Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 7 de julho de 2015

32k: meu respeito pelo treino mais longo da maratona

Longão na Lagoa. Foram 4 voltas e um cadinho aí!
 
E assim, como um relógio, concluí meu treino mais longo para a Maratona do RJ, o temido treino de 32km, em exatos 3:12'00" ou 6'/km.

Corri em volta da Lagoa. No total foram 4 voltas, mais 2 quilômetros ao final! O dia estava perfeito para correr, com tempo feio, chuvinha fina em alguns momentos e temperatura em torno dos 17ºC. Oxalá que no dia da prova esteja assim! Só achei a Lagoa muito vazia. Raramente eu cruzava por alguém, embora tenha iniciado o treino às 17h. Creio que isso tenha ocorrido por conta do tempo feio e também da onda de violência. Eu não percebi nada ameaçador em nenhum momento. Pelo contrário, estava bem tranquilo.

Deixei minhas coisas em um local estratégico, e consumi a cada volta um alimento e um pouco de água. Na 1ª volta foi um gel de carbo Carbup, na 2ª uma banana e na 3ª uma paçoca. Não parei o cronômetro nessas paradas, o que significa que meu pace em movimento foi um pouco melhor.

O batimento cardíaco não subiu muito ao longo do treino, o que me mostra que o condicionamento cardio-vascular evoluiu muito. Senti, no entanto, as pernas pesadas depois dos 20k. Espero que isso seja por conta dos treinos da semana e que fique melhor no dia da prova.

De qualquer jeito, digo que foi difícil completar esse treino e o final foi bem dolorido. A partir do próximo final de semana os treinos já começam a ficar menores, pois agora faltam menos de 3 semanas para a prova!

Essa foi, até agora, uma das melhores preparações de prova que fiz! Agora é segurar na ponta dos dedos!

Vamo que vamo...

10 comentários:

  1. Sergio, tenho acompanhado seus treinos para a Maratona. Se vc chegou aos 32, com certeza mais 10 não será problema no dia da festa. Continue firme e bons treinos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu amigo! espero que não seja problema mesmo!
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  2. Fala, sérgio!

    Belo treino... Acho que meu erro foi ir para a praia, aonde o calor estava maior e ainda tinha um vento contra bem chato em Copa.

    Conte com a minha torcida desde já!

    Abraços e boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo! pode ter sido mesmo isso. Na Lagoa estava bem tranquilo!
      abs
      Sergi

      Excluir
  3. Verdade, meu amigo. Não lhe vi reclamando de problemas musculares, etc. Você está pronto e com ótimo ritmo. Vou apenas repassar a frase de um amigo que treino para minha maratona em 2013. Nós treinamos para correr 12 km. Os últimos 12 km.
    Gostaria de lhe deixar apenas uma recomendação. Pesquise sobre a queda da taxa de sal em corridas muito longas. Eu necessitei de reposição entre os km 30 e 32 (demorei um pouco para lembrar depois que os músculos enrijeceram). Peguei dois daqueles saquinhos no restaurante e levei comigo para prova.
    De resto me falta desejar bons dias de polimento até a prova.
    Esta é sua!
    Boas passadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, amigo! desculpa pela demora. Achei que já tinha respondido :-(

      Esses 12 km é que serão os mais duros, com certeza! espero chegar bem a eles!

      Eu tenho cápsulas de sal, vou levar, por via das dúvidas! Já usei em treinos do calor e foi bom. Valeu pela dica.

      abs
      Sergio

      Excluir
  4. É, ontem tentei fazer o meu maior longo (34k) para a Maratona de Assunção dia 9 de agosto no Paraguai mas voltei pra casa com muito cansaço e dores nas pernas e somente 22k concluídos. Menos mal que na semana anterior havia feito 33k.
    Parabéns pelo belo treino Sergio e desde já desejo uma boa corrida pra você.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola, amigo! Você está bem demais!

      Pena que não venha ao RJ neste domingo. A festa vai ser boa e parece que a temperatura vai ficar boa...
      abs,

      Excluir
  5. Salve, Sérgio. Tenho acompanhado seus relatos aqui no blog e tem me sido muito úteis, pois vou fazer a minha primeira Maratona, depois de 4 anos correndo. Comecei a preparação no início do ano, pensando em completar abaixo de 4h, mas, sofri com lesões no joelho direito durante a preparação (Sindrome da banda iliotibial, que já me acompanha há algum tempo e uma tendinite da pata de ganso...) que chegaram a me afastar dos treinos por 45 dias... Sempre mantive a esperança de fazer uma boa prova até que nas últimas semanas a banda ilitibial passou a doer bastante... To na batalha pra conseguir correr e agora a meta é terminar bem, sem preocupação com o tempo. Como disse, aprendi muito com seus relatos: Cápsulas de sal, paçoca, etc e gostaria de desejar boa sorte e que vc consiga alcançar seu objetivo! Abs, Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, é um prazer receber seu comentário. Muito obrigado! Sei bem o que é isso. Embora nunca tenha tido as contusões que você enfrentou, já passei por muitas nesses 7 anos de corrida. Vá na maciota e procure alongar nestes dias que faltam para a prova! Se der, dê um alô na largada!
      abs
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...