem muito pouco. Por que eu preciso fazer, então?

A resposta talvez esteja na genética. Como falei no primeiro post, já tive muitas contusões, o suficiente para saber que necessito reforçar a musculatura. Além disso, recentemente li uma reportagem na Veja que dizia que, em uma avaliação Isocinética foi constatado que grande parte dos corredores não possuía musculatura forte o suficiente para suportar o esforço da corrida. Além disso, ao iniciar o trabalho de fortalecimento com peso, observei que tenho uma força muito menor no tornozelo direito que no esquerdo. Como grande parte das minhas contusões foram na perna direita (tendinite no tornozelo, fascite plantar), liguei um fato a outro e cheguei a conclusão que a musculação provavelmente me fará muito bem.

Então para mim será assim. Um 2010 com foco no reforço muscular, para terminar o ano bem...

PS Achei um bom artigo sobre a necessidade de musculação aqui

6 comentários:

  1. Sergio

    Excelente Post. Eu tb faç muito a musculação como parte dos meus treinos. Aqui, quase todos os corredores fazem musculação pelo menos duas vezes por semana.

    Sou corredora e instrutora de Spinning e sei que de fato tanto a musculação quanto as aulas de Spinning são otimos como "cross training" o que tem me ajudado muito como corredora.

    Adorei o seu blog. Vou segui-lo.

    Abraços,
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Legal, Sandra, seja bem vinda! também acho o spinning excelente como cross-training. Mais tarde ele voltará a ser incluído na minha programação, com certeza. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio, antes eu só corria em morro para não ir para academia detestava no início, daí uma certa vez o meu técnico me disse que teria que fazer musculação para reforçar os músculos das pernas e assim eu já faço a um bom tempo, só que as pessoas tem que se conscientizarem que quem correr não precisa ficar horas e horas puxando ferro, pois se fizer isso a massa muscular do corpo irá crescer e daí eu disse para o meu técnico que não queria pegar corpo só mesmo reforçar os músculos então ele me passou uma série muito legal que gostei muito.
    Mais digo a todos que realmente quem corre tem que fazer musculação para não se lesionar.

    Um abraço e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. é isso aí, Jorge. Minha série de musculação é exatamente com esse objetivo. Começo fazendo 3x na semana para fazer a base, até porque estou em início de trabalho. Depois reduzo para 2x e mais perto das competições para 1x na semana.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  5. sergio,
    eu fiz musculeba no começo. mas, depois nao consegui encaixar mais.
    Já tive fascite plantar e Banda Iliotibial e acho que o problema nao foi a falta de musculeba, mas a falta de alongamento e excesso de esforço.
    Agora, o que nao pode faltar são as series para o CORE.
    Não sou contra musculação, só que não consigo encaixar na rotina.

    ResponderExcluir
  6. isso aí, Xampa. Se para você está funcionando bem... realmente tem que encaixar na rotina.
    Abraço

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...