Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 20 de julho de 2010

Email à Spiridon

Ontem enviei um email à Spiriton, que é a organizadora da Maratona do RJ, com algumas sugestões para o próximo ano. Veja abaixo:

"Primeiro deixa-me dizer que adoro a Maratona do RJ. Gostaria de fazer algumas considerações de coisas que eu acho que poderia melhorar para o  próximo ano. Elas não custam dinheiro, então não devem ser tão difíceis de implementar:

1.    Atraso na largada: inconcebível, inaceitável. Tem gente ali preocupada com 1 segundo ou 2 de performance. Um atraso de mais de 10 minutos para largada da meia e de 5 para a Family Run não pode ocorrer.
2.    Marcação de km. Para a family run a placa do km 2 estava colocada no local errado, com certeza. Sei porque corri no mesmo pace do km 1 ao 3 e no cronômetro houve uma diferença muito grande. Ano passado ocorreu a mesma coisa. Não sei se o mesmo ocorreu na meia e na maratona. É o tipo do erro que pode atrapalhar toda uma estratégia de prova.
3.    Pórtico “falso” de chegada. Havia um pórtico da Casa & Video em local muito ruim. Quem correu a Family Run achou que era a chegada, mas era uma “pegadinha”. Todos os que correram a Family Run comentaram a mesma coisa. Tem que dar uma solução para isso.

Outras sugestões que eu faço, mas que são um pouco mais difíceis de implementar:

1.    Largada em ondas: não vejo porque não fazer. Mas tem que ser séria, na inscrição perguntando prova  completada e tempo. Hoje em dia, com os resultados todos online, não é difícil fazer a conferência. É possível automatizar, basta copiar os resultados das principais provas dos sites e criar um banco de dados único. Um sisteminha muito simples resolve esse problema e cria um baita diferencial em relação a outras provas no Brasil.
2.    Adiamento da inscrição: como é feito um grande incentivo para a inscrição com muita antecedência e sabendo que a corrida é um esporte onde as lesões são muito comuns, devia haver um mecanismo de adiar a inscrição para o ano seguinte. A Maratona de Londres eu sei que funciona assim. Basta colocar um tempo limite para adiamento, algo como 30 dias antes da prova. Se o atleta se lesionar ele adia sua inscrição para o ano seguinte (não cumulativo).

Pontos positivos:

1.    Horário: ótimo para a largada. Para mim esse é o fator principal para que ela seja considerada hoje a melhor do país. Ao contrário das outras que a Globo passa, essa começa em horário mais adequado ao organismo.
2.    Data: essa época, em mês de férias e quando o calor é menor é o melhor para fazer provas no RJ.
3.    Hidratação: bem feita. Elogiada em todos os blogs.
4.    Stands: muitos. Excelente estrutura.
5.    Feira no pré-evento: muito boa.
6.    Kit: este ano melhorou a qualidade da camisa. Bom kit.

Essas críticas são construtivas, no sentido de transformar essa prova em um evento ainda melhor.

Abraço,
Sergio Melo
corredorfeliz.blogspot.com"

7 comentários:

  1. Olá Sergio,

    Parabéns pela prova e pelas considerações! Este tipo de crítica é muito importante para que a organização acerte nos detalhes.

    Vou apenas acrescentar uma: nas avenidas paralelas para quem vai para a Meia ou para a Maratona, é necessário colocar placas de onde é a largada. Nem todo mundo é do Rio e conhece bem a cidade.

    Bons treinos!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mandou muito bem na cítica!
    Rumo ao Circuito das Estações \o/

    Adriana Peixoto

    ResponderExcluir
  3. Rinaldo,
    Obrigado! Sua crítica também é boa, seria bom solicitar uma melhoria na sinalização para o ano que vem...
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriana,
    Obrigado! Rumo ao Circuito das Estações :-)
    bjs

    ResponderExcluir
  5. parabéns pela participação nos 6km da maratona do rio, sergio!!! depois de se lesionar, ainda arrumar uma gripe, é desanimador!!! mas você foi forte e determinado, e foi lá brigar por sua merecida medalha! parabéns!!!

    muito boa a iniciativa de enviar críticas à organização! por mais bem organizada que uma corrida seja, sempre dá pra melhorar!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Elis. Tudo de bom e bons treinos! bjs.

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...