Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Estado da arte

Pois bem, nesse período em que estou devagar com as corridas, ainda que mantendo o condicionamento com Spinning e Musculação (que agora o nome politicamente correto é "reforço muscular"), resolvi colocar algo sobre as pesquisas que tenho feito em sites internacionais. O tema é corrida descalça x com tênis minimalista x com tênis tradicional. RESSALTO QUE NÃO SOU MÉDICO E QUE MINHAS OBSERVAÇÕES ABAIXO, AINDA QUE EMBASADAS EM DIVERSOS ESTUDOS E DISCUSSÕES NA INTERNET, SÃO APENAS MINHAS OPINIÕES.

O que já consegui levantar:

1) Correr descalço causa menos lesões que correr com tênis tradicionais?
Resp. Ainda é cedo para dizer com certeza. Os estudos, mesmo o da Nature, não fizeram uma análise das lesões provocadas por um método ou por outro. Do lado dos que adotaram a corrida descalça, em geral há uma descrição de redução de contusões nos joelhos e quadris. Dos que tentaram a corrida descalça, a maior reclamação é relacionada ao desconforto com as irregularidades do terreno.

2) Corro com tênis tradicionais, mas tive muitas contusões. Devo mudar para a corrida descalça ou com tênis minimalista?
Resp. Essa é uma decisão muito pessoal. O que é certo é que, caso se decida pela mudança, a transição deve ser realizada com muito cuidado. Se você está acostumado a correr 20 km de uma vez, entenda que terá que começar andando, depois com 1km, depois 2km, por aí vai. Ouça seu corpo. Lembre-se que os músculos que serão forçados serão outros, então todo cuidado é pouco.

3) E o uso de tênis minimalista, substitui a corrida descalça?
Resp. A princípio não. Por um lado, a resposta seria sim, já que os tênis minimalistas permitem um desenvolvimento de toda a musculatura dos pés e tornozelos que não ocorre com o tênis convencional, que "faz" todo o trabalho para nós. Os que adotam a corrida descalça, entretanto, defendem que uma das principais vantagens desta é perdida com o uso de tênis minimalistas: o feedback recebido pela sola dos pés. Outra coisa é que o uso de tênis minimalista tem causado alguns casos de fratura por stress no metatarso. Não há um estudo aprofundado da incidência desta contusão, mas as referências abaixo 3.2 e 3.4 estão cheias de casos. Aparentemente são causadas pelo que se chama de TSTF, too soon too fast, ou seja, pela transição muito rápida, sem o devido preparo do organismo. Mas ainda não se tem certeza se o motivo é esse mesmo.

4) A mudança de pisada para tocar primeiro com o meio ou frente do pé em oposição com a pisada com o calcanhar substitui a corrida descalça? Se não, é benéfica de alguma maneira?
Resp. Não substitui pelo mesmo motivo explicado na pergunta anterior e por ser ainda menos parecida com a corrida descalça que os tênis minimalistas. Um dos principais problemas dos tênis tradicionais é que o calcanhar é muito mais alto que o meio do tênis, o que dificulta muito a pisada com o meio do pé. Agora, aparentemente, existe uma vantagem de pisar com o meio ou frente do pé em relação à pisada com o calcanhar, que é o menor impacto. Isto pode ser ainda melhorado com a redução do tamanho da pisada e uma corrida com boa postura. Mas é bom ressaltar que diversos corredores de ponta correm pisando inicialmente com o calcanhar e com a postura, aparentemente, ruim.

5) Pode-se usar o tênis minimalista como um período de transição para a corrida descalça?
Resp. Não é recomendado. Devido ao exposto acima, de perda de sensibilidade, essa, aparentemente, não é uma boa idéia. Os defensores da corrida descalça defendem que o incremento da distância e da velocidade já será feita aos poucos, devido às possíveis bolhas ou desconfortos no início, o que não exige nada para fazer a transição. Veja que não estou dizendo que os tênis minimalistas não devem ser usados, só que eles não devem ser usados como transição para a corrida descalça.

6) Recomenda-se usar tênis minimalista para sempre?
Resp. Não vejo nenhuma contra-indicação, desde que se respeite a transição lenta e gradual. Certamente haverá um desenvolvimento maior da musculatura dos pés e panturillhas e, APARENTEMENTE, menos contusões típicas de corredores, comparado aos tênis tradicionais.

7) Corro há anos e nunca tive contusões graves. Devo mudar algo?
Resp. No ponto em que estamos do conhecimento, eu diria que não. Mas ficaria atento aos estudos.

8) O Nike free pode ser considerado um tênis minimalista?
Resp. Sim e não. O Nike free tem uma escala que varia de 0 a 10. Quanto menor o número, mais próximo da experiência de correr descalça o tênis proporcional. No passado existiam o Nike 3.0, o 5.0 e o 7.0. O 7.0 está muito longe de ser um tênis minimalista. Agora a Nike lançou o modelo Nike Free Run +, que seria um 5.0. Resumindo a história toda, diria que o Nike free apresenta aspectos minimalistas no que diz respeito à flexibilidade e pouca correção de pisada, mas se aproxima de um tênis convencional por ter um solado grosso e principalmente por ter um calcanhar mais alto que o meio do pé. O Vibram Five Fingers é um tênis realmente minimalista.

9) Resumindo: o que é melhor - descalço, com tênis minimalista ou com tênis tradicional?
Resp Leia muito, ouça seu corpo e descubra o que é melhor para você. Neste momento ainda não há um consenso.


Algumas referências são os blogs:
1.1) Referência em defesa da corrida descalça: http://therunningbarefoot.com/
1.2) Referência contra a corrida descalça: www.runningbarefootisbad.com

Blogs e matérias neutras
2.1) http://www.runblogger.com/
2.2) http://www.revistacontrarelogio.com.br/materias/?Correr%20descal%E7o%20ou%20quase:%20uma%20tend%EAncia?.710

Referências interessantes:
Estudo de Harvard: 3.1) http://www.barefootrunning.fas.harvard.edu/

Forum de médicos, em geral contra a corrida descalça: 3.2) http://www.podiatry-arena.com/podiatry-forum/showthread.php?t=43282&page=3

Outros:
3.3) http://pes-descalcos.org
3.4) http://therunningbarefoot.com/?p=5303

3.5) O livro "Nascido para Correr"

2 comentários:

  1. Saudações, Sérgio.

    Apesar de ter apenas 400K de treinos e duas provas já identifiquei algumas particularidades em relação aos tênis.

    Com receio de me contundir comprei um tênis com ênfase no amortecimento e por mais incrível que possa parecer comecei a sentir dores na canela. Não condenei o calçado de início, visto que eu estava começando a correr. A musculatura não estava condicionada para minimizar o impacto sobre os ossos... enfim, o corpo não estava pronto para o batente. Porém ao completar 200K, resolvi comprar um segundo tênis com ênfase para estabilidade. Pouco mais de um mês após a troca de tênis as dores na canela praticamente sumiram.

    Em relação a pisada, acho que iniciar o movimento com o calcanhar o mais adequado. Li alguma coisa sobre isso em uma das edições da Runners World Brasil.

    Parabéns pelo blog. Irei acompanhar seus registros a partir de hoje.

    Boas passadas!

    ResponderExcluir
  2. André,

    Obrigado pela participação. Cada um tem sua própria teoria, já que não há nada provado.

    Em relação à pisada, não há nada que diga que pisar com o calcanhar é mais indicado. A própria Runners World americana tem dado muita ênfase a pisada iniciada com o meio ou a frente do pé. Mas não há nada provado ainda, como eu disse no post.

    Abraço,

    Sérgio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...