Esta semana tive alguns contratempos que me atrapalharam um pouco, ainda que não tenham me tirado a motivação, que é o principal.
Primeiro comprei um sapato novo para trabalhar, com sola de couro, bem duro. Depois de usá-lo por dois dias senti forte a fascite. Coloquei gelo, massageei, alonguei e melhorou totalmente. Mas me tirou um treino. O problema agora é o que fazer com o sapato, que foi caro e não pode ficar encostado he he. Acho que vou começar usando 1 a 2 vezes por semana, e alongar ao longo do dia.
Depois, no dia do meu treino de ritmo, que é o que eu mais gosto, talvez empatado com o longão, caiu um temporal e fui obrigado a correr na esteira. Aí a referência é outra e fiquei sem saber se evoluí ou não. De qualquer jeito, foi um bom treino que fiz na sexta-feira.
Por último, e aí já preocupa um pouco, tenho sentido umas pontadas nada agradáveis no joelho. Parece ser mais na parte interna, e não sei o que pode ser. Tenho uma suspeita que tenha surgido com o aumento da carga de treinos. Senti que o esforço para fazer o longão da semana passada no ritmo que havia colocado no "virtual partner" foi um pouco mais forte do que devia ter sido. E isso foi combinado com a passagem de 3x para 4x na semana de treinos de corrida. Tenho procurado colocar gelo e alongar ao máximo, e por hora está controlável. Se as pontadas virarem dor, terei que interromper os treinos para não agravar. Espero que não aconteça. Mas com 3 corridas SENSACIONAIS pela frente, não posso me arriscar!
Ontem o longão foi semelhante ao da semana passada, exceto que corri sozinho e cheguei apenas 14 segundos mais tarde. Acho que nos próximos vou reduzir um pouquinho o pace, afinal o treino de forçar a velocidade é o de ritmo, não o longão.
Treinos da Semana (excluindo aquec + desaq):
2ª feira: spinning + musculação
3ª feira: Interval 10x(500m a 4'21" + 2'20" a 6'06")
4ª feira: spinning + musculação
5ª feira: off (fascite)
6ª feira: musculação + Ritmo esteira com 1% de inclinação: 35' a 5'00" e 5' a 4'37"
Sábado: off
Domingo:Longão na Lagoa 19k (1h41'44")
Abraço a todos e bons treinos!
Blog de Sergio Melo, um aficcionado pelas corridas! Sou apenas um sujeito que gosta de treinar e correr provas, o que tenho feito ao longo dos últimos 8 anos com o mesmo interesse, dos 6 aos 42 km. Acho que toda distância tem seu desafio, desde que tenhamos nos esforçado para nos preparar adequadamente!
Sérgio,
ResponderExcluirO fantasma da lesão ainda me assombra, ameaçando derrubar as minhas maratonas do RJ e Assunção. Assim, vai o conselho, para uns dias, mesmo que isso dê um "nó nas tripas". Sei que é difícil, mas se o corpo tá avisando é bom escutá-lo.
Você já está bem preparado para a Meia do RJ e tenho ceretza que ela vai render um post com uns 50 comentários e muitas mensagens importantes.
Valeu!
Gilmar
Sérgio, vou falar por experiência própria. Todas as vezes que essa dorzinha no joelho deu sinal era por ter abusado no intervalado. Tente moderar nele, ou até mesmo não fazê-lo nessa reta final. Para a meia, você está pronto. É só manter. abs
ResponderExcluirGilmar,
ResponderExcluirValeu pela dica. Não vou parar totalmente, mas vou só fazer uns treinos na grama sem forçar essa semana para ver o que acontece.
Quando vemos alguém cruzar a linha de chegada de uma prova dessas, não imaginamos tudo que a pessoa passou para chegar ali! nada é fácil!
