Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Reta final para a meia

Reta final de treinos, tudo indo conforme o planejado até o sábado passado. Aliás semana passada foi a mais pesada desde que comecei a treinar nessa nova fase, em 2009.

Segunda foram os treinos de tiro (sanguenoszoio) e quarta o de ritmo, que no caso do ironguides é meio louco. No caso foram 60 ciclos de 200 metros correndo forte revezando por 20" de trote, além do aquecimento e desaquecimento. Foi um treino bem pesado.

Sexta tinha um treino de ladeiras de 60' (além do aquecimento e desaquecimento), que fiz na esteira. Foi tudo ótimo, mas o ciclo de ladeiras da esteira incluía apenas subida, então deixei os últimos 5 minutos para fazer descida. Coloquei a esteira a -2% e a velocidade lá em cima. Foi muito bom, mas fiquei com uma dor nos dedos do pé direito, entre o 3º e o 4º, próximo ao mindinho.

Sábado foi dia do longão. O treino foi muito bom. Simulei a meia, e embora sem forçar demais e com calor, consegui completar em 1h54', 3 minutos abaixo do meu recorde pessoal de treino (ou 4 do meu recorde de prova). O problema é que senti demais o dedo nas (poucas) subidas e descidas da lagoa e fiquei com medo até de ter uma fratura. Fiquei sem treinar (exceto por uma musculação sem forçar) de domingo a quarta, colocando gelo, quando finalmente a dor melhorou. Hoje consegui treinar sem problema.

Agora estou em fase de polimento, pois faltam 10 dias para a prova-alvo. Essa é a época de pegar leve, o que estou fazendo. Fiz um ciclo de treinos muito bom, não me machuquei. Deixei a desejar no peso, ganhei músculo também, mas não consegui chegar perto dos 65kg. Atualmente estou com 68kg. Ainda espero voltar aos 67kg até a prova.

Parece que o sub 1h55' está relativamente tranquilo, mas vou definir a estratégia mais perto da prova, até dependendo da temperatura no dia. Tudo indica que ficarei feliz com o objetivo alcançado de chegar bem perto do meu potencial de tempo para a meia. Para melhorar muito de agora em diante só perdendo muito peso, o que tenho que ver se estou disposto a fazer.

10 comentários:

  1. Parabens pelo resultado
    Eu acho que vc vai chegar facil a sua meta.
    Vc fez perto vindo de um volume de treinos massante, agora com o polimento vc estará novo em folha. Pronto !!!
    Esses treinos de ritmo só loucos, né? Fiz 32 na quarta e tb chegarei aos 60. Muito louco isso. Cansa, mas descansa. Bom, né?
    Tudo de bom !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu!
      Esse treino de ritmo é louco mesmo! Tenho que ver se vou comprar o ironguides da maratona. Gostei de muitas coisas, mas tem coisas que quero refletir melhor. Quais as principais mudanças para o da maratona?
      abraço,
      Sergio

      Excluir
  2. os treinos de 200m de ritmo é no ritmo de prova...estou desconfiando que vocês estão acima do ritmo de prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida eu faço esse treino bem acima do ritmo de prova. Senão ele fica muito leve para mim. Na verdade eu senti os treinos um pouco leves demais, por isso fiz mais em termos de ritmo e velocidade do que o pedido. Mas eu fazia apenas 4 treinos por semana, não 5 ou 6 como pedia o ironguides. Não tive problemas com isso. Tirando um treino que perdi por dor muscular e a pequena contusão no pé, de resto consegui fazer tudo muito bem. De qualquer jeito, esse é o iron intermediário, não sei se o avançado pede treinos mais fortes ou aumenta a quantidade.
      Mas é um debate interessante. Você não acha leve demais se manter no ritmo da prova, mesmo com tantos intervalos de 20" no meio?
      abs
      Sergio

      Excluir
  3. Ricardo, eu faço acima do ritmo da prova.
    Imagino que a minha prova será no ritmo de 6 min/km.
    E devo estar fazendo o treino a 5:00 e 5:30.
    Porque o meu longo é nesse mesmo ritmo de 6 min.
    Na prova então eu poderia fazer abaixo de 6, mas nao tenho coragem. Ainda preciso terminar.
    Se fosse uma prova de 21, eu ia para a morte, com certeza. Pq já tenho 4 e sei que dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xampa, assim como eu. No meu caso a velocidade de prova imagino que será 5'10"/km. Faço os treinos em torno de 4'30"/km. Um fator para levar em conta é que em esteira é mais fácil... mas outro ponto que tenho é que quando comecei a treinar, 13 semanas atrás, não sabia quanto seria minha velocidade de prova.
      abs
      Sergio

      Excluir
  4. ainda vou experimentar esses infinitos 200x20" :)
    quem sabe quando eu estiver treinando de novo pro sub4h;)

    você está afiadíssimo!
    parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois a prosa sobre a melhor maneira de fazer o treino evoluiu por email ;-) tenho um sentimento dúbio em relação a esse treino maluco. Por um lado acho que me deixa mais forte, mas por outro tenho dúvidas já que ninguém faz, nem corredores de elite... mas parece ser uma boa maneira de fazer um treino longo e forte ao mesmo tempo.

      Obrigado!
      bjs
      Sergio

      Excluir
  5. Sergio espero que tudo dê certo. Diferente da meta que eu queria na meia de SSA, não deu. Muitooooo quente.

    Um abração

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Dart. Esse é exatamente meu medo. Contra o calor não há muito o que fazer, exceto reavaliar o ritmo de prova e ir mais devagar...
    beijo,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...