Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 25 de setembro de 2012

RP na meia em treino e considerações sobre treinamento

Sábado foi dia de longão. A planilha, que é por tempo, previa um treino de 2 horas. Resolvi fazer meu teste de velocidade para a Meia da Athenas, que agora está há menos de 1 mês (dia 21/10).

Para não repetir o erro da semana anterior, comecei a correr às 6h, na Lagoa. Com a previsão de chuva, nessa hora eram poucos que se aventuravam por ali.

A ideia era fazer o treino por volta de 5'30"/km até a metade, e depois ver o que dava para fazer. Acabei fazendo o treino todo por volta de 5'35". Não forcei muito, para não prejudicar os treinos da semana (a ideia do longão não é forçar tudo mesmo).

Mesmo sem forçar acabei batendo meu recorde pessoal (RP) da distância, ainda que em treino. Fiz em 1h57'42", contra 1h58'40" da Meia Maratona do RJ do ano passado. Foi um ótimo teste, e agora já tenho uma boa ideia do quanto dá para rodar na prova.

Algumas reflexões sobre o ciclo de treinos para a Meia desse ano x ano passado:

1. Estou mais lento. Ano passado em maio eu já estava fazendo treino de 19k com pace de 5'20" (depois reduzi os treinos devido às lesões e, por isso, fui bem pior na prova principal), enquanto esse ano estou em 5'35";
2. Estou mais resistente. Ao final dos treinos fico bem menos "acabado" que ficava ano passado. Ainda que cansado, fico com a impressão sempre que poderia correr mais alguns quilômetros;
3. Estou muito mais bem treinado para subir e descer ladeiras;
4. Estou menos propenso a lesões. Ano passado cheguei ao meio do ano com condromalácia bilateral, a dor no posterior da coxa que levou meses para cicatrizar e uma metatarsalgia (!). Este ano não sinto qualquer lesão.

De um modo geral, então, sinto que sou um corredor melhor. Os pontos 2 a 4 me permitem uma possibilidade de treinar e fazer a maratona com risco muito menor do que o ponto em que estava ano passado. Apenas o 1º ponto me causou alguma estranheza, pois esperava já estar mais rápido. Algumas causas possíveis:

a) Spinning x musculação. Ano passado eu fiz pouca musculação, mas alternava a corrida com spinning. Isso provavelmente fez minha capacidade aeróbica ficar melhor. Mas é um tradeoff pois, em compensação, tenho certeza que o spinning foi a causa principal da condromalácia nos joelhos. Credito à musculação os pontos 2 e 4 acima.
b) Ciclo de treinamento. Ano passado tive um tempo maior treinando velocidade que esse ano. Devido à recuperação das lesões, só comecei a forçar mais a velocidade de umas 10 semanas para cá, o que é pouco tempo.
c) Mais gordura. Estou com 2 kg a mais. Não sei o quanto disso é músculo e o quanto é gordura, mas o fato é que é um peso a mais para carregar.

É claro que não tenho motivos para reclamar de nada, pois, em primeiro lugar minha meta para esse ano era só correr sem dores. Já estou em um baita lucro. Acho legal, no entanto, fazer essas reflexões, pois vou descobrindo mais da reação do meu corpo aos diversos tipos de treinamento.

É isso aí, moçada. Pelo que percebi será possível fazer a Meia da Athenas entre 5'20"/km e 5'30"/km, dependendo do calor no dia (largada às 7:40h com início do horário de verão). Quem quiser me acompanhar, será um grande prazer!

8 comentários:

  1. Sergio, sou muito mais seus 5':30" sem a temida sombra da lesão. Mandou muitíssimo bem!

    Sergio correrá a última etapa do circuito Athenas e eu estarei em Copa acompanhando a 1ª prova de 5km das minhas irmãs.

    Boa prova! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ;-)

      Maravilha o Sergio correr! vamos ver se nos encontramos!

      bjs
      Sergio

      Excluir
  2. Estou na torcida Sergio.
    Seu preparo está bacana e vejo você fcado!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Luiz! Estou focado mesmo! espero que dê certo!
    abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
  4. super treino!
    um baita test drive das pernas:)
    e o percurso da meia também é plano, então, acho que dá pra esperar um RP oficial;)

    não me arrisco a dizer que vou te acompanhar, porque não faço a mínima ideia de qual vai ser meu pace nessa prova... talvez depois da Maratona de Foz eu consiga fazer alguma projeção...

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente consegui fazer um test drive :) vamos ver o que o Dia D me reserva!

      Tomara que possamos ir juntos! vou ficar torcendo!

      bjs
      Sergio

      Excluir
  5. Oi, SÉRGIO.
    Parar para refletir é uma atitude nobre e sensata. Suas reflexões provam maturidade e respeito pelo seu corpo. Fico contente com seu resultado, pois mostra que venceste a lesão e estais em constante evolução. Parabéns pelo RP! A corrida é feita no dia a dia.
    Forte abraço
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Helena. Também acho isso, o mais importante para quem já teve tantos problemas é se livrar das lesões!
      Grande abraço,
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...