Melhoras para você! pega leve para chegar no RJ e Assunção inteiro! (quem sou eu para falar he he)
abraço,
Sergio
Ricardo,
ResponderExcluirValeu pela dica também! vou pegar bem leve no intervalado e treino de ritmo essa semana, começando amanhã. Já vou preparado para abortar o treino se for o caso. Assim o psicológico não atrapalha tanto. Minha dúvida é o que fazer com o spinning. Eu sinto que ele me fortalece, mas por outro lado acaba sendo uma carga no joelho também. Hoje fiz a aula, mas peguei mas leve. O negócio é ir "ouvindo" o corpo.
abraço,
Sergio
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirdaeee Sérgio... vai na manha pra não se machucar heim! Bons treinos
ResponderExcluirTiago Antunes
www.vodoismax.blogspot.com
Meu amigo, tenho três coisas para escrever depois desse seu relato:
ResponderExcluir1) Se possível, vá na loja e troque esse sapato por outro modelo.
2) Eu só uso gelo quando a dor está insuportável, impedindo até mesmo o alongamento. Mas sei que isso é bastante pessoal. Eu utilizei e obtive bastante resultado com aplicação do spray (acho que é placebo, mas uso) e água quente no local para vasodilatar e ajudar o corpo a eliminar as impurezas depositadas ali. Assim me ensinaram, assim faço.
3) Avalie sua rotina de treinos, se possível. Menos agora pode significar mais depois.
Fica a dica: Vá na copa, encha uma garrafa dessas de 500ml com água quente, tire os sapatos e movimente-a com a sola do seu pé. Eu faço sempre que posso e tem me ajudado bastante. Coloque uma toalha para não queimar o pé!
Valeu, Tiago!
ResponderExcluirabraço,
Sergio
Adriana,
ResponderExcluirObrigado pelo comentário! como te falei pessoalmente (he he) prefiro o gelo ao calor, mas o tema é controverso. Sigo o tratamento, vamos ver no que dá...
bjs
Sergio
Isso aí Sérgio... O negócio é seguir o ritmo de treinos sem se lesionar..
ResponderExcluirOs treinos estão sendo bem bacanas.. com certezas as próximas provas serão um sucesso :P
Bjs
Jacke
Jacke,
ResponderExcluirObrigado pelo comentário! tomara que dê tudo certo mesmo!
bjs
Sergio
Obrigada Sergio, fiquei super feliz com a melhora no tempo. Sai de 7:30min/km para 6:30, até levei um susto quando cruzei o pórtico e dei de cara com o tempo. rsrsrs
ResponderExcluirSim, a corrida realmente faz um bem danado para o casamento, reduzimos o stress a quase 0. hahaha
Sergio é muito parceiro, me acompanha até nos treinos. Parceria de ouro :)
E aí Sergião, blz? Meu nome é Anderson e moro na pequena cidade de Artur Nogueira/SP. Comecei a correr em abril do ano passado e participei de minha 1ª prova em setembro. Procurando matérias e relatos sobre corridas na internet foi que encontrei este seu blog, que é bem legal!!! Já dei umas lidas em alguns textos seu publicados aqui e achei bem interessante. A uns 2 meses atrás também resolvi criar um blog para relatar minhas participações em provas e treinos, se tiver um tempinho, dá uma corridinha lá pra ver! Espero um dia poder te encontrar em alguma corrida pra tirarmos uma foto juntos pra eu publicar em meu blog, que será, acima de tudo, um lugar pra eu mostrar as coisas boas de minha vida, como as corridas que participo e os amigos virtuais que se tornam reais! ..espero que você seja mais um! Parabéns pelo blog e pelos filhos (...também tenho 1 filhinha linda de 6 meses) e já sou mais um seguidor seu. Um grande abraço...
ResponderExcluirOlá Anderson,
ResponderExcluirObrigado pelos elogios e pela participação. Darei sim uma passada no seu blog! O interior tem muitos bons lugares para correr, certamente deve ser o caso aí em Artur Nogueira. Espero que nos encontremos sim em alguma corrida. Parabéns pela iniciativa e pela filha!
grande abraço,
Sergio
Você é feliz por não correr em esteira. Por isso não houve múscia quando corre. Me manda seu mail. abs
ResponderExcluirRicardo
ResponderExcluiré verdade, amigo!
abraço,
Sergio