Blog de Sergio Melo, um aficcionado pelas corridas! Sou apenas um sujeito que gosta de treinar e correr provas, o que tenho feito ao longo dos últimos 8 anos com o mesmo interesse, dos 6 aos 42 km. Acho que toda distância tem seu desafio, desde que tenhamos nos esforçado para nos preparar adequadamente!
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Finalizando e analisando o desafio
Alguns pensamentos a mais sobre esse ciclo de preparação para a Meia-Maratona e a prova:
a) a musculação: Identifiquei que tinha uma grande fraqueza muscular. Isso, muito provavelmente era causa de muitas contusões. Assim, fui aumentando a quantidade de carga que consigo levantar em cada exercício e fiquei com músculos muito mais fortes. É impressionante como minha recuperação muscular melhorou e me sinto muito melhor após cada treino. A musculação teve papel essencial em tudo.
b) o peso: Aqui eu acho que houve um erro de estratégia meu que foi colocar a meta em termos de peso. Devia ter sido algo como % de gordura ou circunferência abdominal. Em um determinado momento creio que ganhei músculos que pesaram na medida. De qualquer jeito, cheguei na metade da meta, o que foi um grande avanço. Meu % de gordura está entre 16% a 18%. Acredito que reduzindo para 12% poderia ganhar ainda mais em performance.
c) o método: Segui o método do ironguides. Teve mais pontos positivos que negativos. Acho que ele é muito bom para ganhar resistência, e razoável para velocidade. Provavelmente para a maratona será uma boa, já que, principalmente para a primeira prova na distância, o primeiro fator é mais importante que o segundo.
d) a prova: Já citei no post anterior. Acho que a alimentação no dia foi um erro grave. Por outro lado, acho que a ingestão de carboidratos nos 3 dias anteriores foi muito acertada e pretendo repetir no futuro. Acredito que tenha sido um problema a época do ano para essa prova, mas no dia acabei dando sorte que o sol só "deu as caras" após a sua conclusão.
e) a distância: Descobri que gosto demais de meia-maratona. Os treinos são longos, mas bem administráveis dentro de uma rotina familiar e a prova não é tão curta. Confesso que já até cogito a possibilidade de fazer uma boa meia no meio do ano que vem e deixar para estrear na maratona só no fim do ano. Tenho que pensar melhor a respeito.
Agora minha meta final do ano é ser um sub-50 nos 10k, em prova que acontecerá em 3 semanas, dentro do desafio da Contra-Relógio. Depois é a festa de fim de ano na Pampulha... e vamo que vamo!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Sergio.
ResponderExcluirTô nessa também.
Dia 18 vou em busca do sub50.
E também gostei muito da meia. Treinar 16 km no sábado já não é tão cansativo. Ano que vem vou na Corrida da Ponte aí e quero fazer mais umas 2 meias.
Parabéns pela conquistas e felicidades!
Show de bola, amigo. Vamos para o sub50 então!
ResponderExcluirgrande abraço,
Sergio
Estou torcendo para que consiga sua meta de sub-50 nos 10k Sérgio. E desde já desejo-te uma boa prova lá na Pampulha.
ResponderExcluirAbraço e bons treinos.
tutta/Baleias/PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br
Sub 50' - SOCA A BOTA então... tenho certeza que dará certo!
ResponderExcluir