Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Minha experiência com Márcio Villar

Como prometido, vou contar um pouco da experiência que foi correr ao lado e assistir à palestra de Marcio Villar, ultramaratonista brasileiro.

O Márcio começou a correr, assim, como muitos de nós, para perder peso. Pesava quase 100kg, mal distribuídos em seus pouco mais que 1,70m. Começou correndo em volta do quarteirão, depois foi aumentando, aumentando, hoje ele é ultramaratonista.

Ele completou as 3 ultramaratonas de 135 milhas (217 km) mais difíceis do mundo: a Brasil 135, a BadWater (com calor que chega a 55º C) e a Arrowhead (com frio que chega a -40º C). Não satisfeito, ele dobrou as duas primeiras. Ou seja, fez ida e volta (434 km) da Brasil 135 e da BadWater. Atualmente busca apoio para fazer o mesmo na Arrowhead.

O Marcio é super simples, e correu conosco no treinão da Lagoa. Como tem um preparo físico excelente, ele revezava junto ao pacer de 5'/km, 6'/km e 7'/km e com as equipes que os acompanhavam. Corria falando o tempo todo e dividindo conosco suas histórias maravilhosas.

Ele contou, em sua palestra, que após cruzar a linha de chegada da Brasil 135 houve a notícia que uma corredora estava em apuros. Os organizadores da corrida formaram uma equipe para resgatá-la, mas não deixaram que ele fosse. Mesmo assim ele foi, e a corredora ainda estava muito longe. Descobriu que os organizadores queriam forçá-la a desistir da prova, pois ainda faltava muito. Ele, no entanto, foi com interesse diferente e a convenceu a continuar até a linha de chegada. O argumento foi o de que ele a acompanharia, o que, de fato, fez, por muitos e muitos quilômetros.

Outra coisa que ele falou foi contra a corrida ouvindo música. O treino de corrida exige foco, e que ouçamos o próprio corpo. Como é possível fazer isso ouvindo música? eu confesso que hoje tenho usado mais meu Ipod pelo Nike plus, sem ouvir música. Mas tem o investimento feito. Não sei se não vou ouvir música nunca mais. Talvez no médio/longo prazo.

Disse ainda que não aceita alguém terminar uma prova com aparência de quem não se esforçou muito. A prova é onde colocamos todo o esforço que fizemos no treinamento. Tem que dar 100%. Embora nesse ponto ele tenha dito que a corrida é o momento da celebração, da diversão. O sofrimento maior é no treino. Minha conclusão é que temos que dar 100%, mas nos divertindo.

Essa e outras histórias foram contadas, além de terem sido apresentado no telão reportagens com ele para Esporte Espetacular e até mesmo, Jornal Nacional. Ele também levou as medalhas destas provas principais (aqui ao lado a da BadWater, ainda que meio ruim pelo reflexo).

O que eu acho um grande barato destes caras é a humildade. É o caso do Marilson também. Uma vez apresentaram a ele pessoas que iam correr a mesma maratona que ele com tempo acima de 4 horas. O comentário dele foi algo como "não sei como vocês conseguem. Eu não teria capacidade de correr por tanto tempo"...Será que eles se tornam grandes corredores por serem humildes ou se tornam humildes por serem grandes corredores?

O site do Marcio Villar é www.marciovillar.com. Ele dá palestras, cujo tema é "Vencendo os desafios".

6 comentários:

  1. Que Legal Sérgio, seu post, e tbém não consigo correr ouvindo musica, me irrita muito e não consigo prestar atenção me focar na prova!!!
    gostei do seu post!
    \o/simbora treinar
    \o/ simbora correr
    www.marlipaluga.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir
  2. é isso aí, Marli, que bom que você gostou do post. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sérgio,

    a música me faz falta nos dias de preguiça....rs.

    Beijos,

    Angélica

    ResponderExcluir
  4. pois é, Angélica, cada um sabe o que funciona para si. Para mim realmente a música faz muito pouca falta. Mas eu realmente nunca fiz um treino de mais de 50 minutos.

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido uma experiência muito legal...qto. a não escutar música, acho muito difícil eu párar,já li algumas materias sobre o assunto, tanto contra como a favor..massss...é um dos poucos momentos no meu dia que páro para ouvir o que gosto e fazer o que amooo, que é correr...então continuo correndo com meu Mp4.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Esse cara eu conheço de longa data, antes dele começar as ultras. Gente finíssima! Só tem um defeito, é botafoguense.

    Abraços,

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...