Sábado era dia do longão. Previsão de 1h50', com mais 10' de aquecimento e 10' de desaquecimento. O problema é que havia dormido muito tarde na sexta e aí fiquei naquele dilema. Se acordava mais cedo, pegava uma temperatura mais amena mais o cansaço e o sono podiam pesar, se deixasse para correr mais tarde, o problema era o calor.
Acabei adotando uma solução intermediária e começando o treino por volta das 8h05' da manhã, na Lagoa. O sol era de verão. Queria fazer o teste de velocidade que não havia conseguido fazer na semana anterior, devido às ladeiras de Ouro Preto. A ideia era fazer na média de 5'30"/km na primeira metade para, aí, dependendo de como estivesse, veria se daria para apertar na segunda metade do treino.
Só que só aguentei manter o ritmo por uns 4 km. A partir daí minhas pernas ficaram extremamente pesadas, e correr não estava sendo nada agradável. O batimento não subia muito, mas não me sentia bem. Baixei o ritmo para algo em torno de 6'/km, mas continuando em um treino difícil. Tentava beber água, mas não melhorava. Acabei me sentindo um pouco mais leve ao final, e conseguindo fazer um trecho melhor, fechando o treino no tempo previsto com 5'50"/km de média.
De qualquer jeito, creio que tenha sérios problemas em correr em sol forte. Tenho a pele muito branca, além de não estar acostumado ao treino nessa temperatura. Em prova, pelo menos, consigo jogar água na cabeça e reduzir a temperatura corporal, algo que não é possível em treinos.
Após o treino fiquei com dores fortes nas pernas que se prolongaram pelo dia, e ainda que menores, no dia seguinte. Cheguei a pensar que tivesse feito uma contusão, mas como hoje estou bem melhor, acho que foi só o esforço mesmo.
Fica a lição de que não adianta forçar muito no calor. É preciso mudar o planejamento e correr devagar. Continuo sem muito parâmetro de velocidade para a prova. Outra coisa é que se o calor estiver como agora, melhor esquecer a meta prevista e readequar. Pelo menos, pelo que vi na internet e se nada mudar, o horário de verão começa exatamente no dia da prova!
E vocês, como lidam com o calor?
Blog de Sergio Melo, um aficcionado pelas corridas! Sou apenas um sujeito que gosta de treinar e correr provas, o que tenho feito ao longo dos últimos 8 anos com o mesmo interesse, dos 6 aos 42 km. Acho que toda distância tem seu desafio, desde que tenhamos nos esforçado para nos preparar adequadamente!
Oi,
ResponderExcluirevito correr no calor. Corro antes das 8h ou após as 20hs.
Pois é, é bem melhor para a saúde mesmo.
Excluirabs
Sergio
Tem de acordar mais cedo, não tem jeito! E arrumar uma forma de colocar o sono em dia depois do almoço. Abcs!
ResponderExcluirLeo,
Excluirfoi isso que aprendi. Melhor sacrificar o sono que os treinos seguintes. A menos que esteja se preparando para uma prova específica no sol.
abs
Sergio
pegando o maior bronze;)
ResponderExcluir:)
domingo dia 9/9, saí pra correr às 11h da manhã, com um calorzinho de 37º... o Aterro fervia, ardia... o calor parecia vir de todos os lados... foi difícil manter o ritmo, e olha que sou acostumada com solaca na cabeça... o jeito foi parar algumas vezes pra comprar água e coca-cola pra resfriar o corpo... foi difícil!
mas é o jeito!
eu acho que é bom acostumar o corpo com diferentes horários e temperaturas, adaptando o ritmo a como nosso corpo se sente naquele dia... :)
bjs
pois é, Elis, tudo é a adaptação e o costume. Antes, meu fantasma eram as ladeiras, que eu sentia muito. Agora creio já ter me adaptado. O problema agora é o sol. Preciso mesmo me adaptar a correr assim, pois, ainda que esse ano na meia a situação não esteja tão negra, ano que vem na maratona a chegada é perto das 11:00h e aí não tem jeito...
ExcluirO treino no sol não é o ideal em termos de melhorar a performance, pois não dá para desenvolver uma boa velocidade, além de desgastar muito para os treinos seguintes. Mas é importante para adaptar o organismo. O segredo me parece ser dosar a velocidade, beber água e, se possível, jogar na cabeça para resfriar.
bjs
Sergio
Sérgio,
ResponderExcluirConcordo com você. Dia de sol e altas temperaturas não combinam com corrida forte.
Mas acho importante submeter o corpo a treinos em dias de temperatura mais elevada, simulando um dia de maratona Maurício de Nassau, por exemplo.
Valeu!
Gilmar
Aí no nordeste a chapa esquenta mesmo! fiquei impressionado da última vez que fui, como as 6:00h da manhã o sol já era forte. Como disse Euclides da Cunha (modificado) "o nordestino é, antes de tudo, um forte!" he he.
ExcluirAbraço amigo
Sergio
Eu procuro diversificar os horários em que corro para poder adaptar o corpo. Quando o frio deu as caras aqui no sul, levei um tempo para me acostumar, agora que começou a esquentar percebo que a sensação de cansaço chega mais rápido.Tenho certeza de que logo vou me adaptar, mas é necessário redobrar os cuidados com a hidratação.
ResponderExcluirBJS!!
Pois é, Alessandra. Não é só a hidratação, é preciso adequar o ritmo! senão, é quebra certa!
Excluirbjs
Sergio
Correr no calor requer mais cuidado com a hidratação e a alimentação.
ResponderExcluirAgora, acho que o maior problema está em estabelecer um ritmo baseado em velocidade. Deixe o ritmo para os treinos de ritmo, no dia da prova, vc terá feito o taper e estará descansado, aí vc soca a bota. No longo o objetivo é outro.
Xampa,
Excluirnão tenho esse domínio todo do esforço. Como faço os treinos de ritmo em esteira, fico sem parâmetro de como está meu ritmo no asfalto. Os dois únicos treinos que faço nesse piso são o longão e o de tiros curtos, que não dá parâmetro. Tudo que eu quis foi fazer um ritmo um pouco mais forte, mas ainda abaixo do ritmo de prova. Achei que 5'30" era tranquilo, o que talvez fosse se as condições fossem outras. Achei que o ritmo que vinha fazendo nos longões era muito leve. O fato é que se a meia fosse hoje, eu não saberia que ritmo manter na primeira metade... não tenho tanta confiança que a sensação de esforço me diria se posso ir a 5'30" ou se daria para fazer 5'20" ou teria que ir a 5'40".
abs
Sergio
Sergio, muito bom seu blog, já coloquei na lista de recomendados no meu site.
ResponderExcluirSobre o calor, tenho as mesma sensações que você, parece que vou derreter. Na prova de domingo se não fosse os postos de hidratação acho que cairia duro.
Abraços,
Victor Caetano
Acesse:corridaurbana.com.br
Obrigado, amigo!
ExcluirMais um para a tribo!
abraço,
Sergio
Opa, olha a tribo aumentando!
ResponderExcluirTenho tentado correr mais tarde e tem sido sofrível. Já vejo um avanço, mas nada que me ajude a melhorar a velocidade nos dias de calor intenso.
Mas é isso ... não temos muita escolha nessa época do ano.
Beijos e bons treinos!
pois é. Esse sábado corri mais cedo e foi bem melhor!
Excluirbeijos
Sergio