Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 10 de julho de 2012

Meia Maratona do RJ 2012 - Fomos felizes mais uma vez!

Em Copacabana, sorrindo ao ser feliz mais uma vez, clicado por Adriana e Sergio
Corri ontem a Meia Maratona do RJ, pela 2ª vez, em 2 horas e 6 minutos. Essa foi minha 5ª meia maratona (21,1km). (ato falho: havia colocado o título do post Maratona do RJ, que agora corrijo. Será que há uma mensagem subliminar por trás?)

O fim de semana começou com a retirada do kit, no sábado, quando encontrei outros amigos Baleias. Foi uma ótima oportunidade de rever a todos e colocar os papos em dia. Aproveitei para comprar mais um tênis para treinos, no caso outro Olympikus Rio, que é o que uso nos treinos. Estava em ótimo preço mais uma vez, em promoção do evento, assim como ano passado. O tempo era maravilhoso e muitos aproveitavam para visitar os pontos turísticos da cidade. Ficava difícil imaginar o que viria pela frente.

À noite encontrei cerca de 30 baleias no restaurante La Mole que, nesse dia, tem um bufê ótimo no estilo preço fixo. Levei a família nesse jantar e foi muito bom reencontrar a todos. De lá ainda fui em um aniversário na casa de amigos, que não podia faltar.

Fui dormir à meia-noite. Pela primeira vez dormi bem antes de uma prova, pena que pouco. Às 4h da manhã acordava, dez minutos antes do despertado. Havia combinado de pegar os ônibus da organização às 5h. Chovia aos cântaros no trajeto do Aterro à Barra, o que parecia inacreditável dado o tempo que havia feito na véspera. O climatempo havia acertado.

antes da largada, com Enio, Wu e Marcelo. Foto de Mayumi.


Fomos em um grupo de 6 baleias. Fui ao lado de Cláudio Dundes que, concentrado em fazer uma grande prova, aproveitou a segunda metade do trajeto do ônibus para fechar os olhos e meditar. O coletivo, além de não ter feito o melhor caminho, pegou bastante engarrafamento em função da própria corrida que fechou diversas ruas. Assim chegamos ao local faltando 19 minutos para a largada. E ainda faltava andar um bom pedaço. Por sorte a chuva havia parado naquele momento. Até deixarmos as coisas no guarda-volumes e esperarmos a turma frequentar os kinder-ovos, ouvimos que a largada havia sido dada. Largamos bem atrás, o que prejudicou o ritmo pois, apesar de não estarmos muito rápidos, tivemos que ultrapassar bastante gente em muitos trechos.

A prova foi mais ou menos o que esperava. A chuva veio durante a prova, mas foi fraca e mais ajudou que atrapalhou, tirando uma ou outra poça grande das quais tínhamos que desviar. Tive a ótima companhia do amigo Waldeci, de Curitiba, que também já correu mais rápido, mas por restrição médica temporária teve que dosar o ritmo.Minha estratégia nessa prova era procurar manter um pace de 6'/k até a metade e depois ver o que daria para fazer. Como, entretanto, as duas ladeiras ficam no início da prova, acabamos gastando um pouco mais de tempo ali e demorando mais para recuperar o tempo perdido.

Na subida da Niemeyer encontrava Katryny e sua tropa de Vitória. Conversamos um pouco, aproveitando que o ritmo era controlado e ela nos convidou para as 10 milhas da Garoto. Vou pensar com carinho na possibilidade.

Na altura de Copacabana avistei os amigos Adriana e Sergio, que estavam ali, apesar da chuva,apenas para dar apoio e fotografar os amigos que corriam. Atitude para lá de simpática dos dois!

Nunca vi uma prova com hidratação como essa. Acho que a cada 2 ou 3 quilômetros tínhamos uma banca com água e isotônico. Esse último era dado em saquinhos, o que facilitava bastante e permitia que nos mantivéssemos correndo enquanto nos hidratávamos. No começo de Copacabana ainda havia banana e tangerina (mexirica), ótimo principalmente para quem correria a maratona.

Aproveitando que o clima era bastante favorável, acelerei nos 4 últimos quilômetros, e acabei fechando a prova com 5'58"/k, portanto ligeiramente melhor que a meta estabelecida. Cruzei a linha de chegada junto Waldeci. Foi curioso que nos afastamos durante a prova, pois ele acelerou mais em alguns trechos, mas nos encontramos novamente faltando cerca de 2 quilômetros e corremos o final lado a lado.

