Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Evoluindo e refletindo

Ontem foi dia de mais um longão feliz, na Lagoa, na companhia dos amigos Borges e Guilherme. Estava bastante ansioso para esse treino, pois ele me daria um bom parâmetro, faltando dois meses para a prova alvo, se conseguiria ou não chegar ao meu tempo desejado, que é fazer a meia com um pace de 5'/km (dados do Garmin aqui). Desa vez, pela primeira vez, corri à frente dos amigos, que vinham se recuperando de duas semanas de poucos treinos, por motivos diversos incluindo conjuntivite e ressaca pós Corrida da Ponte. Acredito que tenhamos boa chance de estar com um pace bastante parecido no dia da prova, o que dará a chance de corrermos juntos! Será sensacional!

Pelo que tenho observado nos últimos treinos, ainda que os dois últimos longões tenham sido em ladeira a uma média de 5'40", achei que dessa vez dava para fazer a 5'20", e assim ajustei o gps. Correr com pacer (virtual partner) é bom demais! Meu único erro foi ter me empolgado um pouco demais no início para abrir do pacer (he he) e depois não aguentei segurar o ritmo. Mas tendo o pacer como coelho, consegui fechar o treino exatamente a 5'20". Quanto à distância, havia me programado para fazer no mínimo 18k, podendo aumentar dependendo do meu estado. Acabei fazendo 19k. Dessa vez, entrentanto, não terminei sobrando, mas no limite para um treino. Em uma corrida para valer daria para ganhar alguns segundos, mas creio que não mais que isso.

E aí vem a questão, conseguirei, em 2 meses reduzir 20 segundos e aumentar 2 quilômetros na corrida? Hoje, eu diria que é muito difícil. Digo isso considerando que nos últimos dois meses, ainda que com ótimos treinos, consegui tirar "apenas" 11 segundos e ganhar 2 quilômetros. Assim, mantendo essa evolução, um pace mais realista para a prova seria algo em torno de 5'09"/km e uma prova em torno de 1h49'. Tem a adrenalina a mais do dia da prova, mas tem também a altimetria, então estou considerando que uma coisa vai anular a outra.

(trocando uma ideia com meu amigo Xampa, ele acha que dá, pois mais importante que o tempo no longão é o tempo no treino de ritmo. Realmente olhando agora no Running calculator (http://www.runworks.com/calculator.html) o meu tempo do treino de ritmo (8.18k em 40 minutos) já dá um tempo previsto de meia maratona de 1h49'40" e aí já fica bem razoável reduzir esses 4 minutos em 2 meses.Vamos ver!)

Sinceramente isso é o de menos :-) estou tão feliz com a evolução e com os treinos, que a meta de tempo nesse contexto é algo realmente secundário. Calculo porque me motiva nos treinos e me dá uma referência, mas está longe de ser uma obsessão.

Treinos da Semana (excluindo aquec + desaq):
2ª feira: spinning + musculação
3ª feira: Interval ladeira 9x(450m 4'28 + 450m 6'07)
4ª feira: spinning + musculação
5ª feira: Ritmo 40' a 4'53" --> sem querer repeti o pace da semana passada - preciso melhorar
6ª feira: Treino em esteira 35' de fartlek
Sábado: off
Domingo:Longão na Lagoa 19k (1h41'30")

17 comentários:

  1. Sergio, minha opinião pessoal é que você colocou uma meta muito audaciosa para uma estréia na distância. Você estaria pulando algumas etapas que são muito legais numa meia maratona. Na minha opinião, estreiar com um sub-2h está ótimo, se conseguir abaixo de 1h50, sensacional. Mas curta e desencana de tempo. Tem coisas melhores para curtir nesses 21k.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    pode ser, valeu pelo feedback. Como eu tinha 9 meses para me preparar, achei que dava. Era importante colocar um tempo de referência, até porque eu sou movido por desafio. Concordo com você que o sarrafo ficou um pouco alto demais, 1h50' teria sido mais realista he he mas sinceramente essa busca da melhora da performance para mim é uma grande diversão! Adoro! prefiro ter uma meta mais difícil que uma mais fácil!
    grande abraço e bons treinos,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Sair de 2,8 para 8,4 na escala do corredor feliz é uma tremenda evolução. Parabéns!!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oi, sérgio!!!

