Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quinta-feira, 19 de julho de 2012

e agora, José? planejamento do 2º semestre

Estou firme em meu plano de estrear na maratona em julho de 2013. Antes, no entanto, tenho uma conta para acertar com a meia-maratona, o que pretendo fazer no Circuito Athenas, em outubro. O fato é que na época em que estava na minha melhor forma, no 1º semestre do ano passado, cheguei a fazer treino de 19k em 5'20"/k, mas depois me lesionei e nunca consegui completar uma meia próxima a esse pace. Isso daria um tempo projetado de 1h52'. Essa passa a ser minha meta. Para isso, preciso continuar perdendo gordura, pois estou ainda 3,6kg mais pesado do que naquela época. Como referência, meu melhor tempo em meia é hoje de 1h58'. Minha 2ª meta do ano é completar os 10k abaixo de 50' (Desafio da Contra-Relógio), o que pretendo fazer na Corrida Pan-Americana, em Novembro.

Peguei uma planilha de treinos para meia que pretendo adaptar à forma como estiver me sentindo, a fim de não me lesionar. Como o programa é de 13 semanas e tinha 15 até a prova, tirei duas semanas de folga de corrida após a meia da caixa. No entanto, não estou parado. Aproveito o tempo para fazer fortalecimento muscular, além de bicicleta ergométrica, caminhada em ladeira na esteira e transport. A ideia dessa pausa é descansar os músculos do esforço repetitivo da corrida. Infelizmente, domingo não resisti e fiz o treino de Juiz de Fora, mas foi leve he he.

É isso. Gosto de me desafiar tendo uma meta específica. Isso me motiva a acordar cedo para treinar. Semana que vem, então, estou voltando aos treinos específicos, em período de base.

12 comentários:

  1. Metas plausíveis e motivadoras, Sergio. Sucesso nelas!

    Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte... correr com meta é muito melhor! Foco, foco e foco.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio,
    Desejo sucesso nas novas empreitadas. Espero que as lesões passem bem distante de você e que a Maratona 2013 venha com um excelente tempo.
    Quem sabe mais um no Ranking do Júlio Cordeiro?
    Grande abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar,
      Olá, amigo! o ranking do Júlio Cordeiro é, por enquanto, um sonho distante he he. Mas miro nele.
      O objetivo principal é o que você disse, que as lesões passem beeem distante!
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  4. É isso aí, meu amigo. Vou para a Asics para tentar ser uma vez mais sub-2h depois dessas 16 semanas. Baixar meu RP será inusitado, mas como dizem os boleiros. Se a bola quicar na minha frente eu chuto pro gol.
    Não acho que eu esteja tão bem quanto ano passado (antes da lesão), pois fiz a Meia Internacional com "sangue nos olhos".
    Mas vamos que vamos no dia 29.
    Forte abraço e boas passadas, meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. show de bola, André. Uma boa prova para você na Asics! você está preparado, o negócio é fazer seu melhor e ver no que vai dar. Às vezes vale arriscar um pouco para tentar quebrar um recorde, ainda que com risco maior de quebrar...
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  5. olá Sergio!! planejamento é válido para nossas conquistas, né?? continue firme que conseguirá atingir sua meta com sucesso.
    Abraço, karinne.

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom termos metas em mente, pois assim fica mais fácil arranjarmos coragem para ir treinar.
    Sem meta eu viro um "relaxado" nos treinos. hehe

    Desejo boa preparação para esta meia e que você consiga os seus objtivos para este segundo semestre de 2012.
    Grande abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...