Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quinta-feira, 21 de março de 2013

Análise ciclo da Meia Asics 2013

Chego a reta final de preparação para a Meia Maratona da Asics. Essa semana é a última de treinos fortes, depois serão 2 semanas de polimento. Tenho treinado 3 vezes por semana, enquanto ano passado eram 4 treinos.

Hoje foi o maior treino de ritmo, o famoso 60 repetições de 200 metros em ritmo de prova (no meu caso mais rápido que isso, a 13,5 km/h) e 20" lento (no caso 8,5 km/h). O povo acha chato este treino, mas para mim é bastante motivador he he. Na véspera eu já deixei tudo preparado, até porque é preciso acordar cedo para encará-lo. Acordei, ainda escuro, às 5:30h. Acho que deve ser o melhor treino já inventado na face da terra para perder peso, porque o que se sua não é brinquedo não. Sei que o Ironguides puro sugere que se faça a parte mais rápida em ritmo de prova, mas para mim funciona muito bem fazendo mais rápido, então sigo assim. No total, com aquecimento e desaquecimento, deu mais de 1h30' em cima da esteira!

Os treinos de tiro tem sido substituídos, desde que a coluna apitou, por um de ritmo também, na esteira de 40 minutos (+aquec/desaq). Nesta semana fiz progressivo, e foi ótimo. Comecei a 12 km/h (5'/km) e terminei a 14 km/h (4'20"/km).

Tenho feito apenas os longões de sábado no asfalto. Nas últimas duas semanas esse treino não foi muito bom, principalmente nessa última. Como havia chovido na véspera a noite, achei que a temperatura estaria tranquila e acabei acordando mais tarde do que deveria. Conclusão, o calor era muito forte e quebrei... a ideia era dar 3 voltas na Lagoa, o que dá 22,5k, mas acabei fazendo umas 2 e meia (ainda não baixei os dados do garmin). Simplesmente não conseguia continuar. Na semana anterior, até consegui fazer as 3 voltas, mas foi sofrido, tanto que não dei os tiros previstos no meio. Definitivamente não me dou bem com o calor. Fico com a impressão que esses treinos seriam mais proveitosos com uma temperatura mais adequada. Mas está difícil acordar mais cedo no sábado, acabo terminando os treinos lá pelas 9:30h e com temperatura acima de 30º.

O 4º treino semanal, que não tenho feito, era para ser um alternado. Uma semana seria de ladeira e outra de ritmo progressivo. Mas os outros 3 são os principais.

Não sei ainda bem o que esperar da prova em termos de tempo. Minha ideia era tentar bater o RP de 1h49', mas acho que será difícil. Acredito ser mais realista algo mais próximo de 1h55', embora esses treinos do Ironguides não dêem muito parâmetro para a prova e sempre me deixem na dúvida do que dá para fazer. A preparação desse ano também foi prejudicada pelas dores na coluna que tive, que me obrigaram a reduzir os treinos e a não incorporar o 4º dia de treino semanal. Não sei ainda o efeito que isso terá no dia D. Como gosto de pensar e planejar isso tudo he he!

Uma coisa é certa. Ainda que talvez não tão bem quanto ano passado, estou bem preparado para fazer uma boa prova, já sem dores e com ótima expectativa!

10 comentários:

  1. Sergio, meus treinos estão a todo vapor. Estou na expectativa de fazer o mesmo tempo que vc. Mas na hora tudo pode mudar.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, Victor! vamos tentar nos encontrar?
      abraço,
      Sergio

      Excluir
    2. Vou estar lá com a camisa da Speed, é mais fácil me encontrar, ou vc vai estar de baleias?

      Abraços.

      Excluir
    3. Cara, devo estar com camiseta verde da Meia Maratona do RJ do ano passado, por causa do calor, e boné. Como é a camisa da speed? qual a cor?
      abs

      Excluir
  2. Olá Sergio.
    Treinou forte e mesmo assim foi bem. Acredito que o resultado será melhor qu eo esperado. Que seja umdia de clima amis ameno para ajudar você e os demais participantes.
    Abraços

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, amigo. Um dia mais frio seria perfeito! vamos torcer!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  3. Legal.
    Eu nao consegui encaixar os treinos corretamente.
    Comecei tarde e preferi fazer a prova como um treino crescente.
    Domingo tem a prova da rocinha e nao devo nem polir para a prova da asics.
    Vou para correr na boa.
    Depois devo manter uns treinos em um plato.
    Quero criar consistencia para a maratona.
    Vamos ver se funciona e se as condicoes em casa ficam favoraveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, a vida nem sempre permite que treinemos como imaginamos...
      não sei bem o que fazer até começar os treinos para a maratona. Mas vou primeiro dar uma descansada dos treinos para a meia, embora dessa vez tenham sido mais leves que no ano passado.
      Boa prova para você!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  4. Sergio, meu amigo.
    Você tá com a faca nos dentes! Os tempos são impressionantes.
    Eu ainda estou achando que se conseguir uma prova sub-2h seria super feliz, pois o ano praticamente começou para mim. Estou fazendo o impossível para treinar 4x na semana, mas tá difícil. Muito trabalho e noites mal dormidas, mas vou com tudo para a G4. Adora essa prova.
    Espero lhe ver por lá!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, amigo! os tempos não são tão impressionantes, na esteira é muito mais fácil!
      Vamos nos encontrar todos nessa prova!
      abraço,
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...