    ter um objetivo é muito bom! e motiva demais os treinos!
    acho muito legal a sua evolução!
    continua na briga pelo pace dos sonhos!
    claro que, como você mesmo disse, isso não é o mais importante! mas acho que se essa meta ambiciosa não está tirando seu ânimo, então continua firme nessa busca!
    sentir-se desafiado por uma meta é sempre uma delícia;)

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, da maneira que você vem evoluindo e pelo que pude ver no último treino que fechamos juntos, acho que você conseguirá atingir a sua meta. Estou na torcida!

    Confesso que penso pouco em evoluir no quesito tempo, mas estou começando a inserir essa meta nos meus treinos (aos poucos!).

    Bjs e bons treinos!

    ResponderExcluir
  6. Alessandro,
    Valeu amigo. Incentivo NUNCA é demais!!
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Elis,
    pois é. Coloquei a meta meio que sem pretensão, e só agora vi que acertei em cheio (digo em ter uma meta, não no valor em si). Já vi que enquanto tenho perna e condição de ir melhorando vai funcionar bem assim. Quando a performance começar a cair será hora de pensar em outros tipos de meta. Seu apoio é sempre muito legal ;-)
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  8. Adriana,
    Obrigado ;-) Para cada um funciona de um jeito. Importante é achar o que te motiva. Poder correr cada vez um pouco mais rápido do que corríamos é bom demais! Mas acho que normalmente os homens gostam mais disso que as mulheres, é a testosterona he he o que todos gostamos é de correr!!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. daeee Sérgio, parabéns pela evolução!!! Eu to pecando nos longos... vou dar uma cuidada neles!!!

    Abraços

    Tiago Antunes
    www.vodoismax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Valeu, Tiago! eu adoro os longos, fico contando os dias para chegar. Só é ruim ter que me segurar nos comes e bebes no sábado à noite...
    abraço e bons treinos!
    Sergio

    ResponderExcluir
  11. É uma meta realmente ambiciosa, mas plausível, Sergio. Um planozinho B é sempre bem-vindo, mas, como você bem disse, ser movido a desafios é parte da graça da coisa. Bons treinos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Sergio, sua meta é ambiciosa, mas você tem o principal, você acredita nela. Continue treinando firme e você chegará lá, pode até não ser na primeira, mas com certeza você chegará e estarei aqui torcendo por você. O mais importante "Have Fun", não adianta nada ter meta, treinar forte e não aproveitar, a graça da vida está em curtir cada km rodado.

    ResponderExcluir
  13. Agora fiquei nervosa... Só corro no máximo 13km e irei para a Meia do Rio tb... Meus treinos longões ainda nã começaram... Será que conseguirei? :-o

    bjs,
    Fabiana

    bora21.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Fábio,
    é verdade. Mas acho que o Plano B é fechar a prova sabendo que fiz o meu melhor para o tempo de treino que tive! só isso já vou ficar muito satisfeito, independente de tempo. É aquela história de achar que a prova "encaixou"...
    grande abraço e bons treinos,
    Sergio

    ResponderExcluir
  15. Yeda,
    muito obrigado :-) vc não vem, não? se inscreve aí, a festa vai ser boa! Curtir é realmente o mais importante!!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  16. Fabiana,
    dei uma passada no seu blog e tenho certeza que você consegue. Afinal, já correu 10k para 55 minutos e já faz treino de 13k. Faltam dois meses ainda. Se teus treinos chegarem a 17k, o que não é tão difícil, o resto você completa na endorfina! Importante é não perder treino nesse tempo, para chegar legal no dia da prova. Força de vontade é tudo!! Vou acompanhar seu blog!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  17. Acredito que seja possível fazer os 21k a 5min/km sim.
    Você ainda tem bastante tempo pra treinar e com esta motivação não tem como dar errado.
    Estarei na torcida.
    Abraço e continuação de bons treinos.


    tutta/ubiratã-50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...