Sempre gostei muito de esporte. Pena que não levava jeito. No futebol, esporte favorito, sempre estava entre os últimos a ser escolhido para as peladas. Houve uma época em que a moda no colégio era o Handebol. O time havia feito uma equipe para disputar o Intercolegial e, em uma seletiva, me livrei de todos os medos e vergonhas e fui participar. Foi um fiasco. Minha mão era pequena para segurar a bola como deveria, então meus “chutes” saiam muito fracos. Como me falou o treinador, eu empurrava a bola, não lançava. Acabou por aí.
Depois disso, a primeira vez que levei um esporte a sério foi o acquathlon (corrida + natação), há oito anos. Depois de alguns meses treinando, tive um episódio de arritmia cardíaca e fiquei 3 dias internado em uma UTI coronariana. Felizmente os exames não detectaram nada de errado com o coração. Depois de alguns meses voltei a treinar na academia. Corria apenas na esteira. Um dia resolvi correr na rua. Como meu preparo físico estava excelente, quis correr o mesmo que corria na esteira. Tive uma contusão séria. O pior foi a coluna, pois foi diagnosticada uma protusão de um dos discos lombares. O médico recomendou nunca mais correr. Tive outras contusões e acabei desistindo de vez.
Voltei a correr no final de 2008. Desta vez, prometi que não exageraria. Comecei correndo 2 vezes na semana, e fazendo 2 vezes de spinning, sempre em dias alternados. Depois passei para 3 vezes de corrida, até que cheguei a 4 vezes. No meio de 2009, comecei a ter um leve desconforto no início da corrida na sola do pé. Achei que não era nada. Troquei o tênis e a dor melhorou.
Em janeiro de 2010, explodiu a Fascite plantar. Foram 4 meses de tratamento, 20 sessões de fisioterapia, incontáveis sessões de gelo e alongamento e finalmente estou quase bom. Também estou fazendo musculação para reforçar a musculatura. De vez em quanto, ainda sinto alguma coisa no calcanhar. Mas vou, devagar e sempre. (NOTA POSTERIOR: a fascite foi resolvida quando parei de usar tênis com amortecimento e melhorei minha forma de correr, pisando primeiro com o meio do pé)
Meus planos são de longo prazo. Quero correr no segundo semestre de 2010 uma prova de 10km e, se estiver bem, a São Silvestre. Se não der para essa, fica para 2011.
Corro porque adoro a endorfina após o treino e a sensação de liberdade. Corro para ter saúde. Corro simplesmente porque corro.
Salve Sérgio !!!
ResponderExcluirBelo post.
Bem, vamos ao que eu acho. Achismo puro, ok?
Sobre a coluna, eu tenho 2 hernias de disco. O medico tb pediu para eu parar de correr. Desde que comecei nunca mais tive problema. Nunca mais mesmo. Ok, me conheço muito mais, mas o esforço da coluna é pior por postura, barriga e um corpo enfraquecido.
Em relação a fascite, tive ano passado. O que acho. Falta de alongamento da cadeia posterior. Alongar a planta e panturrilha é fundamental. Outra coisa que me ajudou muito: massagem com bola de petshop, aquela cheia de cravos. Isso é uma manjar dos Deuses. Já usei gelo e pouco adiantou.
Sinceramente, acho que alongar é o que há.
Abs e belo post.
Grande Xampa, temos história de contusões parecidas. Para mim fiquei com a impressão que a musculação foi mais importante que o alongamento. Mas na dúvida também não deixo de alongar. Cada um tem sua teoria mesmo. Concordo plenamente em relação à bola de petshop. Excelente. Abraço e obrigado!
ResponderExcluir