Sábado à noite (30/5) participei do treinão Light para a Maratona do RJ, que ocorreu na Lagoa Rodrigo de Freitas.
O evento gratuito ocorreu no Parque dos Patins, e teve ótima organização, com um único senão que acrescento ao final.
De "mimos", havia:
a) massagem: aproveitei e fiz a minha antes. Sempre bom.
b) lanterna de cabeça (!): achei bacana. Acabei não usando a minha pois fiquei com medo de apertar a cabeça no meio do treino. Percebi também que não estava tão escuro a ponto de ser necessária, mas, como o evento teve apoio da Light, deve ter vindo daí a ideia. Legal.
c) Guarda-volumes: usei, mas aí é que tive um probleminha.
d) lanchinho ao final: uma banana e uma tangerina. Está bom demais para um treino, né?
e) hidratação com água e gatorade: abundantes. Muito bom. O Gatorade era em copo aberto e cheio, o que obrigava a parar para tomar, mas, mais uma vez, estamos falando de um treino, então está ótimo.
f) pacers (marcadores de ritmo): 4'30"/km, 5'/km, 5'30"/km e 6'/km. Ótimo.
g) palestra: sobre previsão de lesões (assisti boa parte)
h) camisa alusiva ao evento
O percurso era de 7 km e não dava a volta na lagoa, retornando com 3,5 km. Assim evitava-se passar na parte mais estreita e onde há um pedaço com desvio devido à uma queda de parte da ciclovia.
Eu corri boa parte do treino quase junto com o pacer de 6'/km, apenas um pouco a frente. O cara era super gente boa e guiou um bom grupo. Me senti bem, consegui inclusive fazer os sprints que a planilha pede com 1 hora de treino. A temperatura era bem agradável. Também havia bastante policiamento, em virtude dos recentes problemas de segurança.
O treino se iniciou às 19:30h. Eu sabia que o pacer daria apenas duas voltas, fazendo 14 km. Como eu precisava fazer 22 km, daria mais uma volta. Imaginei que não teria problema pois, ainda que sem pacer, o treino era para maratona então devia ter mais gente com a mesma ideia. Mesmo que não houvesse, achei que não seria problema fazer a última volta sozinho. Como o treino estava previsto, conforme divulgação, de terminar às 22h, daria tempo. #sqn quando voltei da última volta, que fiz sozinho já haviam recolhido tudo, inclusive o guarda-volumes. Falei com um e outro e acabei encontrando meus pertences. A única coisa chata é que ainda faltava quase 1 km e essa parada atrapalhou um pouco, até mesmo no registro do Garmin, pois esqueci de parar o relógio. Acabei correndo segurando tudo quanto é sacola.
Esse único senão, de terem divulgado um horário de encerramento que acabou sendo muito antecipado, não tira o mérito do evento, que foi excelente! Minha evolução está muito boa, dentro do que gostaria. Vou aumentando 2 km no longão por semana, com expectativa de fazer o de 32 km no dia 5/7, 3 semanas antes da prova. Vamo que vamo...
Treino com estrutura de corrida! Que legal.
ResponderExcluirPena que aqui no interior do Paraná não tem isso. rsrs
Abraço e uma boa preparação para a Maratona do Rio Sergio.
tutta-Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br
Valeu, amigo!! cidade grande acaba tendo umas coisas legais, pelo menos para compensar outras que não são tão legais...
Excluirgrande abraço,
Sergio