Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Deu pra animar... rumo à Berlim!

Ando pensando muito sobre a Maratona de Berlim. Como todos sabem não pude fazer uma preparação adequada, devido a uma bursite no joelho que já não incomoda. Para o tempo que falta e para a necessária adaptação para as longas distâncias, achei que era quase impossível completá-la bem. O cenário mais provável seria correr até os 30k a me arrastar pelos últimos 12k. Por isso, resolvi adotar uma estratégia diferente: o run-walk.

A ideia é correr por 4 minutos e caminhar acelerado por 1 minuto, em ciclos de 5 minutos. Essa é uma estratégia conhecida. Como se sabe que será necessário caminhar em algum momento, ao invés de fazer isso apenas ao final, distribui-se ao longo da prova, com inúmeras vantagens. Primeiro, chega-se mais inteiro e animado ao final. Depois, consegue-se, inclusive, terminar a prova em tempo inferior (quando não se está bem preparado). Por último, a recuperação costuma ser melhor.

Com esta estratégia em mente, fiz ontem meu longão, no Maracanã. Lá está muito bom, porque a ciclovia foi toda refeita, está perfeita e sem desníveis consideráveis. Fui nessa estratégia. A ideia era correr a 6'/k e andar o mais rápido que desse. Consegui seguir a risca. Fiz 20k e, terminei muito bem, em 2 horas e 12 minutos. O melhor foi que terminei com a mesma (ótima) sensação que finalizo meus longões, ou seja, não ficou nenhuma frustração por não ter corrido o tempo todo. Como faltam 6 semanas (inclusive essa), acho que consigo chegar na maratona em boas condições para essa estratégia. O objetivo é terminar a prova bem inteiro!

O ponto pitoresco do treino ficou por conta de um ônibus que derrubou uma árvore na ciclovia entre a minha 2ª e 3ª volta. Se tivesse passando ali no momento teria provavelmente me machucado, ainda que a árvore não fosse muito grande. Como só costumamos reclamar do poder público, dessa vez eu elogio. Em menos de 1 hora a árvore já tinha sido cortada e retirada da ciclovia pelos bombeiros e a polícia já havia feito todo o trabalho de isolamento.

É isso, fazendo figa para não ter mais nenhum contratempo, sigo rumo à grande meta! Obrigado aos amigos que tem desejado uma força!

8 comentários:

  1. Fiquei feliz demais ao saber que está animado e mais ainda por você ter mudado sua estratégia para a Maratona!
    Eu já fui ultrapassada por muitos corredores que alternavam entre caminhada e corrida, sua estratégia tem tudo para te levar feliz até o pórtico!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adriana!
      Vamos na corrente positiva! so far so good...
      bjs
      Sergio

      Excluir
  2. Você deve fazer uma limonada suíça muito boa, meu amigo. Pois não tem tempo ruim para você. Por esta e muitas outras eu continuo a segui-lo e admirá-lo.
    Deus lhe abençoe e lhe traga saúde hoje e sempre.
    Boas passadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo. Diria que não há tempo ruim para você também, que tem horários muito mais complicados que os meus. Te desejo tudo de bom também e parabéns nas suas conquistas, que são muitas.
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  3. Achei super legal esta estratégia Sérgio. E acredito que funcionará muito bem.
    Desde já desejo uma boa viagem, estadia e prova em Berlin.

    Grande abraço e bons treinos.


    Ah, e me desculpe pelo 'sumiço'. Ando meio desmotivado. hehe


    tutta-Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Tutta. Valeu, amigo, obrigado pelo comentário e pela passagem por aqui!
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  4. ótima escolha. vai dar tudo certo.
    correr e caminhar é o caminho.

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...