Maratona de Berlim 2013

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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Provas, rumo dos treinos e Escala de Corredor Feliz

Normalmente não participo de muitas provas. Acho que os motivos principais são: a) minha grande motivação para treinar, b) custo das inscrições e c) criação de um compromisso, o que pode limitar eventuais saídas com a família. Bom, a consequência é que em dois anos de corrida (desde que voltei) participei só de duas provas de 6k. Muito pouco.

Competições são uma festa. Sei disso. É a ocasião de encontrar os amigos e, principalmente, de comemorar e coroar todo o seu esforço nos treinos. Por isso minha meta principal no momento é uma prova, no caso a meia de Julho de 2011.

Um problema é que não tenho referência de tempo nem experiência em provas. Na minha melhor época cheguei a fazer, em treinos, 7,5km em 38', o que daria um tempo projetado para os 10k em torno de 52', mas como não corri, não sei. Estou disposto a mudar isso, ao menos, em parte.

Estou planejando duas corridas de 10k brevemente. O Circuito das Estações Verão (dia 5/12, seguinte ao meu aniversário) e a Corrida em dupla Faz um 21 em Niterói (dia 28/11) convite de um amigo niteroiense, claro. Assim, vou pelo menos ganhar uma referência de performance.

Assim, vou focar nos 10k nessas próximas 3 semanas, para depois voltar a aumentar a distância buscando a preparação para o objetivo principal do ano que vem.

Resolvi criar uma escala para saber como estou na evolução dos treinamentos. É coisa de engenheiro, mas é simples. Meu plano de prova é fazer 21 km, com um pace de 5'/km. Assim eu divido um número pelo outro e tenho um valor que não quer dizer rigorosamente nada, mas é igual a 4,2. O passo seguinte é fazer a mesma coisa com os dados do meu último longão (não serve para outros tipos de treino). No caso rodei 10 km, com um pace de 5,9'/km, o que dividindo dá 1,7. Então estou em 1,7, de uma escala que prentendo chegar de 4,2, ou 40% do meu objetivo. Para chegar a uma escala de 0 a 10 estou em 4. Isso vai me ajudar a acompanhar o progresso. Vou chamar de Escala de corredor feliz :-) Meu objetivo é chegar a 10, mas se chegar a 7 já dá para fazer bem a prova.

É importante ressaltar, como lembrou meu amigo Xampa, que para chegar a fazer uma meia-maratona a 5'/km é necessário fazer os 10k mais rápido que isso. Por isso é importante que a escala acima é uma simplificação que só serve para o longão do fim de semana. Ou seja, para eu fazer a meia maratona na velocidade que desejo, deverei fazer treinos mais curtos durante a semana bem mais rápido que isso. O meu estágio atual de longão é 10k, por isso meu ponto atual está nessa distância.

8 comentários:

  1. Ficou legal pra caramba. Bem técnico. Arrebenta. Abç

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  2. Você não esqueceu de normalizar essa escala? Veja bem, se você fizer 10km em 4´/km, você está bem acima de sua meta, porem sua escala vai dar 2,5 que é abaixo do 4,2. Siga firme no objetivo.

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  3. Ricardo,
    Valeu pelo comentário! Eu poderia sim normalizar a escala, utilizando a tabela de esforço equivalente. Pensei nisso. Mas mais importante que a velocidade para mim é a distância e essa escala só serve para o longão. Então, nesse exemplo que você deu, ao correr 10k, embora rápido, estaria ainda longe da minha meta de correr 21k. Por isso, 2,5 em 4,2 parece retratar o momento em que eu estaria realmente. Se eu utilizar a tabela de equivalência a ênfase será mais na velocidade que na distância.

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  4. Já montei minha escala e estou acompanhando.

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  5. Legal, Alessandro. Boa evolução para você! Só lembre que ela é uma análise simplificada. No dia da prova você deve conseguir ir mais rápido, pois em geral o longão é feito em uma velocidade mais confortável que a competição. Pode-se dizer que a escala é conservadora.
    Abração,
    Sergio

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  6. Oi Sérgio foi legal te conhecer... além de conhecer, pessoalmente, o Jorge (na fila do "alongamento", rsrsrs).
    Vamos nos falando...
    Boa prova!
    Andréa.

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  7. Obrigado Andréa,
    Boa Prova!
    Sergio

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Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...