Normalmente não participo de muitas provas. Acho que os motivos principais são: a) minha grande motivação para treinar, b) custo das inscrições e c) criação de um compromisso, o que pode limitar eventuais saídas com a família. Bom, a consequência é que em dois anos de corrida (desde que voltei) participei só de duas provas de 6k. Muito pouco.
Competições são uma festa. Sei disso. É a ocasião de encontrar os amigos e, principalmente, de comemorar e coroar todo o seu esforço nos treinos. Por isso minha meta principal no momento é uma prova, no caso a meia de Julho de 2011.
Um problema é que não tenho referência de tempo nem experiência em provas. Na minha melhor época cheguei a fazer, em treinos, 7,5km em 38', o que daria um tempo projetado para os 10k em torno de 52', mas como não corri, não sei. Estou disposto a mudar isso, ao menos, em parte.
Estou planejando duas corridas de 10k brevemente. O Circuito das Estações Verão (dia 5/12, seguinte ao meu aniversário) e a Corrida em dupla Faz um 21 em Niterói (dia 28/11) convite de um amigo niteroiense, claro. Assim, vou pelo menos ganhar uma referência de performance.
Assim, vou focar nos 10k nessas próximas 3 semanas, para depois voltar a aumentar a distância buscando a preparação para o objetivo principal do ano que vem.
Resolvi criar uma escala para saber como estou na evolução dos treinamentos. É coisa de engenheiro, mas é simples. Meu plano de prova é fazer 21 km, com um pace de 5'/km. Assim eu divido um número pelo outro e tenho um valor que não quer dizer rigorosamente nada, mas é igual a 4,2. O passo seguinte é fazer a mesma coisa com os dados do meu último longão (não serve para outros tipos de treino). No caso rodei 10 km, com um pace de 5,9'/km, o que dividindo dá 1,7. Então estou em 1,7, de uma escala que prentendo chegar de 4,2, ou 40% do meu objetivo. Para chegar a uma escala de 0 a 10 estou em 4. Isso vai me ajudar a acompanhar o progresso. Vou chamar de Escala de corredor feliz :-) Meu objetivo é chegar a 10, mas se chegar a 7 já dá para fazer bem a prova.
É importante ressaltar, como lembrou meu amigo Xampa, que para chegar a fazer uma meia-maratona a 5'/km é necessário fazer os 10k mais rápido que isso. Por isso é importante que a escala acima é uma simplificação que só serve para o longão do fim de semana. Ou seja, para eu fazer a meia maratona na velocidade que desejo, deverei fazer treinos mais curtos durante a semana bem mais rápido que isso. O meu estágio atual de longão é 10k, por isso meu ponto atual está nessa distância.
Blog de Sergio Melo, um aficcionado pelas corridas! Sou apenas um sujeito que gosta de treinar e correr provas, o que tenho feito ao longo dos últimos 8 anos com o mesmo interesse, dos 6 aos 42 km. Acho que toda distância tem seu desafio, desde que tenhamos nos esforçado para nos preparar adequadamente!
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ficou legal pra caramba. Bem técnico. Arrebenta. Abç
ResponderExcluirValeu, Bruno. Abração.
ResponderExcluirVocê não esqueceu de normalizar essa escala? Veja bem, se você fizer 10km em 4´/km, você está bem acima de sua meta, porem sua escala vai dar 2,5 que é abaixo do 4,2. Siga firme no objetivo.
ResponderExcluirRicardo,
ResponderExcluirValeu pelo comentário! Eu poderia sim normalizar a escala, utilizando a tabela de esforço equivalente. Pensei nisso. Mas mais importante que a velocidade para mim é a distância e essa escala só serve para o longão. Então, nesse exemplo que você deu, ao correr 10k, embora rápido, estaria ainda longe da minha meta de correr 21k. Por isso, 2,5 em 4,2 parece retratar o momento em que eu estaria realmente. Se eu utilizar a tabela de equivalência a ênfase será mais na velocidade que na distância.
Já montei minha escala e estou acompanhando.
ResponderExcluirLegal, Alessandro. Boa evolução para você! Só lembre que ela é uma análise simplificada. No dia da prova você deve conseguir ir mais rápido, pois em geral o longão é feito em uma velocidade mais confortável que a competição. Pode-se dizer que a escala é conservadora.
ResponderExcluirAbração,
Sergio
Oi Sérgio foi legal te conhecer... além de conhecer, pessoalmente, o Jorge (na fila do "alongamento", rsrsrs).
ResponderExcluirVamos nos falando...
Boa prova!
Andréa.
Obrigado Andréa,
ResponderExcluirBoa Prova!
Sergio