Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Momento e planos

Agora se encerrou definitivamente o ciclo. Foram 3 meias maratonas (21.1k). Resumindo:

Asics: 26/6 - 1h59'26". Estreia nas meias. Vários amigos. Percurso quase plano.
Meia da Caixa: 17/7 - 1h58'45". Visual lindo. Calor. Tempo melhor. Família na chegada.
Assunção: 7/8 - 2h02'07". Adesão aos Baleias. Primeira prova internacional. Ladeiras. Torcida após chegada.

Como resultado da temporada, carrego a contusão não curada na posterior da coxa. Ontem fiz apenas 10k, depois de uma semana parado, e, além das pernas pesadas, senti o danado do Semitendinoso. Era natural, principalmente dadas as ladeiras de Assunção. Pretendo retornar ao spinning, ainda que de forma leve. Farei também exames para determinar meu condicionamento, a fim de preparar nova série de musculação e montar meu próximo ciclo. Irei também ao cardiologista, para uma avaliação. A ideia do 2º semestre é melhorar o condicionamento geral, ganhando velocidade e resistência, até dezembro. Aí em janeiro eu faço mais um período de descanso para então fazer minha preparação para a Maratona, em julho de 2012.

Uma coisa que gostaria é de perder peso. Recuperei uns 2 a 3 quilos dos 11 que havia perdido, e acredito que esse tenha sido um dos principais fatores por ter piorado tanto meu condicionamento desde que fiz o melhor treino, de 19k em 1h41', em maio, até as meias (é claro que parte se deveu a ter reduzido os treinos). Gostaria de perder um total de 5 quilos até a maratona.

Tenho uma séria propensão às contusões. Não posso perder isso de vista. Tenho que ser prudente, e aplicar o que aprendi nesse cliclo anterior de treinamento.

Sinceramente, acho que tudo valeu a pena demais, nesse primeiro ciclo "sério" de treinamento visando uma prova específica. Adoro acordar cedo para treinar. Fico bem o resto do dia. Participar de provas também é muito legal. É a ocasião para executarmos tudo que treinamos, além de ótima oportunidade para encontrar amigos.

As contusões são uma forma de melhorar o autoconhecimento. Ver até onde posso ir. Eu, nesse momento, me motivo a sempre melhorar minhas marcas, ainda que entenda perfeitamente que nem todos são assim. O mais importante de tudo é praticar uma atividade física regularmente.

A corrida veio para ficar na minha vida e ser Baleias é um estilo de vida. Passei a ver as coisas de forma mais positiva, e agradeço à corrida e aos Baleias.

13 comentários:

  1. Grande Sérgio, parabéns por tudo. Não tenho postado, mas tenho acompanhado. Tbm passo por uma série de lesões e reavaliações. Agora estou bem, até quando não sei, mas tomando muito cuidado. Muito sucesso nos teus objetivos. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sérgio,
    Em 2012, você pode fazer a Maratona Maurício de Nassau e depois correr a Meia Maratona de Tabira. O que acha?
    Cada corredor sabe onde deve melhorar. Dessa forma, acredito que o seu planejamento vai dar certo e, como esperado, você chegará aos 42km com muita sobra e, quem sabe, já pensando em uma ultra.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  3. oi, sérgio!!!

    tão bom esse nosso esporte!
    correr enriquece tanto a minha vida, que me sinto menor quando não corro!

    essa fase de planejar também é muito boa!
    escolher os desafios e trabalhar para que eles se realizem!
    estaremos juntos na maratona do rio!
    faremos mais uma linda festa Baleias;)

    também queria exterminar alguns quilos da minha vida, principalmente da minha vida de corredora!
    porque dá diferença sim, e muita, no desempenho!
    é só tentar correr com uma caneleira na cintura pra sentir essa diferença! kkkkkkkkkk

    estarei sempre por aqui, acompanhando seus relatos, suas conquistas, e suas aventuras como corredor feliz e Baleias;)

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bruno,
    Valeu, amigo! senti tua falta nos comentários... que bom que você está bem. Com sua persistência, tenho certeza que descobrirá o caminho para se livrar das contusões. Espero que no 2º semestre possamos treinar juntos outras vezes!
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Gilmar,
    a tentação é enorme. Farei o possível e o impossível para ir. Minha mulher ainda não sabe disso he he. Terei que ser muito criativo e me comportar muito bem para ganhar o direito a essa viagem, encaixando com os objetivos familiares! Depois desse fim de semana Baleias, fiquei com ainda mais vontade de conhecer o pessoal da Acorja.
    Obrigado amigo pelo convite!
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  6. Elis,
    faremos então juntos a Maratona do RJ! será ótimo!
    Vamos programar e fazer uma festa Baleias muito animada!
    A perda de peso é um dos principais desafios. É como você falou, faz muita diferença.
    Também seguirei sempre sua evolução! com vocês por aqui teremos uma ótima oportunidade para as famílias se conhecerem. Será ótimo!
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Esse lance de peso extra é um problema sério.
    Eu estou 3kg mais pesada desde a Meia do Rio e esse peso está teimando em desaparecer, mas com calma e cuidado ele vai desaparecer ou ser transformado em músculo.

    Nós ainda temos duas provas de 21km pela frente, quero ter certeza absoluta de que já venci essa distância antes de pular para a Maratona. Coisa de doido!

    Não conseguimos combinar nosso treino no final de semana, né? O Sergio só correu 2km comigo, foi o meu aquecimento, depois parti em busca de mais 12km solitários. Mas foi bom, esperanças e renovadas e fome de kms também!

    Vamos que vamos! Boa recuperação!

    ResponderExcluir
  8. Drica,
    Você já venceu a meia! só precisa treinar para a Maratona!
    Esse negócio do peso é muito difícil mesmo!
    Fim de semana foi complicado, não sabia nem se treinaria e acabei correndo perto de casa. Fiz 10k, mas vi que tenho que me recuperar totalmente antes de voltar. Quando voltar mesmo eu tento me juntar a vocês, OK?
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. daeee Sérgio!!! Cara relaxa e faz as avaliações e descansa e retorna renovado! Uma coisa que sempre ando dizendo para mim nos treinos e nas provas é que o mais importante não é aquele dia exato e sim, continuar correndo. Temos propensão a esquecer disso e dos freios e nos jogamos, afinal de contas gostamos da corrida, gostamos do esporte e gostamos de suar hehehe Perder peso é ótimo, eu mesmo estou na barreira dos 106 e não consigo sair daqui hehehe espero que até o final do ano chegue até uns 104, essa é minha meta... até porque não estou forçando muito na alimentação, só como certo...

    Enfim, fica tranquilo e não esquece que o que interessa é continuar correndo até os 90 anos hehehe!!!

    Grande abraço
    Tiago Antunes
    www.vodoismax.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Fala, Sérgio! Parabéns pelas meia-maratonas! E prazer em conhecê-lo!
    Recebeu as fotos? Se não recebeu, pode me escrever novamente! Boa recuperação! Até mais!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelas provas, fazer três meia maratona não é para qualquer um.

    Um abraço e bons treinos !!!
    Fernando Moura
    www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Mayumi,
    desculpa pela demora na resposta, estava viajando. Muito obrigado! Não sabia que você estava machucada. Deve ter sido uma luta para você!

    Recebi sim as fotos. Tinha a que eu estava procurando! Muito obrigado!

    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  13. Fernando,
    Obrigado, amigo!
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...