Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

domingo, 21 de novembro de 2010

Fome nunca mais!

Hoje cometi um dos principais erros desde que voltei a treinar. Não me alimentei direito antes nem durante o longão e corri com fome desde os 20 minutos. Mesmo assim, consegui correr o que me propus, 11,5k, que completei em 1h06'44". Deu um pace de 5'48", exatamente o mesmo da última corrida na Lagoa, há 3 semanas. A diferença é que dessa vez corri 2 k a mais. Sigo satisfeito com a evolução! Na escala de corredor feliz já estou no 4.7!

Voltando ao tema da fome, nunca mais. É muito ruim. O que aconteceu é que sempre como um sanduíche de pão de forma integral com queijo minas, mais um fruta antes do longão. Dessa vez esqueci de comer a fruta. Além disso, ontem (sábado) não havia comido muito carboidrato (normalmente como uma pizza à noite), pois estou de dieta e aí estava com mais fome que o normal. Estou ciente do risco que corri, até pelo calor que acabou aparecendo. A combinação dieta x treinos tem que ser feita com muito cuidado. Mas, pela manhã foi esquecimento mesmo. Não tinha nem como parar para comprar alguma coisa, já que não havia carregado dinheiro. Quando terminei comprei um coco com bastante água e bastante "carne". Chegando em casa acabei de me hidratar e alimentar. Ficam duas lições: preciso comer direito antes do treino e devo definitivamente começar a me preocupar em comer algo durante o treino.

Os treinos da semana foram como usual, evoluindo. Segue o resumo:

2ª feira: off
3ª feira: spinning
4ª feira: treino na esteira - 8' aquec + 6 séries (3'30" a 5'/km + 1'30" a 6'40"/km) + 5' desaquec
5ª feira: spinning
6ª feira: treino na esteira - 8' aquec + 6 séries (3'45" a 5'/km + 1'15" min a 6'40"/km) + 5' desaquec
sábado: off
domingo: 11,5K em 1h06'44" (lagoa, asfalto)

Meu pace por km:


1 km                5'         48"
2 km                5'         38"
3 km                5'         37"
4 km                5'         40"
5 km                5'         46"
6 km                5'         50"
7 km                5'         50"
8 km                6'         02"
9 km                5'         40"
10 km              6'         02"
11 km              5'         54"
11,5 km           6'         04"
Média              5'         48"

Minha conclusão do pace é que é conveniente começar mais devagar para conseguir manter uma velocidade mais constante. O batimento cardíaco ficou bem controlado.

Nas próximas duas semanas tenho provas aos domingos, então vou dar uma respirada no ritmo e na evolução.

13 comentários:

  1. oi, sérgio!!!

    correr com fome é ruim demais!
    eu já cometi um vacilo desses, e justo numa prova de 15km!
    tomei café muito cedo e esqueci de levar suplementos pra prova, pode??? rsssssssss
    corri turbinada, mas quando passei dos 10km, a bateria começou a ficar fraca, quase que não termino rssssssssss

    você está evoluindo nos treinos, tanto em relação às distâncias quanto em relação ao pace!
    vai precisar de muita energia pra aguentar o tranco;)

    bons treinos!!!

    bjs

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Elis!

    Que eu me lembre é o primeiro comentário de uma vencedora de prova aqui no blog he he!

    Pois é, estou querendo comprar uma cinta de hidratação para conseguir carregar os apetrechos. O Xampa está me dando umas dicas. O pior de correr com fome é o medo de ter um piripaque! Nunca mais!

    O pace está melhorando pelos treinos na esteira, que tem sido muito bons. Percebo a evolução a cada semana.

    bjs e novamente parabéns pela Ultra,

    Sergío

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sergio. Quero agradecer novamente pela sua visita e comentário deixado em meu Arquivo de Corridas. É sempre bom quando posso tentar explicar melhor o que nem sempre fica muito claro nos relatos. Obrigado pela oportunidade.

    Aproveito para parabenizá-lo pelo blog, de excelente conteúdo, assim como pelos seus treinos e corridas. Acrescentei-o aos favoritos do meu site, com destaque na página principal.

