Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

domingo, 12 de dezembro de 2010

Domingo sem treino

Pois é, a garganta não melhorou, piorou até e, para completar, senti a panturrilha após o treino de sexta. Conclusão: domingo sem longão. Como está sendo difícil...

Tomei remédio para a garganta, e estou me sentindo melhor agora. Acho que não vai mais atrapalhar. Só não sei a panturrilha. Depois de todas as dificuldades para fazer a transição da pisada primeiro com o calcanhar para uma pisada mais "natural" pisando primeiro com o meio do pé, faltava sentir a panturrilha. Ela já vinha dando sinais, com uma dor que vinha lentamente aumentando, mas depois de sexta (quando fiz o treino intervalado mais forte até hoje) achei que realmente tenho que dar uma parada, senão pode piorar muito. Ontem dei um trote de brincadeira com meu filho e vi que ela está lá. Estou fazendo tratamento conservador, com gelo e elevação (sem antiinflamatório por enquanto).

Acho que sei a origem dessa dor e onde errei. Ao fazer a transição que fiz da pisada, um dos locais onde mais se força é a panturrilha. Assim, era altamente recomendável fazer um reforço muscular dessa região. Só que eu abandonei a musculação por dificuldade de horário, já que estava com apenas uma manhã livre por semana, e o reforço muscular exige pelo menos dois dias. Tenho que voltar à ela assim que puder.

O caminho da transição para mim é sem volta. Sinto minha perna muito mais forte, meus músculos mais desenvolvidos, zero de desconforto no joelho ou qualquer outra articulação, enfim, sinto que está sendo bom. Mas, como toda transição, tem seus percalços. No início tive uma dor bem comum no alto do pé, mas que não precisei parar os treinos... acho que a diferença é que naquela época estava fazendo a musculação.

Mas uma coisa que já me acostumei é aos amigos se espantarem ao olharem para meus pés ao fim das corridas. Como disse um deles: "- não sei em que posição você chegou, mas te garanto que foi o primeiro colocado com Conga". Os mais antigos devem se lembrar desse tênis. Ri muito.

Acho que pelo menos o spinning consigo continuar, mas vamos quando consigo voltar à corrida. Minha expectativa é que seja coisa para 1 ou 2 semanas.

Resumo da semana:

2ª feira: spinning
3ª feira: treino no asfalto (Maracanã) - 6' aquec + 6 séries (3'45" com esforço forte + 1'15" com trote) + 5' desaquec
4ª feira: off
5ª feira: spinning
6ª feira: treino no asfalto (Maracanã) - 6' aquec + 11 séries (2' com esforço muito forte + 1' trote) + 5' desaquec
sábado: off
domingo: off

É isso gente, faz parte. Cada vez me conhecendo mais. A corrida, assim como a vida, é uma prova de resistência e perseverança.

10 comentários:

  1. Sérgio,
    Sou da época do Conga. Foi o meu primeiro tênis escolar, em 1976...
    Descansar também é importante. Depois da Ultra Natal-Recife, o meu primeiro treino foi de 25 quilômetros e o resultado foi uma dor muito forte no arco do pé esquerdo. Agora só me resta esperar pacientemente e colocar gelo. Não gosto de antinflamatórios.
    Boa sorte e bons treinos!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Também não sou fã de remédios.
    Se não está dando tempo de fazer musculação, sugiro que compre uma caneleira e faça um trabalho específico. Tem alguns exercícios excelentes e de fácil execução, vale tentar.

    Domingo é o dia daquela corrida histórica no Centro do RJ, estou com pânico do calor. Vamos ver no que dá.

    Final de semana foi bom, conseguimos correr 10km no sábado (na orla, muito sol) e 13km no domingo (na quinta, sombra e vento). O meu ritmo é que desandou, Sergio disse que vou ter que fazer tiro (não suporto) para voltar a fazer 6km/min. Paciência, faz parte!

    Melhoras!

    ResponderExcluir
  3. Melhoras, Sergio. Cuide-se bem. E siga aprendendo cada vez mais, sobre você mesmo e sobre a corrida.

    Abraços e boa semana.

    Fábio

    ResponderExcluir
  4. OLá Sérgio, OFF também é treino, as vezes necessários...
    Melhoras...
    \o/ eee simbora!!!
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Gilmar
    vida de corredor é assim mesmo. Tem uns que correm anos e não tem nenhuma contusão. Outros vão aprendendo com os erros. Valeu pelo incentivo! Melhoras para você também.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Adriana
    Obrigado! Pretendo sim recomeçar o reforço muscular, que foi muito importante na primeira parte da minha transição da pisada.
    Essa corrida do Centro Histórico tem tudo para ser um sucesso! Boa prova.
    Sabe que meu último treino de tiro eu achei até legal! quem sabe você não descobre o prazer desse tipo de treino.
    bjs
    Sergio

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Fabio!
    Abração e bons treinos.
    Sergio

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marli, obrigado pelo incentivo. É verdade, off também é treino. Não podemos nunca nos esquecer disso.
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  9. oi, sérgio!!!

    melhoras, pra essa garganta e pra panturrilha!

    você está correndo de conga??? ainda existe??? a última vez que usei conga foi na escola, acho que até a 8ª série (uhmmm... na época ainda era 8ª série rssssssssss sessão arco da velha kkkkkk)

    eu tenho que fazer musculação! acho que ajuda muito! eu me sentia mais segura quando corria fazendo treino de força e resistência na academia duas vezes por semana! parei a academia há mais de um ano, e fico sempre achando que as pernas não vão aguentar a pressão rsssssss mas vou ver se me organizo pra voltar à academia em 2011 - aff, mais um compromisso pra 2011 kkkkkkkk

    bjs
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Elis

    melhorei da garganta só hoje, aí fiz um spinning. Ainda sinto a panturrilha. Amanhã vou dar uma trotada para ver como estou.

    Quanto ao Conga, estava brincando!! é porque o tênis parece um conga, mas não é, não!! rs rs rs

    Definitivamente preciso colocar a musculação na rotina. Hoje eu fiz um pouco antes do spinning. Creio que a falta de fortalecimento foi a causa da contusão. Pisar primeiro com o meio do pé força mais esse músculo... e ele vinha dando sinais, eu é que não dei importância.

    bjs

    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...