Tinha muita coisa para comemorar nessa prova. Sentia que finalmente havia me livrado dos problemas que me fizeram ficar 8 meses quase parado. Estava totalmente molhado, mas absolutamente feliz mais uma vez. Completava pela 4ª vez seguida o evento, sendo 2 vezes de Family Run (6 km) e 2 de Meia-Maratona. Colocava mais um tijolinho nessa caminhada que é mais do que de corredor amador, de um ser humano que busca melhorar cada dia.

Ao final encontraria os demais amigos que completaram a prova, fizemos uma massagem e ficamos no aguardo dos amigos que completaram a maratona.

foto na tenda de massagens, serviço gratuito oferecimento TIMEX

A vontade era de assistir a chegada, mas com a chuva e o frio, a maioria, eu incluído he he, acabou mesmo por ficar debaixo da marquise ali no Belmonte. Pouco a pouco todos chegavam celebrando mais uma vez a prova e o "estar junto". A amiga Dart, de Salvador e correspondente da Contra-Relógio, revista especializada em corrida, trouxe uma fitinha do Senhor do Bonfim laranja. Achei um gesto para lá de simpático. Eu e meu amigo Cláudio colocamos a nossa e prometemos que só a tiraremos após completarmos a Maratona do RJ em 2013! Ficou como um incentivo a mais, uma forma de fazer a amiga participar da nossa conquista e, no meu caso, uma homenagem às minhas origens paternas. #amomuitotudoisso

foto oficial gratuita


Com o sorriso de cada um no rosto posso dizer com certeza: fomos felizes mais uma vez!

PS Para meu controle, seguem abaixo os paces por quilômetro, que tive que extrair do garmin:



split
Min
Seg
1
6
10
2
6
10
3
4
17
4
5
35
5
6
14
6
6
02
7
6
30
8
6
07
9
5
50
10
6
06
11
6
04
12
5
52
13
5
56
14
6
02
15
6
06
16
5
58
17
5
43
18
5
30
19
5
30
20
5
30
21
5
44
21,3
5
41


obs ele marcou uma distância maior por causa dos túneis
Metade da prova: 1h 04' 28" - um bom split negativo

31 comentários:

  1. Parabéns Sergio.
    Correu como "gente grande". E pelo que li do pessoal, a chuva foi forte mesmo!

    E a promoção do tênis valeu a pena, não é mesmo?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amigo!
    Valeu demais!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  3. Sergio, Parabéns pela Meia Maratona!!
    Também foi muito bom te conhecer pessoalmente.
    Espero que tudo dê certo para vocês correrem a Maratona em 2013.
    Acima de qualquer coisa e incentivo, treine bastante, pois na Maratona o psicológico é muito importante, mas o físico também precisa estar preparado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel,
      Obrigado pelo comentário e pela dica, é sempre bom vindo de gente experiente como você na distância!
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  4. Parabéns pela meia concluída com sucesso, Sergio. A chuva ajudou na performance, mas atrapalhou muito o lado social. Encontrei pouca gente na largada e menos ainda na chegada.

    Abraço e até qualquer corrida dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Sem dúvida a chuva atrapalhou esse lado, Fábio. Por isso mais uma vez não consegui te encontrar... pena!
      abraço e na próxima nos vemos,
      Sergio

      Excluir
  5. Sérgio, parabéns pela Meia Maratona.
    Ótimo relato. Encontrar os amigos, com certeza, faz da prova uma emoção a mais. E teve tanto elogio da organização que estou me animando para ir pro Rio tbem.
    Forte abraço,
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena,
      obrigado! sem dúvida, a prova é muito boa. Recomendo!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  6. Parabéns Sergio!
    Que agora vc se livre de vez dessas contusões e problemas que atrapalham a sua preparação. Vamos retomar nossos treinos rumo a Maratona de 2013!!

    Vc faz parte da minha conquista de 2012!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxalá, Borges! Obrigado e parabéns também!
      Sinto uma alegria enorme por sua primeira maratona e espero que possamos fazê-la juntos no próximo ano. Bom, ao menos nos encontramos no início e ao final, já que você voa!
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  7. Mas que jeito mais chique de dizer que eu dormi no buzão da organização!!! Chique demais!
    Como sempre, reencontrá-lo é muito gostoso, Sérgio, e repetiremos isto quando estivermos nós e nossos filhos correndo e nossos netos correndo juntos, talvez no sanatório, mas o que importa!
    Um grande abraço, meu amigo. Garrafinha no carro do Hoffmann, aliás, capinha do meu celular também, risos...
    cLAUDIO dUNDES: o baleias que chora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudião,
      Parabéns pela prova em primeiro lugar, um baita desafio para você!
      Digo o mesmo amigo, e espero sim que nossos filhos possam brincar juntos.
      Valeu pela garrafinha!
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  8. Sérgio,
    Bom saber que dessa vez o "tijolinho" foi sinônimo de corrida com prazer. Entendo a sua felicidade e acho que esse sentimento é de quem entende que correr é uma filosofia de vida.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar,
      sem dúvida amigo. Quem não corre acha que o fazemos para emagrecer ou manter a forma. Só quem corre sabe que correr é uma filosofia de vida!
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  9. Querido Sergio, como fui feliz!! Amei tudo, organização fantástica!!
    Que pena não tivemos a oportunidade de nos encontrar e conhecer pessoalmente.
    Concordo com Gilmar que correr é uma filosofia de vida, e como é!!
    Abraço e bons treinos.
    Karinne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karinne,
      que bom que gostou! parabéns pela prova e obrigado pela visita aqui no blog...
      Espero que nos encontremos em outras provas no futuro!
      grande abraço,
      Sergio

