Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pai Santana



(algum momento no 2º semestre do ano passado)
 - isso aí é coluna!
- acho difícil. Minha dor é bem específica, em um ponto na parte posterior da coxa próxima ao joelho. Já tive dor no ciático antes. Essa é diferente.
- sei, sei.

 Dos leitores do blog, sei que muitos não gostam de futebol e não sabem quem foi Pai Santana. Ele foi massagista do Vasco (que não é meu time) por quase 50 anos, mas era muito mais do que isso. Era um negão gente boa, desses 2x2, que além da função principal era Pai-de-Santo, fazendo "trabalhos" para ajudar o time e "trancar" os rivais he he. Ele faleceu aos 77 anos.

Faço massagem com um Pai Santana. Ainda que não seja Pai de Santo, tem toda a aparência e experiência dele. Sujeito humilde, mas que já trabalhou com muitos atletas na carreira e conhece os problemas sem ressonâncias ou raio x, só de tocar. Não vou falar seu nome aqui, vou tratá-lo de Pai Santana.

Quando não conseguia resolver meu problema, um amigo me indicou: -Vai no Pai Santana, que ele vai resolver seu problema rapidinho! Duvidei, como cético que sou. Achei, entretanto, que mal não ia fazer, sem falar que naquela altura eu tava apelando para qualquer coisa, então fui lá conhecê-lo.

Daí para frente, entrei em uma rotina de massagem semanal, e, normalmente, me sentia bem no dia seguinte. Pai Santana é um massagista de primeira! Em paralelo fazia minha fisioterapia tradicional alongando e fortalecendo a parte posterior da coxa e o quadril, e não melhorava direito. Sem falar que eu o convenci que meu problema era na perna e que queria a massagem ali. De qualquer jeito, ele nunca deixava de fazer algo para a coluna.

Em um momento Pai Santana teve um problema de saúde, basicamente uma escada grande de concreto caiu em cima dele, que só não perdeu uma das pernas porque é muito forte. Tive que parar a massagem por um tempo. Concidência ou não, foi quando a dor começou a piorar de novo.

Agora vou no osteopata. Conclusão dele: muito provavelmente é a coluna. A protusão do disco que tenho pode sim provocar uma dor no ciático. A dor não precisa vir sempre do mesmo jeito. Comecei a ligar os fatos. A pontada que senti na perna quando carreguei meu filho mais velho dormindo por uma longa distância, a dor que já virou crônica. Tudo tem toda a "cara" de ser efeito de minha protusão discal. Se fosse um problema na perna, além de ter aparecido na ressonância, já teria melhorado com tanta fisioterapia e fortalecimento.

Se tivesse acreditado em Pai Santana há mais de 6 meses podia já estar melhor!

Sinto-me muito melhor só de ter conhecido a causa de meu problema. Assim não fico no escuro. É algo difícil de tratar e que não pode ser revertido, mas com o qual eu posso conviver, desde que tome algumas precauções. Conforme orientação do osteopata, a mesma, aliás do ortopedista, posso correr desde que monitore a dor e não deixe ela aumentar.

Melhorei a postura, procurando correr mais ereto. Principalmente melhorei o psicológico. Antes eu ficava tão decepcionado quando sentia qualquer diferença mínima na perna durante o treino que já achava que era a contusão mal curada e que ia piorar. Agora sei que é algo crônico, mas que posso amenizar.

Só essas duas coisas já fizeram uma baita diferença. Ontem corri bem 12k, algo que não fazia há algum tempo. Hoje acordei zerado nas dores. Vou monitorando, mas agora ao menos já conheço o meu fantasma e posso combatê-lo melhor.

Quem quiser contato do Pai Santana, que atende na Zona Sul do RJ, entre em contato comigo. Não posso divulgar seu contato aqui.

6 comentários:

  1. Existem muitos desses por ai, ainda bem! Quando digo para os que estão com lesão na virilha para usarem sabão de côco, eles duvidam. Foi um Santana (curiosamente tb era do vasco) tb que me indicou isso e que nunca mais senti nada na virilha. Ainda bem que já conhece o fantasma, agora é tratar de expulsá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo,
      nosso corpo é complexo demais. Creio que agora, conhecendo o problema, esteja pronto a enfrentá-lo. Mas devagar com o andor que o santo é de barro...
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  2. Puuuuttttzz, que bom que vc descobriu a parada.
    Esse lance de causa e efeito é muito louco. A dor de um lugar não necessariamente está relacionado com a causa no mesmo lugar.
    Agora, conta quem é o pai santana, aeeee.
    Vou fazer uma pergunta: Vc consegue abaixar e colocar a mão no chão com a perna reta? O dia que vc conseguir, a dor some de vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xampa,
      sem dúvida, amigo. Estava com uma pista falso do problema. Te digo por email quem é Pai Santana.
      Amigo estou a uns 20 cm pelo menos de colocar a mão no chão he he. Sou a pessoa mais encurtada que já conheci, se é que me conheço he he.
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  3. bendito seja o Pai Santana!!!

    e olha, só nessa de melhorar o psicológico, já é mais de meio caminho andado - pra quase tudo;)

    feliz por você!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, Elis!

      acredito muito na questão do psicológico!

      bjs
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...