    Um abraço!

    Fábio Namiuti
    http://www.fabionamiuti.hd1.com.br

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Fábio. Eu é que agradeço sua visita. Me sinto realmente lisonjeado de ter sido incluído nos seus favoritos! Realmente aquele ponto não estava claro, foi bom poder entender um pouco melhor.

    Eu nunca passei por uma fase de desmotivação, mas é certo que passarei por altos e baixos com o tempo. A motivação está dentro da gente, mas é muito bom poder aprender um pouco de quem já é referência na área.

    abração,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  5. Sérgio,
    Acho interessante o seu alerta, pois conheço muitos atletas que não comem nada de madrugada porque não tem fome. Sou adepto do pão, queijo e da fruta, mas acrescento uma caneca de leite (às vezes com um pouco de café).
    A minha sugestão é que você não deve diminuir o ritmo de treinamentos por conta das provas. Antes eu também economizava, mas vejo que treinar e participar das corridas pode ajudar a manter um ritmo mais elevado. Sábado vamos fazer um lobgão de 21km e depois participar de uma corrida noturna de 10km.
    Você está muito bem. Sua meia Maratona do RJ já está garantida.
    Abração!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  6. Gilmar,
    Valeu! Esta questão da alimentação para mim é muito importante.
    Quanto aos treinos, não pretendo diminuir não. Até porque essas provas são apenas intermediárias frente ao objetivo maior que está traçado. Só vou buscar manter os treinos durante a semana no mesmo nível, sem aumentar ainda mais, para compensar o esforço um pouco maior a ser feito nas corridas.
    Seus comentários são sempre encorajadores.
    Abração,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  7. Olá Sérgio. Muriaé é na região de minha infância. Sou de JF e meu principal amigo era de lá. Terra boa, essa zona da mata mineira. Grande abraço e valeu pela gentileza de sempre com o blog Baleias. Já virei seguidor de uma blog seu que está pronto para entrar no ar em 2012. Miguel Delgado. Ah! sou bem gordo mas não tenho fome nas corridas. Uma barrinha na saída resolve.

    ResponderExcluir
  8. Miguel,
    Que coincidência, hein?! eu vou com alguma frequência à Muriaé, para visitar a família. Obrigado por já seguir aquele blog, realmente eu sou muito conservador com esse negócio de corrida. Já me machuquei bastante e agora vou no devagar e sempre. Por isso, maratona só em 2012!
    Mais do que seguidor, sou um aficcionado pelo blog baleias, o alto astral é algo que não tem preço!
    grande abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  9. Sérgio: Obrigado pela citação no blog da Runner's. Algumas pessoas tem um entendimento equivocado deste tipo de prova. Corro desde 1980 e faço ultras desde 2005. Nos últimos cinco anos não tive uma lesão seque. Nunca deixei de treinar ou participar de competição por lesão. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Sérgio: Obrigado pela citação no blog da Runner's. Algumas pessoas tem um entendimento equivocado deste tipo de prova. Corro desde 1980 e faço ultras desde 2005. Nos últimos cinco anos não tive uma lesão sequer. Nunca deixei de treinar ou participar de competição por lesão. Abraço.

    ...corrigindo a palavra "sequer".

    ResponderExcluir
  11. João,
    de nada. Quando se trata de ultramaratonas, você é referência obrigatória. Infelizmente, mesmo entre a comunidade corredora, a ultramaratona é pouco entendida. Parabéns pelo seu trabalho e esforço pelo esporte e pela vida saudável.
    grande abraço,
    Sérgio

    ResponderExcluir
  12. Engraçado o seu ritmo é tão semelhante ao meu agora.

    Pena termos este oceano ao meio, senão quem sabe se dava para marcar uns longões juntos...

    Beijinho de Portugal e força nessa dieta!

    Ana Pereira

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana
    Obrigado pela visita de Portugal! força na dieta também!!
    Que pena a distância, não é?! realmente seria ótimo treinarmos juntos! estive na sua terra uma vez, mas já há 7 anos. É um belo país! na época não estava correndo, senão teria arriscado uns passos.
    beijo,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...