Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

domingo, 4 de julho de 2010

Apresento o meu tênis!

No blog do Christopher McDougall, que é o autor do livro Nascido Para Correr, que citei há algum tempo, me deparei com um texto que gostei muito. Era tudo que queria ouvir. Ele dizia (tradução livre minha):

Tênis são, algumas vezes, melhores que pés descalços
A Nike acertou nas suas primeiras poucas gerações de tênis. Eles eram finos e leves, oferecendo apenas o que os corredores precisavam e nada mais: uma pequena proteção contra o piso bruto e o tempo frio. Mas os problemas começaram quando a proteção se transformou em correção, e as forças do marketing dominaram a educação. Quando os artifícios de marketing dominam e a técnica é minimizada, você pode esperar que até 90% dos maratonistas se machuquem. E é isso que tem acontecido.
Entretanto, na realidade, o debate não é sobre pés descalços x calçados. É sobre aprender a correr com suavidade. Domine essa técnica e você pode calçar - ou não calçar - qualquer coisa que você deseje.
(http://www.chrismcdougall.com/barefoot.html)

 Fiquei bastante surpreso, pois ao finalizar o livro fiquei com a nítida impressão que o autor seria inteiramente contrário a qualquer coisa que não fosse correr descalço. Mas o que ele diz agora é exatamente o que eu pensava. Se pudermos correr com a técnica da corrida descalça calçando tênis, não há problema. Só completaria a informação dizendo que é muito difícil seguir a técnica usando um tênis com muito amortecimento. Eu tentei e simplesmente o calcanhar era tão alto e o tênis tão rígido que me forçavam a pisar no chão com o calcanhar no mínimo ao mesmo tempo da frente do pé.

Para mim a resposta por hora é usar um tênis minimalista. Estou usando esse aí de cima (a bolsa é para colocar o Nike Plus que já não uso), da Forester, que nem o fabrica mais. Tem funcionado muito bem. Com ele me forço a pisar primeiro com o meio do pé, com o perna mais dobrada e sinto que o impacto é menor. Também notei que minha panturrilha tem sido mais forçada, o que é até bom, ainda que no início tenha exigido alguma adaptação.

Mas atenção gente, não pretendo convencer ninguém a me copiar! Não sou médico nem profissional de educação física. Apenas já li bastante e passei a entender um pouco do assunto, mas estou longe de ser um especialista em anatomia humana. Só sei que tem funcionado para mim. Minha fascite desapareceu depois de começar a usar esse tênis e ao fazer uma experiência  usando o tênis que estava acostumado (Nike Vomero) a dor, ainda que leve, voltou. A única coisa que sugiro é que, caso alguém venha a usar tênis minimalista, procure não pisar primeiro com o calcanhar. Acredito que, neste caso, a falta do amortecimento nesta região pode cobrar sua conta.

Eu pretendo revezar esse tênis com outros, até para evitar a repetição de movimentos sempre feitos da mesma maneira. Tenho usado ocasionalmente um Adidas mínimo que comprei para isso. Mas esse aí da foto ainda é meu favorito!

9 comentários:

  1. oi, sergio!

    eu acho que o caminho é esse mesmo... correr usando uma proteção para os pés: para a sola e para o frio!

    desde o meu longão do dia 27, comecei a tentar modificar a pisada, procurando torná-la mais "leve", suave...

    a gente tá acostumado a correr sempre do mesmo jeito, pisando primeiro com o calcanhar... mudar isso não é nada fácil! é uma briga feia, rsrsrs

    pra conseguir, procuro simular a corrida na areia fofa, quando a gente naturalmente pisa inicialmente tocando o chão com a parte dianteira do pé, e com muita suavidade, senão acaba afundando....

    depois de uma semana correndo assim, senti um cansaço maior nas pernas... certamente outros músculos estão começando a trabalhar mais, daí o cansaço...

    como você diz, é muito cedo pra avaliar se é melhor ou pior... mas acho que vale a pena tentar, ainda mais quem vem sofrendo com lesões...

    vamos aprender mais sobre isso com a experiência de outros corredores, e também por tentativa e erro;)

    ResponderExcluir
  2. é isso aí, Elis, obrigado pelo comentário. A mudança é difícil, eu também senti mais o tornozelo e panturrilha, que são mais forçados. Mas esse negócio de blog é bom porque podemos acompanhar as experiências de outros corredores :-)

    ResponderExcluir
  3. Serjão pelo visto vc vai correr daqui a pouco descalço mesmo hein, toda sorte para ti amigão. Muito bom o post parabéns por dividir conosco esta informação...Obrigado pela visita no meu blog e espero que a situação daquele problema na prova seja corrigido, para que esta corrida volte a ser boa de se correr.
    Boa semana e bons treinos e nos encontramos na Maratona do Rio.
    uM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh esqueci de lhe falar não sei quem fez primeiro o blog mais o seu blog tem o mesmo nome do amigo Ultra João Gabbardo do Sul, pois o que difere é o final do nome o seu é do blogspot.com e do dele é wordpress.com

    http://correndocomsaude.wordpress.com/

    Valeu...

    ResponderExcluir
  5. Jorge, obrigado pelos comentários. Vi há pouco tempo que já existe um blog com nome parecido. Ele foi o pioneiro. Vou tentar mudar o nome do meu, para diferenciar.
    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Jorge, segui seu conselho e mudei o endereço do blog. Logo que todo mundo se acostumar com o novo endereço mudo também o título lá em cima. Valeu pela dica.
    Quanto à correr descalço, é uma possibilidade. Mas por hora ainda não é minha idéia. Vamos ver.
    abraço.

    ResponderExcluir
  7. Sérgio fico feliz por vc ter mudado o nome do blog, pois eu também se soubesse que teria outro JMARATONA também mudaria, mais como fui o 1º a criar acho que não terei problema, olha o João Gabardo é médico do Rio Grande do Sul o cara é um monstro das Ultras, não sei se vc visitou já o blog dele e já viu os feitos deles, ele já correu várias maratonas uma atrás de outras, tive a felicidade de conhece-lo ano passado na Ultra de 24 horas dos Fuzileiros aqui no Rio e inclusive ele estará correndo na Maratona e na Ultra dos FN este ano também...O dia que vc tiver oportunidade de conhece-lo vc vai adorar o cara é gente boa...

    Bons treinos.

    ResponderExcluir
  8. Jorge, já vi o blog dele. É excelente. O cara além de correr pra caramba faz pesquisa sobre os efeitos da corrida no organismo. Quem sabe um dia eu o conheço pessoalmente.
    Agradeço novamente pela dica,
    Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Sérgio, cara eu já tinha visto esse seu post abaixo, mais eu disse que não correria com um all stars pq eu corro Ultras, mas já vi vários corredores correndo descalços.
    Bons treinos,

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...