      Excluir
  10. Muito bom Sérgio! O importante é ser feliz!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo retorno Sergio! Que mantenha a pegada. De fato, vc foi um lord com o gordo, pois eu tenho certeza que ele roncou pra caramba nesse ônibus. A garrafa está comigo, no dia que você comer um rodízio eu levo pra você. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ricardo! parabéns pela prova também!
      covardia essa do rodízio, hein?! eu prometo acompanhá-lo em um rodízio, está bem?
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  12. Parabens! Segue em frente e sempre firme!
    Abc

    ResponderExcluir
  13. parabéns, Sérgio!!!

    pela conquista desse desafio lindo, mas sobretudo por ter curtido tanto, ter aproveitado cada momento!

    foi muito gostoso encontrar você e sua família no jantar de massas, e depois ficar ali no Belmonte, conversando e festejando nosso bando coral!

    quando corro uma prova com esse nosso bando feliz, sinto que minha felicidade transcende!!!

    parabéns, meu amigo!
    bora correr muito longão junto, então, pra começar os preparativos pra essa festa de 42km em 2013!
    já estou fazendo os planos pra vir correr com vocês!!!
    amarrei minha fitinha na medalha do Rio:)

    um abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis,

      Todo o final de semana foi mágico e especial! Estar com pessoas bacanas é o que mais conta! Também gostei muito de conhecer seu marido, ele é muito gente boa (pena que humilha a gente na corrida he he mas diz para ele que isso não vai ficar assim não :-).

      Estou tirando umas férias de corrida propositais de 2 semanas, para começar um período de preparação para a meia da Athenas com a faca na caveira he he. Será um passo intermediário para começar a preparação para os 42k no ano que vem. Vamos fazer uns longões juntos e vamos combinar outras coisas bacanas!

      Fico muito feliz de tê-la como amiga. Aprendo cada dia um pouquinho mais contigo.

      Viajarei no sábado e não poderei prestigiar a Drica nas 24h. :-(

      beijo,
      Sergio

      Excluir
  14. Parabéns pelo ótimo texto Sérgio. É uma pena eu não saber escrever assim. hehe
    Parabéns também pela prova. Fico feliz em saber que a lesão já não existe mais. Tomara que nunca mais volte né! hehe

    Foi um prazer revê-lo mais uma vez.
    Grande abraço e tudo de bom.


    tutta/Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tutta. E eu queria correr como você he he.
      Tomara que a lesão não volte mais mesmo...
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  15. Oi Sergio Feliz,

    Parabéns pelo retorno em grande estilo e sem dores que é o mais importante. Aos poucos outras vitórias virão.

    Prazer em revê-lo e espero muito em breve voltar a correr no Rio. Essa cidade é maravilhosa.

    Bjos,
    Dani
    correndoemagrecendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,
      Obrigado. A vitória sobre as dores é a mais importante, sem dúvida.
      Foi um prazer revê-la, que bom que gostou tanto do RJ.
      bjs
      Sergio

      Excluir
  16. Eu não podia (mesmo atrasado) deixar de lhe dar os parabéns pela pronta recuperação e pelo feito, Sérgio. Queira eu poder lhe acompanhar nesta que considero o maior de todos os desafios: a maratona.

    Penso que se encontrar condições para treinar o suficiente para um evento deste porte, farei como li outro dia no blog de um corredor gaúcho. Vou encarar a peleoa como quatro tiros de 10cinco quilômetros e 2197mais metros para relaxar. Foi um dos textos mais emocionantes que já li.

    Boas passadas, amigo.

    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo!

      Tomara que possamos encarar esse desafio juntos. Será muito bom!

      Também lhe parabenizo pela recuperação da contusão no quadril!

      abs
      Sergio

      Excluir
  17. Olá Sergio! Foi um prazer te conhecer e correr junto contigo no rio, curti muito seu blog e pre-
    cisamos repedir a dose né?
    Abração.
    Waldeci.

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...