O ano de 2012 foi definitivamente, um ótimo ano de corridas para mim. Era um ano que tinha como meta apenas voltar a correr sem dor! consegui muito mais que isso. Vamos aos fatos:
1) consegui superar a contusão que tinha
O fato é que sentia uma dor chata no início da parte posterior da coxa, logo acima do joelho e que, nos exames que fiz (ultrassonografia e tomografia) não aparecia. Chegou a um ponto que o médico que me tratava, da área esportiva e corredor também, me recomendou a acupuntura, pois a fisioterapia não estava resolvendo. Fiz algumas sessões de osteopatia, além de massagem (com o Molejo) e musculação. Essa tríade resolveu o problema. Tudo, aparentemente, foi consequência da protusão do disco da coluna que tenho.
2) Descobri a importância do fortalecimento muscular e de parar quando sentir dor
Isso foi importante demais, e tem relação direta com o fato de terminar o ano tão bem. Descobri que era muito fraco, além de ter um lado mais forte que o outro, então a musculação tem tido papel essencial para prevenir lesões. Saber parar um treino mais cedo quando aparece uma dor estranha também foi um grande aprendizado, muitas vezes difícil de cumprir, mas muito importante.
3) Bati recordes nos 10k e 21k
Consegui fazer pela primeira vez sub 50' nos 10k e sub 1h50' na meia-maratona. Essa última consegui reduzir em 9 minutos meu melhor tempo.
4) Participei de ótimas provas, além das acima
Aqui me lembro de duas:
- a Corrida da Ponte (21,5k)
- a Volta da Pampulha (19k)
5) Fiz diversos treinos memoráveis
Me lembro particularmente de 5:
- o treino das pontes em Juiz de Fora
- o treino da Zona Norte à Zona Sul, no RJ
- o treino em Foz do Iguaçu
- o treino na praia da Costa do Sauípe
- o treino no Ibirapuera
Mais importante do que tudo isso foi terminar o ano mais uma vez muito motivado e cheio de planos para o ano que vem! E vocês, amigos, como foi seu ano corrístico?
Tirando a lesão do seu xará que insiste em não abandoná-lo, também tivemos um ano extraordinário.
ResponderExcluirDesafio do Pateta, as Ultras, Pampulha e o treino em Brenand com o pessoal da ACORJA foram os grandes destaques deste ano.
Sergio resolveu que irá suspender a corrida durante 3 meses logo depois da SS, na tentativa de eliminar a dor na lombar de uma vez por todas.
Melhor renovarmos o pedido corrístico para o Papai Noel, hein? Que o ano de 2013 seja repleto de corridas e zero de lesão! hohoho
Adriana,
Excluirque bom que ficamos todos felizes com a corrida esse ano! esse é um mundo maravilhoso!
Acho que o Sergio faz bem. Correr com dor é bem chato.
Concordo com os votos!
bjs
Sergio
Showww Sergio.
ResponderExcluirCorredor feliz e satisfeito com o próprio desempenho. Meus parabéns!!!! 2013 promete muito mais!!!
Estaremos juntos em qual?
boas festas, amigo!
Valeu, Claudião!
ExcluirObrigado pelo apoio e amizade! no mínimo espero repetir a viagem à SP e treino no Ibirapuera!
grande abraço,
Sergio
Sérgio,
ResponderExcluirParar e avaliar o ano é uma virtude e tanto. Nem que seja para ver os erros e saber que precisamos melhorar. Apontar as vitórias sempre é mais fácil. Parabéns pela sua iniciativa, pelo excelente ano. 2013 promete muitas alegrias.
Forte abraço e boas festas!!
Helena
http://correndodebemcomavida.blogspot.com.br
Helena,
ExcluirMuito obrigado! acho que é por isso que o tempo é dividido em anos, né? dá a oportunidade de repensar as coisas e seguir adiante...
abraço e boas festas,
Sergio
Muito bom.
ResponderExcluirCorreu sem dor e feliz.
Valeu, amigo
Excluirabraço
Sergio
Oi Sérgio. Nossa, faz tempo que não entrava no seu blog. Tive uns problemas de saúde (já resolvidos), que me desmotivaram um pouco a ler os blogs de corrida. Só agora fiquei sabendo do seu sub-50 nos 10km. Fantástico! Eu ainda estou na luta pelo sub-45 que bateu na trave duas vezes esse ano; aí tive que parar de correr e ainda estou voltando. Espero que 2013 seja um ano de muito sucesso pra você e que possamos nos encontrar em alguma prova por aí. Sucesso para você e sua família.
ResponderExcluirMatheus,
ExcluirQue bom que já resolveu os problemas de saúde. Fico muito feliz. Volte devagar que logo estará voando!
Tomara que consiga seu sub-45! Para chegar lá eu preciso perder muita gordura e ganhar massa magra.
Desejo um 2013 fantástico para você, não só na corrida como na vida!
grande abraço,
Feliz Natal e um ótimo Ano Novo,
Sergio