Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Treinos para a Maratona do RJ 2015: Tudo às mil maravilhas

Até agora tudo indo maravilhosamente bem nos treinos para a Maratona do RJ 2015. Estou na 4ª de 13 semanas de treino. Semana passada perdi os treinos da semana devido à uma gripe, mas no domingo voltei e essa semana encaixei ótimos treinos.

O principal até agora tem sido a perda de peso, mas essa merece um post especial mais para frente. Por enquanto, é suficiente dizer que perdi 4,8kg, indo de 70,9kg para 66,1kg em 4 semanas. Isso é algo que vinha buscando há bastante tempo.

Quanto à coluna, vilã da minha desistência em Orlando, não tem incomodado. Tenho, além da perda de peso, feito exercícios especiais 2 vezes ao dia. Eles incluem abdominal, apoio deitado nos cotovelos e nos pés e alongamento, além de exercício de remada na musculação 2 vezes por semana. Tem sido ótimo.

Em relação aos treinos, faço aquela adaptação do Ironguides. Como já iniciei o ciclo com um bom condicionamento, por estar vindo de preparação para meia-maratona, tenho feito treinos mais longos do que os necessários para este momento. Isso permite algumas folgas para imprevistos, como foi o caso da gripe na semana passada. A adaptação principal que faço no Ironguides é trocar um treino de alta velocidade por um de tiros de 1km, para forçar menos a coluna. Além disso tenho alternado semanas com 3 treinos de qualidade por semanas com 4 treinos. O 4º treino é de subidas e descidas, que precisarei, pois a prova tem 2 subidas, uma no túnel Lagoa-Barra e outra na Niemeyer.

O longão já estava em 2 horas, mas na última semana fiz 1h30' devido à gripe. Vou ver como estarei esse fim de semana.

Vamo que vamo...

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Treinos bacanas em Fortaleza

 

Semana passada, aproveitando minha estadia nessa linda cidade, fiz meus treinos semanais por lá.

Comecei com um longão, esse aí da figura, em um domingo. As pernas estavam um pouco pesadas do vôo da véspera, mas ainda assim foi um bom treino. Foram 15,5k em 1h42'. Comecei o treino perto das 6:30h da manhã, pois lá o sol nasce muito cedo. No começo chegou a chover um pouco, mas depois o sol saiu. O clima lá muda muito rápido, porque venta bastante.

O local é muito bonito e ótimo para correr. Saí do Meireles. Comecei para o lado esquerdo, em direção ao centro e a Praia de Iracema, indo até um muro onde não há mais calçadão. Depois fui para o outro lado, terminando em um quartel do corpo de bombeiros onde não podia mais passar. A parte final foi em local um pouco deserto, mas não fiquei preocupado em nenhum momento. Me pareceu uma rota segura.

Havia muita gente correndo e andando de bicicleta. Aliás, em relação a estas últimas vi muito mais por lá do que vejo no RJ. Mesmo próximo às 7h, o local já tinha bastante gente. Fiquei impressionado.

Além deste, fiz outros dois treinos por lá, no mesmo local. O último foi um Ironguides bem legal, de 1h20'.