As dores na coluna estão me incomodando.
Começou devagar, e eu achei que ia passar logo, mas não foi assim. Quando treino, na maioria das vezes não doi, pois o corpo fica aquecido. Doi no dia a dia e nos treinos de tiro, que agora então parei de fazer.
É triste, porque venho evoluindo muito nos treinos e no peso. Já perdi quase 3 kg, e o melhor é que, com a combinação que encontrei de treinos de corrida e reforço muscular, as pernas estão se comportando de maneira maravilhosa, sem nada para incomodar. Aí vem a danada da coluna, onde tenho uma protusão do disco lombar, diagnosticada há uns 10 anos.
Não estou conseguindo horário com a massagem/fisioterapia para 2 sessões por semana, apenas uma. O problema é que é pouco. Depois faço treino forte e a dor volta. E tem aumentado. Vou tentar reduzir os treinos e, de repente, voltar ao osteopata.
Estou na 8ª semana de 13 para a Meia Maratona da Asics, minha prova-alvo do 1º semestre. Mas ainda tenho uma 2ª chamada na Meia da Caixa, em julho. O problema é que essa já ocorre em período de preparação para a Maratona de Berlin, que é final de setembro e é a grande prova do ano. Mas tudo é contornável. Importante mesmo é conseguir treinar sem dor. De preferência forte, que é o que me motiva.
De vez em quando tenho que escrever essas coisas aqui, até para ficar registrado para mim.
Bom dia Sergio!
ResponderExcluirJá tentou fazer pilates? Me ajuda muito... fortalece e alinha bem a coluna, agente fica com uma postura bem melhor.
Experimente uma aula com um profissional acredito que possa te ajudar bastante.
Melhoras!
Abraço,
Fê
naocorradacorrida.blogspot.com.br
por hora não dá para encaixar na rotina e no orçamento, mas fica como uma ideia para o futuro! obrigado!
Excluirabs,
Sergio
Cara, quando a coluna incomoda, só um bom alongamento de posteriores salva e principalmente dos gluteos.
ResponderExcluiré, acho que vou investir nisso mesmo. Valeu pela ideia.
ExcluirDe qualquer jeito, acho que será imprescindível reduzir os treinos nessa fase, senão o negócio piora... paciência.
abs,
Sergio
acho que 90% dos meus problemas de coluna estão associados a encurtamento dos posteriores de coxa e aos gluteos.
ExcluirNesse blog tem uma imagem de alongamento dos gluteos, é porreta para aliviar a coluna: http://julianapantera.blogspot.com.br/2011/08/nova-lesao-distensao-do-obturador.html
Veja só o que pensei: os corredores de velocidade em pista, são uns caras com gluteos gigantes e fortes, qdo vc faz os treinos de tiro essa musculatura deve trabalhar mais de alguma forma, se vc alonga a dor passa. Será?
Depois conta se deu certo.
Eu estou com uma dor na sola do pé há um tempo, venho alongando e massageando a sola e não passa. Outro dia resolvi alongar os posteriores de coxa, cara ..., melhorou bem. Agora é focar.
ABS !
A questão do encurtamento pode ser uma boa linha. Na verdade eu faço apenas UM alongamento para a coluna, quase que diariamente. Vou adicionar outros do post a Juliana. Valeu pela dica! Não sou muito fã do alongamento, mas vou tentar.
ExcluirFaço bastante fortalecimento para glúteos e demais músculos da perna, mas minha academia não tem um aparelho para levantar peso com a parte inferior das costas. Já fiz esse aparalho em outra academia e era ótimo.
Quanto à dor na sola do pé, já pensou em trocar o sapato de trabalho? No meu caso também vinha sentindo um pouco de dor. Troquei e acabou o problema. Curioso é que, ao contrário do tênis de corrida, no caso o que funcionou foi um com sola bem mole/amortecida. O tênis de couro de sola dura não deu certo!
abs
Sergio
Olá Sérgio. Tão importante quanto o seu relato foi ler os comentários dos amigos quanto ao alongamento - encurtamento.
ResponderExcluirVou me cuidar nisso também.
Desejo melhoras e saúde para você.
19 de maio estou aí
Que bom, amigo, que está lhe sendo útil! Obrigado!
ExcluirGrande abraço,
Sergio
Sérgio,
ResponderExcluirNos últimos meses eestou correndo lentamente, fazendo 25 ou 30 km em ritmo lento, "curtindo a viagem..."
Embora goste de um ritmo mais forte, tenho evitado fazer tiros. Experimenta retirar esse tipo de treinamento e curte mais os longos para ver se o impacto diminui e a coluna fica numa "nice".
Desejo corridas sem dores e pós-treinos completamente inteiro.
Abração!
Gilmar
É, acho que o caminho é esse mesmo. Retirar os treinos de tiro, alongar mais e fazer massagem/fisioterapia. Valeu pela dica!
Excluirabs
Cara, vc é guerreiro e não se contenta com pouco. Basta ver suas metas alcançadas. Só mais um degrau dos tantos que vc já subiu. Puxa, estou com saudade!
ResponderExcluirClaudião Dundes
Claudião,
ExcluirBom demais ouvir de você! Saudade do amigo também!
Já estou planejando um fim de semana em São Paulo nos moldes do do ano passado. Se rolar eu te ligo! e você, vem ao RJ para a Maratona?
abs
Sergio
Sérgio, meu amigo.
ResponderExcluirFico com a maioria. Alongar lhe trará muitos benefícios. Eu faço 4questão exercícios específicos desde a bursite e nunca mais senti nada no quadril. Mas você está no caminho certo, procurando entender o que seu corpo pede...
... você seria até mais prestativo se ele falasse em português ;-) mas esta é a nossa aventura.
Boas passadas e melhoras para as costas.
André http://andreeotenis
Breve vou escrever sobre isso, mas já melhorei bastante. Essa do corpo falar português é boa
Excluir;-)
abraço,
Sergio
você partilha, e a gente ganha, Sérgio!
ResponderExcluirjá aprendi algumas coisinhas só de ler os comments da turma!
esse alongamento que o Xampa recomendou eu tô fazendo... dá uma aliviada geral mesmo!
nossa, espero que você melhore logo pra voltar com tudo pros seus treinos de velocidade!
legal, Elis, essa troca ajuda muito!
ExcluirJá estou melhor, mas vou me manter por hora por fora dos treinos de tiro!
bjs
Sergio